Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Professor, solicite aos alunos que formem duplas para iniciar o Aquecimento. Apresente o slide e inicie as conversas. Questione os alunos sobre como podemos medir o tempo. Deixe que exponham suas ideias, é importante neste momento levantar os conhecimentos prévios dos alunos. Pergunte se conhecem os instrumentos que aparecem no slide, e questione sobre a função de cada um. Comente sobre o calendário, a ampulheta e o relógio. Se tiver uma ampulheta mostre aos alunos. Leve um calendário para a sala.
Propósito: Perceber o relógio como instrumento para marcar a passagem do tempo.
Discuta com a turma:
Você já viu uma ampulheta? Imagina para que serve?
Em que momentos usamos o calendário?
Qual dos três instrumentos você utiliza mais no seu dia a dia?
Como saber o momento de cada atividade do seu dia, como se arrumar para ir à escola, entrar na escola, almoçar, tomar café etc ?
Material complementar para impressão:
Aquecimento
Conceitos para o Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Passe para esse slide, apresente o relógio digital. Questione-os sobre o conhecimento dos alunos sobre esse relógio. Passe para a prática, os alunos irão receber vários relógios digitais impressos. Peça que recortem os relógios e dite algumas horas para fazerem os registros. Deixem que levantem suas hipótes, é importante nesse momento que os alunos façam a atividade sem a interferência do professor. Após, solicite que as duplas exponham como ficaram as marcações nos relógios. Nesse momento, o professor pode fazer as intervenções necessárias, pontuando algumas questões importantes sobre o relógio digital, como relógios digitais apresentam dois números, geralmente separados por (:) dois pontos; o primeiro número representa a hora; o número depois dos dois pontos representa os minutos; após as 12 horas (meio dia) para marcamos a hora é só continuamos a contagem, veja só:
13 horas = 1 hora da tarde, 14 horas = 2 horas da tarde, 15 horas = 3 horas da tarde, 16 horas = 4 horas da tarde e assim por diante. Professor, você pode imprimir esses conceitos e colar na sala de aula, assim, os alunos podem consultar em caso de dúvidas.
Ao finalizar as questões, proponha a reflexão do slide, ouça as opiniões do alunos e perceba se compreenderam a importância do relógio na organização do dia a dia.
Propósito: Perceber a importância do relógio como instrumento para marcar a passagem do tempo e iniciar os primeiros conceitos sobre a marcação de horas em relógios digitais.
Discuta com a turma:
Vocês têm esse tipo de relógio ou conhecem alguém que tem?
Como marcamos a hora depois do meio dia?
Se não existisse o relógio as pessoas conseguiriam se organizar, por exemplo como todos saberiam o momento de entrar na escola?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)
Orientações: Antes de iniciar a atividade, converse com os alunos sobre as noções que eles têm a respeito da duração do tempo, sobre em quais atividades do dia a dia precisamos marcar o tempo. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises. Pode ser que alguns alunos apontem o calendário, que também é um instrumento para marcar o tempo, mas no caso em questão, será que ele seria o instrumento mais indicado? Discuta com a turma. O Guia de Intervenção pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.
Propósito: Reconhecer o relógio como instrumento para organizar os horários de situações importantes da sua vida.
Discuta com a turma:
No calendário seria possível marcar o tempo das medicações em horas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)
Orientações: Agora, forme grupos de 3 componentes, convide-os a pensarem sobre essas questões. Você pode imprimir os relógios para os alunos organizarem nos cartazes. Entregue relógios suficientes para realizarem as marcações, mas não fale quantos serão, deixe que os alunos descubram. Deixe que discutam, troquem com os colegas e criem suas estratégias para responderem as questões. Circule pela sala e observe se está havendo troca. Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. Você pode ter mais informações sobre o trabalho em grupo acessando aqui. E também sobre o funcionamento do relógio digital.
Depois, solicite que os grupos exponham seus cartazes e os caminhos que utilizaram para encontrar as soluções. Verifique com os alunos se todos colocaram os horários corretamente nos relógios, e de acordo com a quantidade de vezes no dia, como por exemplo, o soro no nariz é de 6 em 6 horas, portanto 4 vezes ao dia, o xarope é de 12 em 12, duas vezes ao dia, o chá uma vez ao dia. Para que Ana tome as medicações nas quantidades necessárias no dia é preciso que os alunos iniciem as marcações à meia noite. Você pode usar as Atividades Complementares para enriquecer sua aula.
Propósito: Utilizar o relógio digital para organizar as práticas do dia a dia.
Discuta com a turma:
Nos horários que você marcou nos relógios, coincidiu da Ana ter que pingar soro no nariz e tomar xarope ao mesmo tempo?
Se Ana visse o seu cartaz ela conseguiria tomar as medicações nos horários corretos?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Relógios para o cartaz da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes à distribuição dos horários das medicações de Ana. Apresentar aos alunos a resposta do grupo de Cauê para a realização da atividade. Solicitar aos alunos que expliquem os caminhos que cada um utilizou para chegar às suas respostas.
Propósito: Refletir sobre as soluções.
Discuta com a turma:
Você concorda com a forma como o grupo de Guilherme realizou as marcações nos relógios digitais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientações: Apresentar a proposta, onde os alunos deverão analisar o cartaz do grupo de Guilherme e fazer as comparações com seus cartazes. Perceba que o grupo de Guilherme marcou somente 3 relógios para a aplicação de soro no nariz, mas na orientação está 4 vezes ao dia.
Propósito: Refletir sobre as soluções.
Discuta com a turma:
O que você achou de comum no cartaz do grupo de Guilherme com o seu?
O que vocês fizeram de diferente do grupo de Guilherme?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sistematizar os conceitos, retomando as discussões em sala. Lembrar do Aquecimento, das atividades sobre as marcações nos relógios digitais e discussões das soluções.
Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e digitais, e a importância do relógio para a organização do dia a dia.
Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12)
Orientações: Entregue para os alunos a atividade, deixe que leiam individualmente, façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicite que atentem-se ao enunciado e aos minutos para a organização dos horários de Maria. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções na lousa.
Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação à importância do relógio para organização do nosso dia e a marcação de horas no relógio digital.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12)
Orientações: Nesse momento os alunos realizarão as marcações nos relógios digitais de acordo com a organização de Maria. É o momento de verificar a aprendizagem dos alunos.
Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação à importância do relógio para organização do nosso dia e a marcação de horas no relógio digital.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar