Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_12ALG03
Recursos:
_ Essenciais: Atividade impressa, compartilhada ou enviada pela internet; um meio de comunicação com os alunos (Zoom, Meet, Celular, Google Sala de aula, WhatsApp).
_Opcionais: Papel quadriculado (folha do caderno de matemática); Vídeo: O que são sequências repetitivas e sequências recursivas
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Para a realização desta atividade os alunos precisam ter acesso ao conteúdo do documento da Atividade principal que está na aba dos Materiais e atividades, ou as imagens dos slides 3, 4 e 5. Caso não tenha acesso à internet, você pode enviar foto pelo WhatsApp e pedir que eles reproduzam no caderno de matemática, usando os quadradinhos da folha.
Se tiver em momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador apresentando os slides. Deixe que observem a sequência de figuras. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam as sequências dos quadrados. Peça que investiguem o padrão das sequências e depois completem a figura seguindo a mesma regularidade das sequências. Faça as perguntas:
- Como você vê a formação destas sequências? São repetitivas ou recursivas? De que forma você as difere?
- O que aconteceu da figura 1 para a figura 2?
- E da figura 3 para a figura 4?
- Como podemos saber o número de quadrados de qualquer figura?
- Qual o padrão utilizado por cada sequência?
Você pode enviar as perguntas por meio do WhatsApp, ou impressas junto à atividade. O importante é que eles possam explicar como pensaram para resolver, e no caso de não ser possível fazer a discussão, garantir que você tenha diferentes respostas para socializar com a turma na hora de dar a devolutiva.
Discussão das soluções
A socialização das estratégias usadas para descobrir as respostas é muito importante. Realize a discussão da atividade, investigando uma sequência de figuras por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras sequências. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões. Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo WhatsApp com diferentes respostas. Questione-os:
- Você pode indicar o elemento faltante dessa sequência?
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que completamos com essa quantidade de quadrados?
- Como você identificou esse padrão?
Os alunos poderão descrever de diferentes formas, entre elas representação através da linguagem:
? A figura três irá aumentar uma coluna para a direita e uma linha para cima.
? A base da figura 3 será de três quadrados, logo a linha vertical também possuirá três quadrados.
Ou através de uma expressão numérica:
? Figura 1: 1 x 1 = 1
? Figura 2: 2 x 2 = 4
? Figura 3: 3 x 3 = 9
? Figura 4: 4 x 4 = 16
Você pode disponibilizar um quadro com as respostas diferentes e encaminhar aos alunos, junto à correção da atividade de cada um.
Encerramento
Finalize a atividade retomando a aprendizagem da aula. Esse momento é importante, pois sintetiza e os faz refletir sobre o que aprenderam, ou sobre possíveis dúvidas sobre o assunto. Pergunte:
- Todos compreenderam como identificamos um padrão de uma sequência recursiva?
Use o conteúdo do slide 9 e compartilhe com seus alunos. Você pode enviar no grupo de WhatsApp, ou impresso junto à devolutiva de cada um.
Raio X
A atividade de raio x serve verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência recursiva. Envie para eles a atividade impressa ou pela internet, ou compartilhe a imagem do slide 10, e peça que resolvam e devolvam para você.
Convite às famílias
Sugira aos seus alunos que envolvam as pessoas que estão ao seu redor nas discussões das regularidades. Disponibilize o link do vídeo sobre padrões e sequências que está nos recursos para aqueles que tiverem acesso à internet. Eles podem criar padrões de sequências de objetos que têm em casa, por exemplo. Pode ser um momento divertido e de muito aprendizado. Peça apoio aos familiares para a realização da atividade.