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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Número Desconhecido na Igualdade I

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º Ano do Fundamental sobre Igualdade como equivalência

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.

Objetivos específicos

Encontrar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade em adições e subtrações.



Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor;
  • Lápis e caderno.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentada no slide. É interessante que os alunos já tenham trabalhado com os planos anteriores desta Unidade. Deixe os alunos dizerem como resolveriam o problema. Podem surgir algumas possibilidades, como: a) calcular 6 + 7= 13 e pensar que número somado a 6 resulta em 13; b) calcular 6 + 7 = 13 e depois subtrair 6 de 13; c) subtrair 6 em cada membro da igualdade para deixar o peixinho sozinho no primeiro membro. Resposta: O peixinho vale 7.

Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de igualdade como equivalência.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientações: Entregue a atividade impressa a cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.

Discuta com a turma:

  • Quais informações o enunciado nos traz? Quantos álbuns estão sendo colecionados?
  • O enunciado diz que as duplas têm exatamente a mesma quantidade de figurinhas? O que isso significa com relação à quantidade de figurinhas de João, Pedro, Carla e Renata?
  • Nós sabemos a quantidade de figurinhas de todas as crianças?
  • Que informação nós temos sobre a quantidade de figurinhas de João e Carla?

Materiais complementares

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientações: Entregue a atividade impressa a cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.

Discuta com a turma:

  • Quais informações o enunciado nos traz? Quantos álbuns estão sendo colecionados?
  • O enunciado diz que as duplas têm exatamente a mesma quantidade de figurinhas? O que isso significa com relação à quantidade de figurinhas de João, Pedro, Carla e Renata?
  • Nós sabemos a quantidade de figurinhas de todas as crianças?
  • Que informação nós temos sobre a quantidade de figurinhas de João e Carla?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando o que foi aprendido. Reforce para os alunos a forma como a aula de hoje nos leva a resolver a situação proposta no slide. O aluno é levado a pensar na relação entre dois números dos dois membros da igualdade (15 e 17) e não a somar 17 + 9 para então descobrir o valor desconhecido no primeiro membro.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula..

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula. Reforce a forma de resolução aprendida nesta aula. Ou seja, os alunos podem buscar a relação entre dois números nos dois membros da igualdade.

Propósito: Avaliar a compreensão de como determinar o valor desconhecido em uma igualdade com adições e subtrações.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.

Objetivos específicos

Encontrar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade em adições e subtrações.



Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor;
  • Lápis e caderno.




Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentada no slide. É interessante que os alunos já tenham trabalhado com os planos anteriores desta Unidade. Deixe os alunos dizerem como resolveriam o problema. Podem surgir algumas possibilidades, como: a) calcular 6 + 7= 13 e pensar que número somado a 6 resulta em 13; b) calcular 6 + 7 = 13 e depois subtrair 6 de 13; c) subtrair 6 em cada membro da igualdade para deixar o peixinho sozinho no primeiro membro. Resposta: O peixinho vale 7.

Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de igualdade como equivalência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientações: Entregue a atividade impressa a cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.

Discuta com a turma:

  • Quais informações o enunciado nos traz? Quantos álbuns estão sendo colecionados?
  • O enunciado diz que as duplas têm exatamente a mesma quantidade de figurinhas? O que isso significa com relação à quantidade de figurinhas de João, Pedro, Carla e Renata?
  • Nós sabemos a quantidade de figurinhas de todas as crianças?
  • Que informação nós temos sobre a quantidade de figurinhas de João e Carla?

Materiais complementares

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientações: Entregue a atividade impressa a cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.

Discuta com a turma:

  • Quais informações o enunciado nos traz? Quantos álbuns estão sendo colecionados?
  • O enunciado diz que as duplas têm exatamente a mesma quantidade de figurinhas? O que isso significa com relação à quantidade de figurinhas de João, Pedro, Carla e Renata?
  • Nós sabemos a quantidade de figurinhas de todas as crianças?
  • Que informação nós temos sobre a quantidade de figurinhas de João e Carla?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando o que foi aprendido. Reforce para os alunos a forma como a aula de hoje nos leva a resolver a situação proposta no slide. O aluno é levado a pensar na relação entre dois números dos dois membros da igualdade (15 e 17) e não a somar 17 + 9 para então descobrir o valor desconhecido no primeiro membro.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula..

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula. Reforce a forma de resolução aprendida nesta aula. Ou seja, os alunos podem buscar a relação entre dois números nos dois membros da igualdade.

Propósito: Avaliar a compreensão de como determinar o valor desconhecido em uma igualdade com adições e subtrações.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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