11132
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Explorando porcentagem crescente e decrescente

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre porcentagem crescente e decrescente

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).

Objetivos específicos

Relacionar porcentagem crescente e decrescente com fator de aumento e redução.

Conceito-chave

Porcentagem crescente e decrescente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para a turma e que coloque no quadro ou no slide, para que os alunos possam no final da aula se auto avaliar na verificação da aprendizagem.

Propósito: Apresentar o objetivo para turma para uma avaliação da aprendizagem.

Discuta com a turma:

- O que é porcentagem crescente e decrescente?

- O que é fator de aumento e redução?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Não dê respostas, nem dicas, mas faça o aluno refletir sobre sua pergunta a fim de mobilizar conhecimentos que deveriam ter sido aprendidos.

Propósito: Relembrar os conceitos já aprendidos sobre porcentagem através da resolução do problema.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Dinamize o problema levantando questionamentos baseados nas perguntas dos alunos. Atividade individual por 10 minutos e 5 minutos para socialização nas duplas.

Propósito: Resolver o problema, através do esforço produtivo, a fim de que novos conceitos possam ser aprendidos com a participação do aluno.

Discuta com a turma:

- Qual o conceito de desconto e acréscimo?

- O que é Porcentagem crescente e decrescente?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções (Slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Convide os alunos para apresentar diferentes formas de resolução. Deixe os alunos comentarem as soluções trazidas pelos colegas.

Propósito: Socializar as soluções dos alunos, bem como suas dúvidas, favorecendo assim uma aprendizagem mais completa, através das diferentes estratégias adotadas na resolução do problema.

Discuta com a turma:

- Como você chegou neste resultado? Todos concordam? Justifique.

- Alguém pensou uma forma diferente de resolução?

- Quem conseguiria pensar uma resolução diferente de todas que já foram apresentadas?

- Alguém consegue resolver este problema utilizando um representação visual?

Caso ainda haja tempo disponível, organize os alunos em dupla e peça para que criem novos enunciados, entreguem para o colega resolver e por fim corrijam o resultado.

Discussão das Soluções (Slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Convide os alunos para apresentar diferentes formas de resolução. Deixe os alunos comentarem as soluções trazidas pelos colegas.

Propósito: Socializar as soluções dos alunos, bem como suas dúvidas, favorecendo assim uma aprendizagem mais completa, através das diferentes estratégias adotadas na resolução do problema.

Discuta com a turma:

- Como você chegou neste resultado? Todos concordam? Justifique.

- Alguém pensou uma forma diferente de resolução?

- Quem conseguiria pensar uma resolução diferente de todas que já foram apresentadas?

- Alguém consegue resolver este problema utilizando um representação visual?

Caso ainda haja tempo disponível, organize os alunos em dupla e peça para que criem novos enunciados, entreguem para o colega resolver e por fim corrijam o resultado.

Discussão das Soluções (Slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Convide os alunos para apresentar diferentes formas de resolução. Deixe os alunos comentarem as soluções trazidas pelos colegas.

Propósito: Socializar as soluções dos alunos, bem como suas dúvidas, favorecendo assim uma aprendizagem mais completa, através das diferentes estratégias adotadas na resolução do problema.

Discuta com a turma:

- Como você chegou neste resultado? Todos concordam? Justifique.

- Alguém pensou uma forma diferente de resolução?

- Quem conseguiria pensar uma resolução diferente de todas que já foram apresentadas?

- Alguém consegue resolver este problema utilizando um representação visual?

Caso ainda haja tempo disponível, organize os alunos em dupla e peça para que criem novos enunciados, entreguem para o colega resolver e por fim corrijam o resultado.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Sistematize formalmente os conceitos estudados na aula. Utilize os definições e nomenclaturas matemáticas isso faz aumentar o letramento matemático do aluno.

Propósito: Demonstrar como são construídos os fatores de aumento e redução, relacionando-os com porcentagem crescente e decrescente, respectivamente.

Discuta com a turma:

- Como vocês explicam um fator de aumento?

- Como vocês explicam um fator de redução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Relacione porcentagem crescente ao fator de aumento e a porcentagem decrescente ao fator de redução.

Propósito: Generalizar o uso dos fatores de aumento e redução com porcentagem crescente e decrescente, respectivamente.

Discuta com a turma:

- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?

- Você ainda tem alguma dúvida?

- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?

- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.

- Sobre o que foi o debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?

- O que se manteve como você pensava? O que mudou?

- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?

- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Ande no meio da sala para verificar se a aprendizagem ocorreu de fato. Corrija o exercício.

