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Plano de aula - Comparando e justificando quantidades com números

POR: Simone de Oliveira da Silva 17/07/2018
Código: MAT1_01NUM09

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Registrar quantidades utilizando números

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Ampliar conceitos já estudados;
  • Comparar a quantidade das coleções, utilizando números.

Conceito-chave

Registrar quantidades utilizando números.

Recursos necessários

  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os alunos sobre o que já estudaram sobre comparar e justificar quantidades de objetos. Retome também o vocabulário: comparar e justificar. Lembre seus alunos, que nas aulas anteriores, a comparação e a justificativa de quantidades eram feitas por diversas formas, porém, na aula de hoje será diferente: será explorado que quando comparamos quantidades, podemos utilizar os números.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que é comparar?
  • O que é justificar?
  • Podemos utilizar números quando comparamos uma quantidade? Como?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em duplas, pré determinadas por você. Entregue uma cópia da atividade e realize a leitura. Peça que as duplas observem as coleções das três crianças, que comparem.

Propósito: Comparar as coleções.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Após a leitura e observação, passe em cada dupla e realize os questionamentos acima. Essa atividade será realizada oralmente entre a dupla e o professor, se as crianças já obtiverem autonomia na escrita, poderão responder na folha. A tabela, todas deverão completar. Anote as respostas obtidas dos alunos, e se houver divergências entre a dupla, confronte a resposta de cada um, até que eles cheguem a uma conclusão comum.

Propósito: Comparar as coleções utilizando números.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, você irá socializar com toda a turma a resolução da atividade. Como eles estarão em duplas, escolha algumas duplas para socializarem suas respostas. Você poderá registrar no quadro as respostas para que todos possam visualizar e, se necessário, fazer algum ajuste.

Propósito: Socializar a resolução da atividade com a turma.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Construa com os alunos uma frase ou um pequeno texto coletivo da aprendizagem da aula. Ao terminarem, as crianças poderão registrar no caderno ou você poderá fazê-lo num cartaz.

Propósito: Construir com os alunos a aprendizagem adquirida na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar a quantidade de colares e pulseiras através de números, e em seguida apontar quem tem a coleção maior. Para ele representar, deverá realizar uma contagem. Observe e questione como cada aluno realizou essa contagem. A forma de contagem também é uma estratégia para se chegar no total. Procure anotar como cada um fez. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos.

Propósito: Avaliar os alunos para identificar se chegaram ao objetivo proposto da aula.

Discuta com a turma:

  • Como realizaram a contagem?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Ampliar conceitos já estudados;
  • Comparar a quantidade das coleções, utilizando números.

Conceito-chave

Registrar quantidades utilizando números.

Recursos necessários

  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os alunos sobre o que já estudaram sobre comparar e justificar quantidades de objetos. Retome também o vocabulário: comparar e justificar. Lembre seus alunos, que nas aulas anteriores, a comparação e a justificativa de quantidades eram feitas por diversas formas, porém, na aula de hoje será diferente: será explorado que quando comparamos quantidades, podemos utilizar os números.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que é comparar?
  • O que é justificar?
  • Podemos utilizar números quando comparamos uma quantidade? Como?

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em duplas, pré determinadas por você. Entregue uma cópia da atividade e realize a leitura. Peça que as duplas observem as coleções das três crianças, que comparem.

Propósito: Comparar as coleções.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Após a leitura e observação, passe em cada dupla e realize os questionamentos acima. Essa atividade será realizada oralmente entre a dupla e o professor, se as crianças já obtiverem autonomia na escrita, poderão responder na folha. A tabela, todas deverão completar. Anote as respostas obtidas dos alunos, e se houver divergências entre a dupla, confronte a resposta de cada um, até que eles cheguem a uma conclusão comum.

Propósito: Comparar as coleções utilizando números.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, você irá socializar com toda a turma a resolução da atividade. Como eles estarão em duplas, escolha algumas duplas para socializarem suas respostas. Você poderá registrar no quadro as respostas para que todos possam visualizar e, se necessário, fazer algum ajuste.

Propósito: Socializar a resolução da atividade com a turma.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Construa com os alunos uma frase ou um pequeno texto coletivo da aprendizagem da aula. Ao terminarem, as crianças poderão registrar no caderno ou você poderá fazê-lo num cartaz.

Propósito: Construir com os alunos a aprendizagem adquirida na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar a quantidade de colares e pulseiras através de números, e em seguida apontar quem tem a coleção maior. Para ele representar, deverá realizar uma contagem. Observe e questione como cada aluno realizou essa contagem. A forma de contagem também é uma estratégia para se chegar no total. Procure anotar como cada um fez. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos.

Propósito: Avaliar os alunos para identificar se chegaram ao objetivo proposto da aula.

Discuta com a turma:

  • Como realizaram a contagem?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Ampliar conceitos já estudados;
  • Comparar a quantidade das coleções, utilizando números.

Conceito-chave

Registrar quantidades utilizando números.

Recursos necessários

  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

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