Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo para a turma e que coloque no quadro ou no slide, para que os alunos possam no final da aula se auto avaliar na verificação da aprendizagem.
Propósito: Apresentar o objetivo para turma para uma avaliação da aprendizagem.
Discuta com a turma:
- O que é porcentagem crescente e decrescente?
- O que é fator de aumento e redução?
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Não dê respostas, nem dicas, mas faça o aluno refletir sobre sua pergunta a fim de mobilizar conhecimentos que deveriam ter sido aprendidos.
Propósito: Relembrar os conceitos já aprendidos sobre porcentagem através da resolução do problema.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Dinamize o problema levantando questionamentos baseados nas perguntas dos alunos. Atividade individual por 10 minutos e 5 minutos para socialização nas duplas.
Propósito: Resolver o problema, através do esforço produtivo, a fim de que novos conceitos possam ser aprendidos com a participação do aluno.
Discuta com a turma:
- Qual o conceito de desconto e acréscimo?
- O que é Porcentagem crescente e decrescente?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções (Slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Convide os alunos para apresentar diferentes formas de resolução. Deixe os alunos comentarem as soluções trazidas pelos colegas.
Propósito: Socializar as soluções dos alunos, bem como suas dúvidas, favorecendo assim uma aprendizagem mais completa, através das diferentes estratégias adotadas na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Como você chegou neste resultado? Todos concordam? Justifique.
- Alguém pensou uma forma diferente de resolução?
- Quem conseguiria pensar uma resolução diferente de todas que já foram apresentadas?
- Alguém consegue resolver este problema utilizando um representação visual?
Caso ainda haja tempo disponível, organize os alunos em dupla e peça para que criem novos enunciados, entreguem para o colega resolver e por fim corrijam o resultado.
Discussão das Soluções (Slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Convide os alunos para apresentar diferentes formas de resolução. Deixe os alunos comentarem as soluções trazidas pelos colegas.
Propósito: Socializar as soluções dos alunos, bem como suas dúvidas, favorecendo assim uma aprendizagem mais completa, através das diferentes estratégias adotadas na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Como você chegou neste resultado? Todos concordam? Justifique.
- Alguém pensou uma forma diferente de resolução?
- Quem conseguiria pensar uma resolução diferente de todas que já foram apresentadas?
- Alguém consegue resolver este problema utilizando um representação visual?
Caso ainda haja tempo disponível, organize os alunos em dupla e peça para que criem novos enunciados, entreguem para o colega resolver e por fim corrijam o resultado.
Discussão das Soluções (Slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Convide os alunos para apresentar diferentes formas de resolução. Deixe os alunos comentarem as soluções trazidas pelos colegas.
Propósito: Socializar as soluções dos alunos, bem como suas dúvidas, favorecendo assim uma aprendizagem mais completa, através das diferentes estratégias adotadas na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Como você chegou neste resultado? Todos concordam? Justifique.
- Alguém pensou uma forma diferente de resolução?
- Quem conseguiria pensar uma resolução diferente de todas que já foram apresentadas?
- Alguém consegue resolver este problema utilizando um representação visual?
Caso ainda haja tempo disponível, organize os alunos em dupla e peça para que criem novos enunciados, entreguem para o colega resolver e por fim corrijam o resultado.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Sistematize formalmente os conceitos estudados na aula. Utilize os definições e nomenclaturas matemáticas isso faz aumentar o letramento matemático do aluno.
Propósito: Demonstrar como são construídos os fatores de aumento e redução, relacionando-os com porcentagem crescente e decrescente, respectivamente.
Discuta com a turma:
- Como vocês explicam um fator de aumento?
- Como vocês explicam um fator de redução?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Relacione porcentagem crescente ao fator de aumento e a porcentagem decrescente ao fator de redução.
Propósito: Generalizar o uso dos fatores de aumento e redução com porcentagem crescente e decrescente, respectivamente.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
- Você ainda tem alguma dúvida?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- Sobre o que foi o debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.