Propósito: Verificar a aprendizagem através da resolução do problema.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atvidade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para a turma e que coloque no quadro ou no slide, para que os alunos possam no final da aula se auto avaliar na verificação da aprendizagem.

Propósito: Apresentar o objetivo para turma para uma avaliação da aprendizagem.

Discuta com a turma:

- O que é porcentagem crescente e decrescente?

- O que é fator de aumento e redução?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).

Objetivos específicos

Relacionar porcentagem crescente e decrescente com fator de aumento e redução.

Conceito-chave

Porcentagem crescente e decrescente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Não dê respostas, nem dicas, mas faça o aluno refletir sobre sua pergunta a fim de mobilizar conhecimentos que deveriam ter sido aprendidos.

Propósito: Relembrar os conceitos já aprendidos sobre porcentagem através da resolução do problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Dinamize o problema levantando questionamentos baseados nas perguntas dos alunos. Atividade individual por 10 minutos e 5 minutos para socialização nas duplas.

Propósito: Resolver o problema, através do esforço produtivo, a fim de que novos conceitos possam ser aprendidos com a participação do aluno.

Discuta com a turma:

- Qual o conceito de desconto e acréscimo?

- O que é Porcentagem crescente e decrescente?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Convide os alunos para apresentar diferentes formas de resolução. Deixe os alunos comentarem as soluções trazidas pelos colegas.

Propósito: Socializar as soluções dos alunos, bem como suas dúvidas, favorecendo assim uma aprendizagem mais completa, através das diferentes estratégias adotadas na resolução do problema.

Discuta com a turma:

- Como você chegou neste resultado? Todos concordam? Justifique.

- Alguém pensou uma forma diferente de resolução?

- Quem conseguiria pensar uma resolução diferente de todas que já foram apresentadas?

- Alguém consegue resolver este problema utilizando um representação visual?

Caso ainda haja tempo disponível, organize os alunos em dupla e peça para que criem novos enunciados, entreguem para o colega resolver e por fim corrijam o resultado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Convide os alunos para apresentar diferentes formas de resolução. Deixe os alunos comentarem as soluções trazidas pelos colegas.

Propósito: Socializar as soluções dos alunos, bem como suas dúvidas, favorecendo assim uma aprendizagem mais completa, através das diferentes estratégias adotadas na resolução do problema.

Discuta com a turma:

- Como você chegou neste resultado? Todos concordam? Justifique.

- Alguém pensou uma forma diferente de resolução?

- Quem conseguiria pensar uma resolução diferente de todas que já foram apresentadas?

- Alguém consegue resolver este problema utilizando um representação visual?

Caso ainda haja tempo disponível, organize os alunos em dupla e peça para que criem novos enunciados, entreguem para o colega resolver e por fim corrijam o resultado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Convide os alunos para apresentar diferentes formas de resolução. Deixe os alunos comentarem as soluções trazidas pelos colegas.

Propósito: Socializar as soluções dos alunos, bem como suas dúvidas, favorecendo assim uma aprendizagem mais completa, através das diferentes estratégias adotadas na resolução do problema.

Discuta com a turma:

- Como você chegou neste resultado? Todos concordam? Justifique.

- Alguém pensou uma forma diferente de resolução?

- Quem conseguiria pensar uma resolução diferente de todas que já foram apresentadas?

- Alguém consegue resolver este problema utilizando um representação visual?

Caso ainda haja tempo disponível, organize os alunos em dupla e peça para que criem novos enunciados, entreguem para o colega resolver e por fim corrijam o resultado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Sistematize formalmente os conceitos estudados na aula. Utilize os definições e nomenclaturas matemáticas isso faz aumentar o letramento matemático do aluno.

Propósito: Demonstrar como são construídos os fatores de aumento e redução, relacionando-os com porcentagem crescente e decrescente, respectivamente.

Discuta com a turma:

- Como vocês explicam um fator de aumento?

- Como vocês explicam um fator de redução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Relacione porcentagem crescente ao fator de aumento e a porcentagem decrescente ao fator de redução.

Propósito: Generalizar o uso dos fatores de aumento e redução com porcentagem crescente e decrescente, respectivamente.

Discuta com a turma:

- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?

- Você ainda tem alguma dúvida?

- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?

- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.

- Sobre o que foi o debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?

- O que se manteve como você pensava? O que mudou?

- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?

- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Ande no meio da sala para verificar se a aprendizagem ocorreu de fato. Corrija o exercício.

Propósito: Verificar a aprendizagem através da resolução do problema.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atvidade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano