Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Investigando equivalência em multiplicações e divisões
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades da igualdade e noções de equivalência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Inêz aparecida Simões
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
Objetivos específicos
- Investigar a equivalência na multiplicação e divisão.
- Identificar e resolver situações-problema de multiplicação e divisão com estratégias de cálculo mental ou algoritmo.
Conceito-chave
Multiplicação, divisão e equivalência.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Investigar a equivalência na multiplicação e divisão.
- Identificar e resolver situações-problema de multiplicação e divisão com estratégias de cálculo mental ou algoritmo.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.