11021
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Divisão Desigual

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Divisão desigual proporcional

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

Objetivos específicos

  • Compreender a ideia de divisão em duas partes proporcionais em que uma delas é igual ao dobro da outra.

Conceito-chave

  • Divisão desigual proporcional.

Vocabulário

  • Dobro
  • Divisão
  • Proporcional

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com alunos e discuta com eles quais são as possíveis formas de dividir 12 figurinhas entre duas crianças. Possivelmente eles dirão que podemos dar 6 figurinhas para cada uma pensando em uma divisão equitativa. Questione se existem outras possibilidades de divisão que não seja em partes iguais. Deixe que eles expressem suas opiniões e depois mostre que podemos dividir de forma não equitativa visto que essa não foi uma exigência da situação problema proposta.

Propósito: Introduzir a ideia de divisão em partes proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fariam essa divisão?
  • Só existe uma forma de dividir?
  • É possível dividir de modo que as crianças recebam quantidades diferentes de figurinhas? Como?
  • O problema especificou que a divisão deve ser em partes iguais? Então como podemos dividir?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia o problema com os alunos e peça que resolvam em duplas. Cada aluno deve receber um folha com a atividade pois os dois devem fazer os registros. Durante a atividade, observe o trabalho das duplas e as estratégias de solução que estão empregando.

Propósito: Trabalhar o conceito de divisão proporcional.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para responder cada uma das questões?
  • Qual seria a forma mais justa de dividirmos o dinheiro?
  • Como podemos saber quanto cada um deve receber para que seja justo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • Quais estrategias podemos utilizar?
  • Como vamos saber quanto cada um deve receber?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • Quais estrategias podemos utilizar?
  • Como vamos saber quanto cada um deve receber?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • Quais estrategias podemos utilizar?
  • Como vamos saber quanto cada um deve receber?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • Quais estrategias podemos utilizar?
  • Como vamos saber quanto cada um deve receber?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo dos balões com os alunos e destaque que a divisão proporcional é em muitos casos a forma mais justa e adequada de resolver muitas situações problemas.

Propósito: Sistematizar a ideia de divisão em duas partes proporcionais.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce, de forma simples e objetiva, que a divisão em partes proporcionais é importante para resolver muitos problemas.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem dividindo os números em partes proporcionais aplicando o que foi estudado na aula.

Propósito: Aplicar o conceito de divisão em duas partes proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Como podemos efetuar as divisões?
  • Como podemos ter certeza de que os valores são proporcionais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

Objetivos específicos

  • Compreender a ideia de divisão em duas partes proporcionais em que uma delas é igual ao dobro da outra.

Conceito-chave

  • Divisão desigual proporcional.

Vocabulário

  • Dobro
  • Divisão
  • Proporcional

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com alunos e discuta com eles quais são as possíveis formas de dividir 12 figurinhas entre duas crianças. Possivelmente eles dirão que podemos dar 6 figurinhas para cada uma pensando em uma divisão equitativa. Questione se existem outras possibilidades de divisão que não seja em partes iguais. Deixe que eles expressem suas opiniões e depois mostre que podemos dividir de forma não equitativa visto que essa não foi uma exigência da situação problema proposta.

Propósito: Introduzir a ideia de divisão em partes proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fariam essa divisão?
  • Só existe uma forma de dividir?
  • É possível dividir de modo que as crianças recebam quantidades diferentes de figurinhas? Como?
  • O problema especificou que a divisão deve ser em partes iguais? Então como podemos dividir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia o problema com os alunos e peça que resolvam em duplas. Cada aluno deve receber um folha com a atividade pois os dois devem fazer os registros. Durante a atividade, observe o trabalho das duplas e as estratégias de solução que estão empregando.

Propósito: Trabalhar o conceito de divisão proporcional.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para responder cada uma das questões?
  • Qual seria a forma mais justa de dividirmos o dinheiro?
  • Como podemos saber quanto cada um deve receber para que seja justo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • Quais estrategias podemos utilizar?
  • Como vamos saber quanto cada um deve receber?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • Quais estrategias podemos utilizar?
  • Como vamos saber quanto cada um deve receber?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • Quais estrategias podemos utilizar?
  • Como vamos saber quanto cada um deve receber?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • Quais estrategias podemos utilizar?
  • Como vamos saber quanto cada um deve receber?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo dos balões com os alunos e destaque que a divisão proporcional é em muitos casos a forma mais justa e adequada de resolver muitas situações problemas.

Propósito: Sistematizar a ideia de divisão em duas partes proporcionais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce, de forma simples e objetiva, que a divisão em partes proporcionais é importante para resolver muitos problemas.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem dividindo os números em partes proporcionais aplicando o que foi estudado na aula.

Propósito: Aplicar o conceito de divisão em duas partes proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Como podemos efetuar as divisões?
  • Como podemos ter certeza de que os valores são proporcionais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano