10992
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O Relógio e o Tempo

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Relógio digital

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos, (EF01MA16)

Objetivos Específicos

Discriminar o relógio como instrumento para marcar as horas e organizar as atividades do dia a dia;

Aprender a marcar horas em relógios digitais.

Conceito chave

Relógio  digital

Recursos necessários

Folhas de atividades

Lápis, borracha, tesoura, cartolina e cola.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Professor, solicite aos alunos que formem duplas para iniciar o Aquecimento. Apresente o slide e inicie as conversas. Questione os alunos sobre como podemos medir o tempo. Deixe que exponham suas ideias, é importante neste momento levantar os conhecimentos prévios dos alunos. Pergunte se conhecem os instrumentos que aparecem no slide, e questione sobre a função de cada um. Comente sobre o calendário, a ampulheta e o relógio. Se tiver uma ampulheta mostre aos alunos. Leve um calendário para a sala.

Propósito: Perceber o relógio como instrumento para marcar a passagem do tempo.

Discuta com a turma:

Você já viu uma ampulheta? Imagina para que serve?

Em que momentos usamos o calendário?

Qual dos três instrumentos você utiliza mais no seu dia a dia?

Como saber o momento de cada atividade do seu dia, como se arrumar para ir à escola, entrar na escola, almoçar, tomar café etc ?

Material complementar para impressão:
Aquecimento

Conceitos para o Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Passe para esse slide, apresente o relógio digital. Questione-os sobre o conhecimento dos alunos sobre esse relógio. Passe para a prática, os alunos irão receber vários relógios digitais impressos. Peça que recortem os relógios e dite algumas horas para fazerem os registros. Deixem que levantem suas hipótes, é importante nesse momento que os alunos façam a atividade sem a interferência do professor. Após, solicite que as duplas exponham como ficaram as marcações nos relógios. Nesse momento, o professor pode fazer as intervenções necessárias, pontuando algumas questões importantes sobre o relógio digital, como relógios digitais apresentam dois números, geralmente separados por (:) dois pontos; o primeiro número representa a hora; o número depois dos dois pontos representa os minutos; após as 12 horas (meio dia) para marcamos a hora é só continuamos a contagem, veja só:

13 horas = 1 hora da tarde, 14 horas = 2 horas da tarde, 15 horas = 3 horas da tarde, 16 horas = 4 horas da tarde e assim por diante. Professor, você pode imprimir esses conceitos e colar na sala de aula, assim, os alunos podem consultar em caso de dúvidas.

Ao finalizar as questões, proponha a reflexão do slide, ouça as opiniões do alunos e perceba se compreenderam a importância do relógio na organização do dia a dia.

Propósito: Perceber a importância do relógio como instrumento para marcar a passagem do tempo e iniciar os primeiros conceitos sobre a marcação de horas em relógios digitais.

Discuta com a turma:

Vocês têm esse tipo de relógio ou conhecem alguém que tem?

Como marcamos a hora depois do meio dia?

Se não existisse o relógio as pessoas conseguiriam se organizar, por exemplo como todos saberiam o momento de entrar na escola?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Antes de iniciar a atividade, converse com os alunos sobre as noções que eles têm a respeito da duração do tempo, sobre em quais atividades do dia a dia precisamos marcar o tempo. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises. Pode ser que alguns alunos apontem o calendário, que também é um instrumento para marcar o tempo, mas no caso em questão, será que ele seria o instrumento mais indicado? Discuta com a turma. O Guia de Intervenção pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.

Propósito: Reconhecer o relógio como instrumento para organizar os horários de situações importantes da sua vida.

Discuta com a turma:

No calendário seria possível marcar o tempo das medicações em horas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Agora, forme grupos de 3 componentes, convide-os a pensarem sobre essas questões. Você pode imprimir os relógios para os alunos organizarem nos cartazes. Entregue relógios suficientes para realizarem as marcações, mas não fale quantos serão, deixe que os alunos descubram. Deixe que discutam, troquem com os colegas e criem suas estratégias para responderem as questões. Circule pela sala e observe se está havendo troca. Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. Você pode ter mais informações sobre o trabalho em grupo acessando aqui. E também sobre o funcionamento do relógio digital.

Depois, solicite que os grupos exponham seus cartazes e os caminhos que utilizaram para encontrar as soluções. Verifique com os alunos se todos colocaram os horários corretamente nos relógios, e de acordo com a quantidade de vezes no dia, como por exemplo, o soro no nariz é de 6 em 6 horas, portanto 4 vezes ao dia, o xarope é de 12 em 12, duas vezes ao dia, o chá uma vez ao dia. Para que Ana tome as medicações nas quantidades necessárias no dia é preciso que os alunos iniciem as marcações à meia noite. Você pode usar as Atividades Complementares para enriquecer sua aula.

Propósito: Utilizar o relógio digital para organizar as práticas do dia a dia.

Discuta com a turma:

Nos horários que você marcou nos relógios, coincidiu da Ana ter que pingar soro no nariz e tomar xarope ao mesmo tempo?

Se Ana visse o seu cartaz ela conseguiria tomar as medicações nos horários corretos?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Relógios para o cartaz da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes à distribuição dos horários das medicações de Ana. Apresentar aos alunos a resposta do grupo de Cauê para a realização da atividade. Solicitar aos alunos que expliquem os caminhos que cada um utilizou para chegar às suas respostas.

Propósito: Refletir sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Você concorda com a forma como o grupo de Guilherme realizou as marcações nos relógios digitais?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações: Apresentar a proposta, onde os alunos deverão analisar o cartaz do grupo de Guilherme e fazer as comparações com seus cartazes. Perceba que o grupo de Guilherme marcou somente 3 relógios para a aplicação de soro no nariz, mas na orientação está 4 vezes ao dia.

Propósito: Refletir sobre as soluções.

Discuta com a turma:

O que você achou de comum no cartaz do grupo de Guilherme com o seu?

O que vocês fizeram de diferente do grupo de Guilherme?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sistematizar os conceitos, retomando as discussões em sala. Lembrar do Aquecimento, das atividades sobre as marcações nos relógios digitais e discussões das soluções.

Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e digitais, e a importância do relógio para a organização do dia a dia.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12)

Orientações: Entregue para os alunos a atividade, deixe que leiam individualmente, façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicite que atentem-se ao enunciado e aos minutos para a organização dos horários de Maria. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções na lousa.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação à importância do relógio para organização do nosso dia e a marcação de horas no relógio digital.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12)

Orientações: Nesse momento os alunos realizarão as marcações nos relógios digitais de acordo com a organização de Maria. É o momento de verificar a aprendizagem dos alunos.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação à importância do relógio para organização do nosso dia e a marcação de horas no relógio digital.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos, (EF01MA16)

Objetivos Específicos

Discriminar o relógio como instrumento para marcar as horas e organizar as atividades do dia a dia;

Aprender a marcar horas em relógios digitais.

Conceito chave

Relógio  digital

Recursos necessários

Folhas de atividades

Lápis, borracha, tesoura, cartolina e cola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Professor, solicite aos alunos que formem duplas para iniciar o Aquecimento. Apresente o slide e inicie as conversas. Questione os alunos sobre como podemos medir o tempo. Deixe que exponham suas ideias, é importante neste momento levantar os conhecimentos prévios dos alunos. Pergunte se conhecem os instrumentos que aparecem no slide, e questione sobre a função de cada um. Comente sobre o calendário, a ampulheta e o relógio. Se tiver uma ampulheta mostre aos alunos. Leve um calendário para a sala.

Propósito: Perceber o relógio como instrumento para marcar a passagem do tempo.

Discuta com a turma:

Você já viu uma ampulheta? Imagina para que serve?

Em que momentos usamos o calendário?

Qual dos três instrumentos você utiliza mais no seu dia a dia?

Como saber o momento de cada atividade do seu dia, como se arrumar para ir à escola, entrar na escola, almoçar, tomar café etc ?

Material complementar para impressão:
Aquecimento

Conceitos para o Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Passe para esse slide, apresente o relógio digital. Questione-os sobre o conhecimento dos alunos sobre esse relógio. Passe para a prática, os alunos irão receber vários relógios digitais impressos. Peça que recortem os relógios e dite algumas horas para fazerem os registros. Deixem que levantem suas hipótes, é importante nesse momento que os alunos façam a atividade sem a interferência do professor. Após, solicite que as duplas exponham como ficaram as marcações nos relógios. Nesse momento, o professor pode fazer as intervenções necessárias, pontuando algumas questões importantes sobre o relógio digital, como relógios digitais apresentam dois números, geralmente separados por (:) dois pontos; o primeiro número representa a hora; o número depois dos dois pontos representa os minutos; após as 12 horas (meio dia) para marcamos a hora é só continuamos a contagem, veja só:

13 horas = 1 hora da tarde, 14 horas = 2 horas da tarde, 15 horas = 3 horas da tarde, 16 horas = 4 horas da tarde e assim por diante. Professor, você pode imprimir esses conceitos e colar na sala de aula, assim, os alunos podem consultar em caso de dúvidas.

Ao finalizar as questões, proponha a reflexão do slide, ouça as opiniões do alunos e perceba se compreenderam a importância do relógio na organização do dia a dia.

Propósito: Perceber a importância do relógio como instrumento para marcar a passagem do tempo e iniciar os primeiros conceitos sobre a marcação de horas em relógios digitais.

Discuta com a turma:

Vocês têm esse tipo de relógio ou conhecem alguém que tem?

Como marcamos a hora depois do meio dia?

Se não existisse o relógio as pessoas conseguiriam se organizar, por exemplo como todos saberiam o momento de entrar na escola?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Antes de iniciar a atividade, converse com os alunos sobre as noções que eles têm a respeito da duração do tempo, sobre em quais atividades do dia a dia precisamos marcar o tempo. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises. Pode ser que alguns alunos apontem o calendário, que também é um instrumento para marcar o tempo, mas no caso em questão, será que ele seria o instrumento mais indicado? Discuta com a turma. O Guia de Intervenção pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.

Propósito: Reconhecer o relógio como instrumento para organizar os horários de situações importantes da sua vida.

Discuta com a turma:

No calendário seria possível marcar o tempo das medicações em horas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Agora, forme grupos de 3 componentes, convide-os a pensarem sobre essas questões. Você pode imprimir os relógios para os alunos organizarem nos cartazes. Entregue relógios suficientes para realizarem as marcações, mas não fale quantos serão, deixe que os alunos descubram. Deixe que discutam, troquem com os colegas e criem suas estratégias para responderem as questões. Circule pela sala e observe se está havendo troca. Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. Você pode ter mais informações sobre o trabalho em grupo acessando aqui. E também sobre o funcionamento do relógio digital.

Depois, solicite que os grupos exponham seus cartazes e os caminhos que utilizaram para encontrar as soluções. Verifique com os alunos se todos colocaram os horários corretamente nos relógios, e de acordo com a quantidade de vezes no dia, como por exemplo, o soro no nariz é de 6 em 6 horas, portanto 4 vezes ao dia, o xarope é de 12 em 12, duas vezes ao dia, o chá uma vez ao dia. Para que Ana tome as medicações nas quantidades necessárias no dia é preciso que os alunos iniciem as marcações à meia noite. Você pode usar as Atividades Complementares para enriquecer sua aula.

Propósito: Utilizar o relógio digital para organizar as práticas do dia a dia.

Discuta com a turma:

Nos horários que você marcou nos relógios, coincidiu da Ana ter que pingar soro no nariz e tomar xarope ao mesmo tempo?

Se Ana visse o seu cartaz ela conseguiria tomar as medicações nos horários corretos?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Relógios para o cartaz da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes à distribuição dos horários das medicações de Ana. Apresentar aos alunos a resposta do grupo de Cauê para a realização da atividade. Solicitar aos alunos que expliquem os caminhos que cada um utilizou para chegar às suas respostas.

Propósito: Refletir sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Você concorda com a forma como o grupo de Guilherme realizou as marcações nos relógios digitais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações: Apresentar a proposta, onde os alunos deverão analisar o cartaz do grupo de Guilherme e fazer as comparações com seus cartazes. Perceba que o grupo de Guilherme marcou somente 3 relógios para a aplicação de soro no nariz, mas na orientação está 4 vezes ao dia.

Propósito: Refletir sobre as soluções.

Discuta com a turma:

O que você achou de comum no cartaz do grupo de Guilherme com o seu?

O que vocês fizeram de diferente do grupo de Guilherme?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sistematizar os conceitos, retomando as discussões em sala. Lembrar do Aquecimento, das atividades sobre as marcações nos relógios digitais e discussões das soluções.

Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e digitais, e a importância do relógio para a organização do dia a dia.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12)

Orientações: Entregue para os alunos a atividade, deixe que leiam individualmente, façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicite que atentem-se ao enunciado e aos minutos para a organização dos horários de Maria. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções na lousa.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação à importância do relógio para organização do nosso dia e a marcação de horas no relógio digital.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12)

Orientações: Nesse momento os alunos realizarão as marcações nos relógios digitais de acordo com a organização de Maria. É o momento de verificar a aprendizagem dos alunos.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação à importância do relógio para organização do nosso dia e a marcação de horas no relógio digital.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano