11147
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Arrumando as peças com regularidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Sequências recursivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência recursiva.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas

Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas








Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Explore oralmente com os alunos as percepções acerca da organização de cada coluna, em relação a quantidade e posicionamento dos monstrinhos.

Propósito: Relembrar ludicamente o conceito de sequência recursiva através do levantamento de hipóteses.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram na arrumação dos monstrinhos?
  • Como o padrão se modifica em cada coluna?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente as aprendizagens do dia..

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da sequência.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e ampliem-no.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência recursiva.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas

Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas







Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Explore oralmente com os alunos as percepções acerca da organização de cada coluna, em relação a quantidade e posicionamento dos monstrinhos.

Propósito: Relembrar ludicamente o conceito de sequência recursiva através do levantamento de hipóteses.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram na arrumação dos monstrinhos?
  • Como o padrão se modifica em cada coluna?

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente as aprendizagens do dia..

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da sequência.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e ampliem-no.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano