Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciana França Bernardino
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Objetivos específicos
Encontrar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade em adições e subtrações.
Conceito-chave
Igualdade como equivalência.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Projetor;
- Lápis e caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentada no slide. É interessante que os alunos já tenham trabalhado com os planos anteriores desta Unidade. Deixe os alunos dizerem como resolveriam o problema. Podem surgir algumas possibilidades, como: a) calcular 6 + 7= 13 e pensar que número somado a 6 resulta em 13; b) calcular 6 + 7 = 13 e depois subtrair 6 de 13; c) subtrair 6 em cada membro da igualdade para deixar o peixinho sozinho no primeiro membro. Resposta: O peixinho vale 7.
Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de igualdade como equivalência.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)
Orientações: Entregue a atividade impressa a cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.
Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.
Discuta com a turma:
- Quais informações o enunciado nos traz? Quantos álbuns estão sendo colecionados?
- O enunciado diz que as duplas têm exatamente a mesma quantidade de figurinhas? O que isso significa com relação à quantidade de figurinhas de João, Pedro, Carla e Renata?
- Nós sabemos a quantidade de figurinhas de todas as crianças?
- Que informação nós temos sobre a quantidade de figurinhas de João e Carla?
Materiais complementares
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)
Orientações: Entregue a atividade impressa a cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.
Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.
Discuta com a turma:
- Quais informações o enunciado nos traz? Quantos álbuns estão sendo colecionados?
- O enunciado diz que as duplas têm exatamente a mesma quantidade de figurinhas? O que isso significa com relação à quantidade de figurinhas de João, Pedro, Carla e Renata?
- Nós sabemos a quantidade de figurinhas de todas as crianças?
- Que informação nós temos sobre a quantidade de figurinhas de João e Carla?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Material Complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a aula retomando o que foi aprendido. Reforce para os alunos a forma como a aula de hoje nos leva a resolver a situação proposta no slide. O aluno é levado a pensar na relação entre dois números dos dois membros da igualdade (15 e 17) e não a somar 17 + 9 para então descobrir o valor desconhecido no primeiro membro.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula..
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula. Reforce a forma de resolução aprendida nesta aula. Ou seja, os alunos podem buscar a relação entre dois números nos dois membros da igualdade.
Propósito: Avaliar a compreensão de como determinar o valor desconhecido em uma igualdade com adições e subtrações.
Materiais complementares