Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.( slides 3 e 4)
Orientações: Trabalhe com os alunos a ideia de igualdade e desigualdade através da imagem das balanças. Associe os sinais também à quantidades, peça exemplos aos alunos. Faça as perguntas e vá registrando no quadro as respostas dos alunos, usando os sinais de maior e menor.
Propósito: Apresentar os sinais de maior que e menor que.
Discuta com a turma:
- Qual das balanças representa uma igualdade?
- Comparando as balanças em desequilíbrio, qual lado tem peso maior?
- E com números, como devo sinalizar a comparação de quantidades?
- Você poderiam citar exemplos de comparação de quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.( slides 3 e 4)
Orientações: Trabalhe com os alunos a ideia de igualdade e desigualdade através da imagem das balanças. Associe os sinais também à quantidades.Peça exempos aos alunos. Faça as perguntas e vá registrando no quadro as respostas dos alunos, usando os sinais de maior e menor.
Propósito: Apresentar os sinais de maior que e menor que.
Discuta com a turma:
- Qual das balanças representa uma igualdade?
- Comparando as balanças em desequilíbrio, qual lado tem peso maior?
- E com números, como devo sinalizar a comparação de quantidades?
- Você poderiam citar exemplos de comparação de quantidades?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)
Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Este jogo foi retirado do Cadernos do Mathema. http://loja.grupoa.com.br/livros/didatica-e-praticas-pedagogicas/cadernos-do-mathema-ensino-fundamental/9788536307039
Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
- O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
- O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)
Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
- O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
- O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?
Este jogo foi retirado do Cadernos do Mathema.
http://loja.grupoa.com.br/livros/didatica-e-praticas-pedagogicas/cadernos-do-mathema-ensino-fundamental/9788536307039
Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)
Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
- O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
- O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)
Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.
Propósito: Discutir as soluções dos alunos.
Discuta com a turma:
_ Foi fácil para achar a solução?
_ Como foi que você pensou para descobrir ?
_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)
Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.
Propósito: Discutir as soluções dos alunos.
Discuta com a turma:
_ Foi fácil para achar a solução?
_ Como foi que você pensou para descobrir ?
_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)
Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.
Propósito: Discutir as soluções dos alunos.
Discuta com a turma:
_ Foi fácil para achar a solução?
_ Como foi que você pensou para descobrir ?
_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o slide para os alunos e peça que copiem em seus cadernos, desenhando os sinais de maior que e menor que.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.