Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o início da aula e a preparação para o que será trabalhado, relacionando com os conceitos vistos anteriormente.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Retomada (Slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia o problema com a turma a fim de que resolvam de forma individual, utilizando conhecimentos já estudados.
Propósito: Relembrar maneiras de resolver problemas que envolvam porcentagem crescente e decrescente, como por exemplo o cálculo mental e os fatores de aumento e redução. Socializar uma ou duas maneiras de resolução do problema com a turma.
Retomada (Slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Socialize com a turma a solução (de preferência a solução que algum aluno apresentar), destacando o cálculo mental e relacione os percentuais com a suas respectivas frações.
Propósito: Relembrar maneiras de resolver problemas que envolvam porcentagem crescente e decrescente, como por exemplo o cálculo mental e os fatores de aumento e redução. Socializar uma ou duas maneiras de resolução do problema com a turma.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Realize a atividade em dois momentos: Primeiramente, individualmente, e no segundo momento, os alunos deverão se organizar em duplas ou pequenos grupos, onde eles socializarão seus avanços e dúvidas, tentando encontrar o erro na solução do colega, levantando hipóteses e sugerindo raciocínios alternativos.
Propósito: Desafiar a turma, através de esforço produtivo, a resolver o problema a fim de que potencializar o novo conhecimento a ser aprendido.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides de 6 a 9).
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma, eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
É um momento de socialização e discussão entre os alunos, abrindo espaço para troca de ideias entre aluno e professor também.
Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a Turma:
Ao longo da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:
- Como você, ou seu grupo, abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje, ou que discutimos em aula hoje?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você, ou um colega, apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve aula?
- Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?
Observe se os alunos utilizam os seguintes termos nas respostas:
- Porcentagem crescente e decrescente;
- Cálculo mental;
- Fatores de aumento e redução;
- Regra de três;
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides de 6 a 9).
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma, eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
É um momento de socialização e discussão entre os alunos, abrindo espaço para troca de ideias entre aluno e professor também.
Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a Turma:
Ao longo da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:
- Como você, ou seu grupo, abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje, ou que discutimos em aula hoje?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você, ou um colega, apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve aula?
- Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?
Observe se os alunos utilizam os seguintes termos nas respostas:
- Porcentagem crescente e decrescente;
- Cálculo mental;
- Fatores de aumento e redução;
- Regra de três;
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides de 6 a 9).
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma, eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
É um momento de socialização e discussão entre os alunos, abrindo espaço para troca de ideias entre aluno e professor também.
Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a Turma:
Ao longo da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:
- Como você, ou seu grupo, abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje, ou que discutimos em aula hoje?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você, ou um colega, apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve aula?
- Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?
Observe se os alunos utilizam os seguintes termos nas respostas:
- Porcentagem crescente e decrescente;
- Cálculo mental;
- Fatores de aumento e redução;
- Regra de três;
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides de 6 a 9).
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma, eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
É um momento de socialização e discussão entre os alunos, abrindo espaço para troca de ideias entre aluno e professor também.
Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a Turma:
Ao longo da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:
- Como você, ou seu grupo, abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje, ou que discutimos em aula hoje?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você, ou um colega, apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve aula?
- Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?
Observe se os alunos utilizam os seguintes termos nas respostas:
- Porcentagem crescente e decrescente;
- Cálculo mental;
- Fatores de aumento e redução;
- Regra de três;
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Formalize o cálculo usando regra de três nas duas situações, relacionando com a solução da Atividade Principal. Relembre a propriedade da proporção que nos leva a um produto dos meios pelos produtos dos extremos, ou seja, multiplicando em cruz.
Propósito: Generalizar e formalizar a técnica de resolução de problemas envolvendo o cálculo de porcentagens crescentes e decrescentes utilizando regra de três.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Deixe os alunos resolverem individualmente o problema, circule pela sala entre os alunos, a fim de mediar e orientar a aplicação do conhecimento.
Propósito: Verificar a aprendizagem da resolução de problemas envolvendo porcentagem crescente e decrescente utilizando regra de três.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar