11000
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Comparando e justificando quantidades com números

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Registrar quantidades utilizando números

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone de Oliveira da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_01NUM09

Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as imagens digitais ou impressas das orientações e ou atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, as atividade podem ser aplicadas conforme orientações do plano de aula, exceto as dinâmicas em duplas. Ou seja, a atividade principal deve ser realizada individualmente. Encaminhe ou apresente a atividade principal aos alunos, mas se, receberem digitalmente e, não tiverem como imprimir, podem copiar as questões e responder numa folha ou no caderno. Depois promova uma troca de ideias e estratégias de resolução, como está indicado na Discussão das soluções. Faça o fechamento e para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:

Retomada
Envie a imagem ou a impressão da figura do slide e as questões do Discuta com a turma. Peça às famílias que conversem com os alunos sobre a comparação de quantidades entre coleções e a utilização de números para isso. Oriente para que deixem os alunos falarem o que conhecem.

Atividade principal e Discussão das soluções
Envie a atividade e solicite às famílias que leiam a comanda e as questões com as crianças. Se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir, podem copiar as perguntas e responder, numa folha. Explique o propósito e peça que eles conversem com as crianças sobre como fizeram para responder as questões. Encaminhe as perguntas a seguir para que respondam:
     1. VOCÊ CONSEGUIU USAR NÚMEROS PARA COMPARAR AS COLEÇÕES?
     2. FOI FÁCIL?
     3. TEVE ALGUMA DIFICULDADE? QUAL?
Combine que te enviem a atividade e as perguntas respondidas.

Encerramento
Faça uma devolutiva aos alunos em suas atividades, com as intervenções necessárias e apresente a síntese das aprendizagens da aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_01NUM09

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas