Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Subtraindo dos dois termos da subtração I
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre A igualdade como equivalência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciana França Bernardino
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.
Objetivos específicos
Compreender que subtrair o mesmo número de dois termos de uma subtração, não altera o resultado.
Conceito-chave
Igualdade como equivalência.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Projetor ( opcional);
- Lápis e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender que subtrair o mesmo número de dois termos de uma subtração, não altera o resultado.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Discuta coletivamente com os alunos as ideias apresentadas no slide.
Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.
Discuta com a turma:
- Qual dos meninos ficou com mais dinheiro? Como podemos descobrir?
- O argumento do primeiro garoto é válido? E o argumento do segundo menino?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.
Discuta com a turma:
- Todos vocês conseguem compreender essa tabela?
- Sabem o que quer dizer cada letra ou sigla?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.
Discuta com a turma:
- Todos vocês conseguem compreender essa tabela?
- Sabem o que quer dizer cada letra ou sigla?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.
Discuta com a turma:
- Todos vocês conseguem compreender essa tabela?
- Sabem o que quer dizer cada letra ou sigla?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.
Discuta com a turma:
- Todos vocês conseguem compreender essa tabela? O que significa o X? E os números? E o que significam os nomes escritos?
- Quantos jogos houve nesse campeonato?
- Como podemos saber quantos jogos cada time jogou?
- Alguém tem alguma dúvida sobre essa tabela?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito:Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.
Discuta com a turma:
- A partir dos resultados dos jogos, conseguimos preencher essa tabela?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.
Discuta com a turma:
- Foi possível saber qual foi o time campeão?
- Quais dados vocês tiveram que analisar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.
Discuta com a turma:
- Posso responder essa questão através de duas estratégias, vocês sabem quais são?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)
Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Material Complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)
Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)
Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)
Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)
Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)
Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize com os alunos a aprendizagem da aula. Propósito: Sistematizar o conceito.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Retome o que foi aprendido. Leia ou fale o conteúdo do slide para a turma.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que subtrair o mesmo número aos dois termos de uma subtração, não altera a diferença.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_16ALG_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Planilhas, YouTube, FlipGrid.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Pedir que os alunos resolvam a situação, registrem suas percepções no caderno, explicando o porquê disso acontecer.
Atividade principal
Propor aos alunos que usem o Google Planilhas para organizar as informações colhidas para resolução da atividade. O professor pode inserir as questões presentes nas Orientações ao Professor na próxima etapa do plano (Discussão das soluções).
Discussão das soluções
O professor pode pedir que os alunos enviem suas soluções para o problema proposto na Atividade Principal, por e-mail ou o registro escrito, para posteriormente apresentar as problematizações desta etapa, com perguntas que levem os alunos a refletirem sobre o preenchimento da tabela. Somente após esse movimento é que deve-se enviar a resposta ao problema para conferência por parte da turma.
Sistematização
Apresentar um breve vídeo usando o YouTube com o conceito (que já foi sugerido em outros planos desta mesma sequência), ou sistematizando em slides usando o Google Apresentações. Pode ser enviado o material impresso também, mas o mais importante é que os alunos tenham material de consulta para o tema sempre que precisar.
Encerramento
A etapa anterior atende a necessidade, não precisa se preocupar com esta etapa remotamente.
Raio X
Propor que os alunos resolvam a questão e criem uma explicação para o que fizeram, seja por escrito, ou usando o FlipGrid.
Convite às famílias
Convidar as famílias a acompanharem os alunos da resolução das atividades complementares e, caso sejam fãs de futebol, convidá-los a analisarem juntos tabelas de campeonatos nacionais ou locais passados, para discutirem os pontos e a organização dos mesmos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciana França Bernardino
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.
Objetivos específicos
Compreender que subtrair o mesmo número de dois termos de uma subtração, não altera o resultado.
Conceito-chave
Igualdade como equivalência.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Projetor ( opcional);
- Lápis e caderno.