Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos.(slides 3 e 4)
Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide.
Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.
Discuta com a turma:
- No cálculo apresentado pela primeira menina, realmente é necessário fazer reagrupamentos?
- O cálculo apresentado pela segunda menina necessita de reagrupamento?
- Será que realmente os dois cálculos dão o mesmo resultado?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos.(slides 3 e 4)
Orientações: Debata com os alunos sobre como saber se a segunda menina está correta. Não é necessário que os alunos cheguem a alguma conclusão neste momento, pois a aula servirá justamente para responder a essa questão.
Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer para saber se os resultados dos dois cálculos são iguais?
- Por que será que o resultado é o mesmo se os números são tão diferentes? Será que são tão diferentes assim? (Após verificarem que o resultado é igual)
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 5 e 6)
Orientações: Entregue a atividade impressa ou projete os slides. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega seus resultados e as respostas das duas perguntas abaixo dos cálculos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos vejam um padrão: quando ao minuendo e subtraendo são acrescidos o mesmo número, o resultado continua o mesmo.
Discuta com a turma:
- O que vocês observaram nos resultados da primeira coluna?
- O que vocês observaram nos minuendos e subtraendos da primeira coluna?
- O que vocês observaram nos resultados da segunda coluna?
- O que vocês observaram nos minuendos e subtraendos da segunda coluna? A observação foi exatamente a mesma do que aconteceu na primeira coluna? O que aconteceu que foi igual? O que aconteceu que foi diferente?
- O que vocês observaram nos resultados da terceira coluna?
- O que vocês observaram nos minuendos e subtraendos da terceira coluna? A observação foi exatamente a mesma do que aconteceu na primeira coluna e na segunda? O que aconteceu que foi igual? O que aconteceu que foi diferente?
Materiais complementares
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 5 e 6)
Orientações: Mostre este slide somente após ter garantido a discussão da atividade do slide anterior. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, destacando que devem utilizar o que foi discutido na atividade anterior. Em seguida, deixe que discutam com um colega seus resultados e especialmente suas estratégias para chegar aos resultados. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as estratégias de resolução.
Propósito: Fazer com que os alunos vejam um padrão: quando ao minuendo e subtraendo são acrescidos o mesmo número, o resultado continua o mesmo.
Discuta com a turma:
- O que foi que discutimos na atividade anterior?
- Como essa discussão pode nos ajudar aqui? O que devemos observar nesses cálculos dessa nova atividade?
- Será que é possível chegar ao resultado sem realizar efetivamente cada um dos cálculos propostos?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)
Orientações: Converse com os alunos sobre quais foram as estratégias utilizadas para resolver as subtrações (algoritmo ou cálculo mental). Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.
Discuta com a turma:
- Para resolver os cálculos a primeira coluna vocês utilizaram o algoritmo ou o cálculo mental? E na segunda coluna?
- Na terceira coluna eram todos os cálculos que eram facilmente resolvidos com cálculo mental? Em algum vocês precisaram utilizar o algoritmo?
- O que vocês observam no minuendo e subtraendo para decidir a melhor estratégia de cálculo?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)
Orientações: Discuta com os alunos o que aconteceu com os minuendos e subtraendos. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)
Orientações: Discuta com os alunos o que aconteceu com os minuendos e subtraendos.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 14)
Orientações: Discuta com os alunos o que aconteceu com os minuendos e subtraendos. Os alunos podem perceber que do primeiro para o terceiro cálculo, somou-se 7 aos dois termos, ou que, do primeiro ao quinto somou-se 17. O importante é que percebam que, o número que se soma ao minuendo, é o mesmo que se soma ao subtraendo para a diferença permanecer igual. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)
Orientações: Retome com os alunos o que foi observado até aqui.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)
Orientações: Questione com os alunos como a observação feita anteriormente pode ajudar aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.
Discuta com a turma:
- Será que nessas subtrações ocorre o mesmo que vimos anteriormente? O que devemos observar para saber isso?
- Vocês já observaram os minuendos e os subtraendos de cada quadro? Há alguma relação entre eles?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)
Orientações: Descubra com os alunos o que mudou nos minuendos e subtraendos de cada quadro e no que isso implica para o resultado.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.
Discuta com a turma:
- Se em cada quadro, são acrescentados os mesmos números aos minuendos e subtraendos, o que podemos concluir sobre os resultados dessas subtrações?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)
Orientações: Retome com os alunos o que foi observado até aqui.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Sistematize com os alunos a aprendizagem da aula. Propósito: Sistematizar o conceito.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que somar o mesmo número aos dois termos de uma subtração, não altera a diferença e, perceber isso é uma boa estratégia para calcular os resultados de subtrações.
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar