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Plano de aula - Compreendendo Sequências

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre identificação de padrões de uma sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzane Aline Proceke Maiorki

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

Reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de formas ou padrões numéricos simples.

Conceito-chave

Identificação de padrões de uma sequência.

Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Atividades impressas em folha;
  • Lápis, borracha, quadro, giz;

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento inicial da aula, questione os alunos sobre os conhecimentos prévios acerca das operações já trabalhadas em sala de aula.

Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem as operações.Discuta com a turma:

  • Quais operações utilizamos para resolver determinadas situações?
  • Como saber qual operação utilizar?
  • Alguém conhece outra maneira de adicionar, subtrair ou multiplicar?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)Orientações: Oriente para que, em duplas, os alunos tracem estratégias e comecem as tentativas de resolução, fazendo seus registros para discussões posteriores. Perceber se os alunos identificam o padrão de regularidade presente na sequência da distribuição das fichas, sabendo dizer qual seria a próxima quantidade na sequência.

Propósito: Verificar as diversas formas de registro dos alunos e incentivar a troca de ideias entre as duplas.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu descobrir a quantidade de fichas de Pedro?
  • Como você chegou ao resultado?
  • Só chegamos ao dobro através da multiplicação, ou existe outra maneira?
  • E como vocês chegaram à quantidade de fichas de João?
  • O que foi preciso fazer para descobrir a diferença de fichas entre Pedro e João?
  • Qual a quantidade de fichas de Júlia? E como descobrimos o dobro da diferença?
  • Como vocês calcularam a quantidade de fichas da Carla?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)Orientações: Oriente para que, em duplas, os alunos tracem estratégias e comecem as tentativas de resolução, fazendo seus registros para discussões posteriores. Perceber se os alunos identificam o padrão de regularidade presente na sequência da distribuição das fichas, sabendo dizer qual seria a próxima quantidade na sequência.

Propósito: Verificar as diversas formas de registro dos alunos e incentivar a troca de ideias entre as duplas.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu descobrir a quantidade de fichas de Pedro?
  • Como você chegou ao resultado?
  • Só chegamos ao dobro através da multiplicação, ou existe outra maneira?
  • E como vocês chegaram à quantidade de fichas de João?
  • O que foi preciso fazer para descobrir a diferença de fichas entre Pedro e João?
  • Qual a quantidade de fichas de Júlia? E como descobrimos o dobro da diferença?
  • Como vocês calcularam a quantidade de fichas da Carla?

Para enriquecer o seu trabalho e lhe dar dicas sobre a melhor forma de agrupar seus alunos e mediar o trabalho, leia aqui a entrevista feita com Rachel Lotan, uma professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que defende o trabalho em grupo e a mínima intervenção do professor como prática essencial na sala de aula.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Ler com a turma a sistematização do conceito trabalhado nesta aula.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Resolução:

4 + _____ = 9?

9 + _____ = 14?

14 + _____ = 19?

19+ _____ = 24?

24 + _____ = 29?

  • O padrão de regularidade na sequência é sempre acrescentar 5 unidades.
  • Portanto, 29 + 5 = 34

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ler a aprendizagem da aula e ilustrar com a sequência das maçãs, questionando se os alunos compreendem a regularidade na sequência de quantidades.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Discuta com a turma:

  • Quantas maçãs temos na primeira figura?
  • E na segunda?
  • O que muda na segunda em relação à primeira?
  • É a mesma mudança na terceira em relação à segunda figura?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça que registrem os pontos da próxima peça da sequência, de acordo com o padrão de regularidade que perceberam.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar e expressar regularidades em sequências numéricas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

Reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de formas ou padrões numéricos simples.

Conceito-chave

Identificação de padrões de uma sequência.

Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Atividades impressas em folha;
  • Lápis, borracha, quadro, giz;
Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento inicial da aula, questione os alunos sobre os conhecimentos prévios acerca das operações já trabalhadas em sala de aula.

Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem as operações.Discuta com a turma:

  • Quais operações utilizamos para resolver determinadas situações?
  • Como saber qual operação utilizar?
  • Alguém conhece outra maneira de adicionar, subtrair ou multiplicar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)Orientações: Oriente para que, em duplas, os alunos tracem estratégias e comecem as tentativas de resolução, fazendo seus registros para discussões posteriores. Perceber se os alunos identificam o padrão de regularidade presente na sequência da distribuição das fichas, sabendo dizer qual seria a próxima quantidade na sequência.

Propósito: Verificar as diversas formas de registro dos alunos e incentivar a troca de ideias entre as duplas.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu descobrir a quantidade de fichas de Pedro?
  • Como você chegou ao resultado?
  • Só chegamos ao dobro através da multiplicação, ou existe outra maneira?
  • E como vocês chegaram à quantidade de fichas de João?
  • O que foi preciso fazer para descobrir a diferença de fichas entre Pedro e João?
  • Qual a quantidade de fichas de Júlia? E como descobrimos o dobro da diferença?
  • Como vocês calcularam a quantidade de fichas da Carla?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)Orientações: Oriente para que, em duplas, os alunos tracem estratégias e comecem as tentativas de resolução, fazendo seus registros para discussões posteriores. Perceber se os alunos identificam o padrão de regularidade presente na sequência da distribuição das fichas, sabendo dizer qual seria a próxima quantidade na sequência.

Propósito: Verificar as diversas formas de registro dos alunos e incentivar a troca de ideias entre as duplas.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu descobrir a quantidade de fichas de Pedro?
  • Como você chegou ao resultado?
  • Só chegamos ao dobro através da multiplicação, ou existe outra maneira?
  • E como vocês chegaram à quantidade de fichas de João?
  • O que foi preciso fazer para descobrir a diferença de fichas entre Pedro e João?
  • Qual a quantidade de fichas de Júlia? E como descobrimos o dobro da diferença?
  • Como vocês calcularam a quantidade de fichas da Carla?

Para enriquecer o seu trabalho e lhe dar dicas sobre a melhor forma de agrupar seus alunos e mediar o trabalho, leia aqui a entrevista feita com Rachel Lotan, uma professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que defende o trabalho em grupo e a mínima intervenção do professor como prática essencial na sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?
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Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

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Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
  • Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
  • E o dobro dessa quantidade, quanto é?
  • Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Ler com a turma a sistematização do conceito trabalhado nesta aula.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Resolução:

4 + _____ = 9?

9 + _____ = 14?

14 + _____ = 19?

19+ _____ = 24?

24 + _____ = 29?

  • O padrão de regularidade na sequência é sempre acrescentar 5 unidades.
  • Portanto, 29 + 5 = 34

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ler a aprendizagem da aula e ilustrar com a sequência das maçãs, questionando se os alunos compreendem a regularidade na sequência de quantidades.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Discuta com a turma:

  • Quantas maçãs temos na primeira figura?
  • E na segunda?
  • O que muda na segunda em relação à primeira?
  • É a mesma mudança na terceira em relação à segunda figura?

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça que registrem os pontos da próxima peça da sequência, de acordo com o padrão de regularidade que perceberam.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar e expressar regularidades em sequências numéricas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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