11140
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Investigando equivalência em multiplicações e divisões

Plano de aula de Matemática com atividades para o 5º ano do Fundamental sobre multiplicação, divisão e equivalência.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz aparecida Simões

Mentora:  Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

Objetivos específicos

  • Investigar a equivalência na multiplicação e  divisão.
  • Identificar e resolver situações-problema de multiplicação e divisão com estratégias de cálculo mental ou algoritmo.

Conceito-chave

Multiplicação, divisão e equivalência.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente o slide aos alunos ou escreva o diálogo das crianças no quadro. Solicite aos alunos que resolvam as multiplicações e, em seguida, discuta com a turma a resolução.

Propósito: Realizar introdução do conteúdo que será abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Posso afirmar que o resultado das operações apresentadas são iguais?
  • Agora que você percebeu que temos fatores diferentes e resultados iguais, como isso pode ter acontecido?
  • O que foi feito como os fatores da segunda multiplicação? Explique.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupos. Entregue aos alunos a atividade. Durante o momento da resolução pelos alunos percorra pela classe observando como eles interpretam os dados do problema e elaboram suas estratégias para resolução do mesmo, neste momento não faça intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e divisão para solucionar o problema.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupos. Entregue aos alunos a atividade. Durante o momento da resolução pelos alunos percorra pela classe observando como eles interpretam os dados do problema e elaboram suas estratégias para resolução do mesmo, neste momento não faça intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e divisão para solucionar o problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.

Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.

Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Qual é o comprimento de cada volta?
  • É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.

Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.

Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Qual é o comprimento de cada volta?
  • É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.

Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.

Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Qual é o comprimento de cada volta?
  • É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.

Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.

Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Qual é o comprimento de cada volta?
  • É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça o encerramento revendo que uma equivalência entre igualdades não se altera se multiplicarmos ou dividirmos seus termos por um mesmo número.

Propósito: Consolidar as aprendizagens da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Atividade individual. Percorra pela sala enquanto seus alunos fazem a atividade. Observe como cada aluno resolve a atividade. Após a realização da atividade, ouça as estratégias que seus alunos encontraram para resolver a atividade.

Propósito: Avaliar se os alunos assimilaram os conceitos da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz aparecida Simões

Mentora:  Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

Objetivos específicos

  • Investigar a equivalência na multiplicação e  divisão.
  • Identificar e resolver situações-problema de multiplicação e divisão com estratégias de cálculo mental ou algoritmo.

Conceito-chave

Multiplicação, divisão e equivalência.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente o slide aos alunos ou escreva o diálogo das crianças no quadro. Solicite aos alunos que resolvam as multiplicações e, em seguida, discuta com a turma a resolução.

Propósito: Realizar introdução do conteúdo que será abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Posso afirmar que o resultado das operações apresentadas são iguais?
  • Agora que você percebeu que temos fatores diferentes e resultados iguais, como isso pode ter acontecido?
  • O que foi feito como os fatores da segunda multiplicação? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupos. Entregue aos alunos a atividade. Durante o momento da resolução pelos alunos percorra pela classe observando como eles interpretam os dados do problema e elaboram suas estratégias para resolução do mesmo, neste momento não faça intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e divisão para solucionar o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupos. Entregue aos alunos a atividade. Durante o momento da resolução pelos alunos percorra pela classe observando como eles interpretam os dados do problema e elaboram suas estratégias para resolução do mesmo, neste momento não faça intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e divisão para solucionar o problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.

Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.

Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Qual é o comprimento de cada volta?
  • É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.

Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.

Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Qual é o comprimento de cada volta?
  • É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.

Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.

Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Qual é o comprimento de cada volta?
  • É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.

Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.

Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Qual é o comprimento de cada volta?
  • É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?

Slide Plano Aula

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça o encerramento revendo que uma equivalência entre igualdades não se altera se multiplicarmos ou dividirmos seus termos por um mesmo número.

Propósito: Consolidar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Atividade individual. Percorra pela sala enquanto seus alunos fazem a atividade. Observe como cada aluno resolve a atividade. Após a realização da atividade, ouça as estratégias que seus alunos encontraram para resolver a atividade.

Propósito: Avaliar se os alunos assimilaram os conceitos da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano