11038
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - PROPONDO PROBLEMAS COM MAIS DE UMA OPERAÇÃO.

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Elaboração de problemas com mais de uma operação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

 

OBJETIVO select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC



Objetivos específicos

  • Interpretar situações-problema com mais de uma operação e apontar algumas características desse tipo de problema.
  • Elaborar um problema envolvendo mais de uma operação.
  • Discutir sobre a elaboração de problema com mais de uma operação e compartilhar estratégias particulares de resolução.



Conceito-chave

Elaboração de problemas  com mais de uma operação



Recursos necessários

-Lápis.

-Papel.

-Borracha.

-Materiais impressos.


Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Como você responderia a pergunta do balão?
  • Qual foi a sua estratégia de resolução utilizada?

AQUECIMENTO select-down

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Como você responderia a pergunta do balão?
  • Qual foi a sua estratégia de resolução utilizada?

AQUECIMENTO select-down

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação:Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a fala apresentada no balão? Por que?

AQUECIMENTO select-down

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu falar sobre problemas com mais de uma operação? O que ?

AQUECIMENTO select-down

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação. Neste momento, os questionamentos do “discuta” se direcionam a mostrar aos alunos que adição e subtração e multiplicação e divisão são operações conceitualmente complementares , então não é adequado que o aluno apresente uma solução utilizando somente estas operações.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Quais são as operações que vocês conhecem?
  • É possível afirmar que adição e subtração seriam mais de uma operação, nestes problemas? E a multiplicação e a divisão? Por que?

AQUECIMENTO select-down

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a solução apresentada?
  • E quais operações podem aparecer nas soluções deste tipo de problema?

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDES 09 e 10) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDES 09 e 10) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com mais de uma operação?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você conhece outra maneira de se obter o valor de 50%? Como seria?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você responderia a pergunta do balão?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você explicaria a expressão “metade” da “metade”?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você acha que a conclusão da menina está correta? Por que?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o equívoco cometido pela garota?
  • O que você entendeu quando o garoto disse “análise inversa”?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a estratégia apresentada apara determinar as porcentagens solicitadas?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 11 a 19) select-down

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu das falas deste balões?
  • E você concorda com essas afirmações?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos algumas ideias relacionadas a problemas com mais de uma operação.

Propósito: Compreender sobre problemas com excesso de dados destacando algumas características.

ENCERRAMENTO select-down

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientação: Escreva no quadro “problemas com mais de uma operação” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema. Escreva essas características ao redor da expressão e depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas, elencando no quadro algumas especificidades desse processo criativo.

Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com mais de uma operação.

RAIO X select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Discuta com a turma:

  • Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
  • O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
  • Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC



Objetivos específicos

  • Interpretar situações-problema com mais de uma operação e apontar algumas características desse tipo de problema.
  • Elaborar um problema envolvendo mais de uma operação.
  • Discutir sobre a elaboração de problema com mais de uma operação e compartilhar estratégias particulares de resolução.



Conceito-chave

Elaboração de problemas  com mais de uma operação



Recursos necessários

-Lápis.

-Papel.

-Borracha.

-Materiais impressos.

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Como você responderia a pergunta do balão?
  • Qual foi a sua estratégia de resolução utilizada?

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Como você responderia a pergunta do balão?
  • Qual foi a sua estratégia de resolução utilizada?

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação:Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a fala apresentada no balão? Por que?

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu falar sobre problemas com mais de uma operação? O que ?

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação. Neste momento, os questionamentos do “discuta” se direcionam a mostrar aos alunos que adição e subtração e multiplicação e divisão são operações conceitualmente complementares , então não é adequado que o aluno apresente uma solução utilizando somente estas operações.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Quais são as operações que vocês conhecem?
  • É possível afirmar que adição e subtração seriam mais de uma operação, nestes problemas? E a multiplicação e a divisão? Por que?

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente o problema aos alunos e depois solicite que busquem a sua solução. Depois provoque discussões com os alunos sobre como chegaram a resolução do problema. Espera-se que os alunos destaquem que utilizaram mais de uma operação para chegar a resolução, e caso essa informação não seja destacada, levante esse questionamento, pois está ligado ao objetivo da aula que é a elaboração de problemas com mais de uma operação.

Propósito: Apresentar um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a solução apresentada?
  • E quais operações podem aparecer nas soluções deste tipo de problema?

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com mais de uma operação?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você conhece outra maneira de se obter o valor de 50%? Como seria?

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você responderia a pergunta do balão?

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você explicaria a expressão “metade” da “metade”?

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você acha que a conclusão da menina está correta? Por que?

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o equívoco cometido pela garota?
  • O que você entendeu quando o garoto disse “análise inversa”?

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a estratégia apresentada apara determinar as porcentagens solicitadas?

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Tempo Sugerido: 25 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu das falas deste balões?
  • E você concorda com essas afirmações?

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos algumas ideias relacionadas a problemas com mais de uma operação.

Propósito: Compreender sobre problemas com excesso de dados destacando algumas características.

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientação: Escreva no quadro “problemas com mais de uma operação” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema. Escreva essas características ao redor da expressão e depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas, elencando no quadro algumas especificidades desse processo criativo.

Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com mais de uma operação.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Discuta com a turma:

  • Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
  • O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
  • Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano