Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Inêz aparecida Simões
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
Objetivos específicos
- Investigar a equivalência na multiplicação e divisão.
- Identificar e resolver situações-problema de multiplicação e divisão com estratégias de cálculo mental ou algoritmo.
Conceito-chave
Multiplicação, divisão e equivalência.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente o slide aos alunos ou escreva o diálogo das crianças no quadro. Solicite aos alunos que resolvam as multiplicações e, em seguida, discuta com a turma a resolução.
Propósito: Realizar introdução do conteúdo que será abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Posso afirmar que o resultado das operações apresentadas são iguais?
- Agora que você percebeu que temos fatores diferentes e resultados iguais, como isso pode ter acontecido?
- O que foi feito como os fatores da segunda multiplicação? Explique.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupos. Entregue aos alunos a atividade. Durante o momento da resolução pelos alunos percorra pela classe observando como eles interpretam os dados do problema e elaboram suas estratégias para resolução do mesmo, neste momento não faça intervenção.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e divisão para solucionar o problema.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupos. Entregue aos alunos a atividade. Durante o momento da resolução pelos alunos percorra pela classe observando como eles interpretam os dados do problema e elaboram suas estratégias para resolução do mesmo, neste momento não faça intervenção.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e divisão para solucionar o problema.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.
Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.
Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Qual é o comprimento de cada volta?
- É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.
Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.
Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Qual é o comprimento de cada volta?
- É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.
Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.
Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Qual é o comprimento de cada volta?
- É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.
Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.
Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Qual é o comprimento de cada volta?
- É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?
Sistematização do conceito
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Faça o encerramento revendo que uma equivalência entre igualdades não se altera se multiplicarmos ou dividirmos seus termos por um mesmo número.
Propósito: Consolidar as aprendizagens da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Atividade individual. Percorra pela sala enquanto seus alunos fazem a atividade. Observe como cada aluno resolve a atividade. Após a realização da atividade, ouça as estratégias que seus alunos encontraram para resolver a atividade.
Propósito: Avaliar se os alunos assimilaram os conceitos da aula.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar