11147
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Arrumando as peças com regularidade

POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO 17/07/2018
Código: MAT1_07ALG03

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Sequências recursivas

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência recursiva.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas

Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas








Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Explore oralmente com os alunos as percepções acerca da organização de cada coluna, em relação a quantidade e posicionamento dos monstrinhos.

Propósito: Relembrar ludicamente o conceito de sequência recursiva através do levantamento de hipóteses.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram na arrumação dos monstrinhos?
  • Como o padrão se modifica em cada coluna?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente as aprendizagens do dia..

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da sequência.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e ampliem-no.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência recursiva.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas

Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas







Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Explore oralmente com os alunos as percepções acerca da organização de cada coluna, em relação a quantidade e posicionamento dos monstrinhos.

Propósito: Relembrar ludicamente o conceito de sequência recursiva através do levantamento de hipóteses.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram na arrumação dos monstrinhos?
  • Como o padrão se modifica em cada coluna?

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.

Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)

Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou com esta quantidade as sequências?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente as aprendizagens do dia..

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da sequência.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e ampliem-no.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência recursiva.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas

Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas








Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes