Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problematizando com as proporções diretas
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Regina Kaminski
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Objetivos específicos
Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Conceito-chave
Proporcionalidade direta.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.