Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Apresente o slide para os alunos, ou escreva as subtrações no quadro e faça as perguntas. Eles devem calcular quanto foi adicionado ao minuendo e ao subtraendo da segunda subtração. Assim, concluirão que, ao somarmos o mesmo número aos dois termos de uma subtração, o resultado é o mesmo.
Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de que ao somar o mesmo número aos dois termos de uma subtração, o resultado permanece o mesmo.
Discuta com a turma:
- Quanto foi adicionado do minuendo da primeira subtração ao minuendo da segunda subtração?
- Quanto foi adicionado do subtraendo da primeira subtração ao subtraendo da segunda subtração?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)
Orientações: Esta atividade deve ser feita inicialmente individual e depois em dupla. Entregue a atividade impressa para cada aluno ou projete os slides. Explique que depois haverá um painel de discussões coletivas. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Caminhe pela sala enquanto resolvem e faça os questionamentos abaixo para ajudá-los na interpretação. Para os que estiverem com mais dificuldade, utilize o guia de intervenções e conduza-os às formas e possibilidades de resolução. Em seguida, deixe que compartilhem com um colega suas estratégias de resolução.
Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo o conceito da aula.
Discuta com a turma:
- Nós sabemos quanto cada amigo levou de dinheiro?
- Nós sabemos quanto cada amigo gastou na loja de artigos esportivos?
- Nós sabemos quanto cada um gastou na lanchonete? Qual informação temos sobre o que gastaram na lanchonete? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?
- No final de todas as compras, nós sabemos com quanto dinheiro eles ficaram? O que nós sabemos sobre esse dinheiro que restou? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)
Orientações: Esta atividade deve ser feita inicialmente individual e depois em dupla. Entregue a atividade impressa para cada aluno ou projete os slides. Explique que depois haverá um painel de discussões coletivas. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Caminhe pela sala enquanto resolvem e faça os questionamentos abaixo para ajudá-los na interpretação. Para os que estiverem com mais dificuldade, utilize o guia de intervenções e conduza-os às formas e possibilidades de resolução. Em seguida, deixe que compartilhem com um colega suas estratégias de resolução.
Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo o conceito da aula.
Discuta com a turma:
- Nós sabemos quanto cada amigo levou de dinheiro?
- Nós sabemos quanto cada amigo gastou na loja de artigos esportivos?
- Nós sabemos quanto cada um gastou na lanchonete? Qual informação temos sobre o que gastaram na lanchonete? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?
- No final de todas as compras, nós sabemos com quanto dinheiro eles ficaram? O que nós sabemos sobre esse dinheiro que restou? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)
Orientações: Promova um debate e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta. Só depois disso, apresente os pensamentos expostos nos slides da discussão.
Propósito: Discutir as possibilidades de resolução.
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)
Orientações: Leia o slide e discuta com os alunos a conclusão mostrada aqui. Peça para que deem exemplos com números concretos. Essa parte da resolução é a mais importante, pois sem ela, é impossível resolver a situação.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)
Orientações: Leia o slide com os alunos.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)
Orientações: Leia o slide com os alunos.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 6 a 14)
Orientações: Leia o slide com os alunos. Retome o que foi visto no início da aula. Faça-os observar que não foi feita a subtração, e não foi necessário realizar o cálculo.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)
Orientações: Leia o slide com os alunos. Faça-os observar que aqui, iniciamos fazendo um cálculo.
Propósito: Discutir outra possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)
Orientações: Leia o slide com os alunos. Faça-os notarem que essa parte da análise da situação é essencial e aparece nas duas formas de resolução, pois sem ela, não seria possível resolver a situação.
Propósito: Discutir outra possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)
Orientações: Leia o slide com os alunos. Faça-os observar que aqui realizamos outro cálculo.
Propósito: Discutir outra possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)
Orientações: Discuta com os alunos as possibilidades pensadas por eles. É necessário analisar a coerência das respostas. Não é necessário que os alunos cheguem à conclusão de que os meninos chegaram à lanchonete com R$ 73,00. Eles podem usar a estimativa e pensarem em quanto normalmente gastam quando comem em uma lanchonete.
Propósito: Discutir possibilidades de resolução.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido. Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula. É esperado que os alunos tenham compreendido que ao somarem o mesmo número aos dois termos de uma subtração, não altera a diferença e, perceber isso é uma boa estratégia de calcular os resultados de subtrações.
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar