Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_22GRM01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: malha quadriculada
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que deem exemplos do cálculo de perímetro e área. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham seus exemplos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e solicite que tentem responder os questionamentos. Você pode enviar o documento com a atividade caso considere mais viável, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZzyZ2NtwavScCqsDf8vJ2FfAyt8UB8V5Y2y6zcedM7p2Qz3U8X4nsaq5KBD5/ativprinc-mat5-22grm01.pdf. Os alunos não precisam reproduzir a imagem, basta que a analisem para responder às perguntas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. ,
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa da aula e pergunte aos alunos se alguém pensou em uma resolução diferente da apresentada. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, mostre um slide por vez e faça reflexões. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando e comentando a solução e nele mostre as imagens e conclusões dos slides. Caso o envio do vídeo não seja possível, você pode compartilhar as imagens e explicar com um áudio ou texto cada um dos slides. Segue uma sugestão de atividade que pode ser utilizada na aula e fomentar a discussão https://phet.colorado.edu/sims/html/area-builder/latest/area-builder_pt_BR.html
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos escrevam, com suas palavras, as definições de área e perímetro. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou imagens (fotos).
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Os alunos podem gravar um vídeo explicando suas resoluções.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre área e perímetro. Sugira que os alunos, juntos com seus familiares, façam uma planta baixa de suas residências e estimem sua área e perímetro. Para facilitar os cálculos eles podem desenhar a planta baixa em uma malha quadriculada.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_22GRM01
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
AULA 04
AULA 05
AULA 08
AULA 09
AULA 10
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes