Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Objetivos específicos
- Compreender o conceito e saber calcular o perímetro e área de um quadrilátero em malha quadriculada.
- Explorar formas de calcular a área e o perímetro do retângulo.
Conceito-chave
Perímetro e área de figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno,
- lápis,
- borracha,
- papel quadriculado,
- lápis de cor e papel sulfite para fotocópias.
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientação: Escrever no quadro e ler o objetivo para os alunos.
Propósito: Levar ao conhecimento dos alunos o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesta parte da aula será relembrada a noção de perímetro e área e como calculá-los. O professor pode fazer perguntas para incitar a memória a respeito do conceito dos dois.
Propósito: Diagnosticar o que os alunos aprenderam sobre os dois conceitos.
Discuta com a turma:
- Nesta aula vamos rever dois conteúdos que vocês viram no 4º ano: o perímetro e a área. Vocês lembram o que cada uma delas são?
- Agora que lembramos o que é o perímetro e área, como nós podemos calcular os dois nesse retângulo e nesse quadrado?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Organização dos alunos em duplas ou trios: de preferência o professor deve deixar a sala de aula organizada dessa forma, assim perderá menos tempo e os alunos ficarão menos dispersos com a movimentação e barulho da arrumação. Esta atividade pode ser feita e colorida em malha quadriculada pelos alunos e escrita pelo professor no quadro, mas se possível tentar dar em forma de fotocópia colorido ou em preto e branco para ser colorida por eles.
Uma sugestão é usar o material dourado como apoio principalmente para os alunos com dificuldades de aprendizagem ou mesmo os com necessidades especiais.
Iniciar a atividade lendo o enunciado para os alunos e depois juntamente com eles. Oriente-os para que anotem todas as respostas na folha e colem depois a atividade no caderno. Mas se a atividade for feita diretamente no caderno, somente a malha quadriculada deve ser colada.
Enquanto os alunos estiverem trabalhando, passe nos agrupamentos e observe se estão conseguindo interpretar e analisar o enunciado do problema, os seus dados e como são suas estratégias para resolvê-lo.
Quanto às possíveis dificuldades e erros apresentados pelos alunos, no Guia de Intervenção você encontrará algumas orientações que podem ser dadas a eles para auxiliá-los.
Propósito: Compreender o conceito de perímetro e área e saber diferenciar a forma de cálculo entre os dois.
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Organização dos alunos em duplas ou trios: de preferência o professor deve deixar a sala de aula organizada dessa forma, assim perderá menos tempo e os alunos ficarão menos dispersos com a movimentação e barulho da arrumação. Esta atividade pode ser feita e colorida em malha quadriculada pelos alunos e escrita pelo professor no quadro, mas se possível tentar dar em forma de fotocópia colorido ou em preto e branco para ser colorida por eles.
Uma sugestão é usar o material dourado como apoio principalmente para os alunos com dificuldades de aprendizagem ou mesmo os com necessidades especiais.
Iniciar a atividade lendo o enunciado para os alunos e depois juntamente com eles. Oriente-os para que anotem todas as respostas na folha e colem depois a atividade no caderno. Mas se a atividade for feita diretamente no caderno, somente a malha quadriculada deve ser colada.
Enquanto os alunos estiverem trabalhando, passe nos agrupamentos e observe se estão conseguindo interpretar e analisar o enunciado do problema, os seus dados e como são suas estratégias para resolvê-lo.
Quanto às possíveis dificuldades e erros apresentados pelos alunos, no Guia de Intervenção você encontrará algumas orientações que podem ser dadas a eles para auxiliá-los.
Propósito: Compreender o conceito de perímetro e área e saber diferenciar a forma de cálculo entre os dois.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Antes de passar as possíveis resoluções do problema, peça aos alunos que falem sobre como foram as suas estratégias de resolução. Escolha alguns alunos para demonstrarem no quadro como fizeram para calcular e achar o que estava sendo pedido no problema. Após o compartilhamento de estratégias, você pode passar no quadro as formas pela qual se pode resolver o problema para que os alunos percebam se fizeram o mesmo caminho ou não, assim, mesmo quem não acertou o resultado poderá identificar onde cometeu erros.
Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês usaram para resolver o problema?
- Quais as figuras planas que identificaram na planta baixa?
- Na hora fazer os cálculos foi importante prestar atenção na forma da figura plana?
- Foi difícil achar as medidas de cada parede?
- Por onde começaram a resolver o problema? Achando o perímetro da casa ou a área de cada cômodo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Antes de passar as possíveis resoluções do problema, peça aos alunos que falem sobre como foram as suas estratégias de resolução. Escolha alguns alunos para demonstrarem no quadro como fizeram para calcular e achar o que estava sendo pedido no problema. Após o compartilhamento de estratégias, você pode passar no quadro as formas pela qual se pode resolver o problema para que os alunos percebam se fizeram o mesmo caminho ou não, assim, mesmo quem não acertou o resultado poderá identificar onde cometeu erros.
Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês usaram para resolver o problema?
- Quais as figuras planas que identificaram na planta baixa?
- Na hora fazer os cálculos foi importante prestar atenção na forma da figura plana?
- Foi difícil achar as medidas de cada parede?
- Por onde começaram a resolver o problema? Achando o perímetro da casa ou a área de cada cômodo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Antes de passar as possíveis resoluções do problema, peça aos alunos que falem sobre como foram as suas estratégias de resolução. Escolha alguns alunos para demonstrarem no quadro como fizeram para calcular e achar o que estava sendo pedido no problema. Após o compartilhamento de estratégias, você pode passar no quadro as formas pela qual se pode resolver o problema para que os alunos percebam se fizeram o mesmo caminho ou não, assim, mesmo quem não acertou o resultado poderá identificar onde cometeu erros.
Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês usaram para resolver o problema?
- Quais as figuras planas que identificaram na planta baixa?
- Na hora fazer os cálculos foi importante prestar atenção na forma da figura plana?
- Foi difícil achar as medidas de cada parede?
- Por onde começaram a resolver o problema? Achando o perímetro da casa ou a área de cada cômodo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Antes de passar as possíveis resoluções do problema, peça aos alunos que falem sobre como foram as suas estratégias de resolução. Escolha alguns alunos para demonstrarem no quadro como fizeram para calcular e achar o que estava sendo pedido no problema. Após o compartilhamento de estratégias, você pode passar no quadro as formas pela qual se pode resolver o problema para que os alunos percebam se fizeram o mesmo caminho ou não, assim, mesmo quem não acertou o resultado poderá identificar onde cometeu erros.
Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês usaram para resolver o problema?
- Quais as figuras planas que identificaram na planta baixa?
- Na hora fazer os cálculos foi importante prestar atenção na forma da figura plana?
- Foi difícil achar as medidas de cada parede?
- Por onde começaram a resolver o problema? Achando o perímetro da casa ou a área de cada cômodo?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Fazer um breve levantamento com os alunos sobre os conceitos aprendidos ao realizar a atividade principal.
Propósito: Sistematizar o conceito com os alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Fazer um apanhado geral sobre o que foi ensinado e aprendido na aula sobre perímetro e área.
Orientação: Retomar com os alunos rapidamente o que se aprendeu na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Nesta atividade os alunos terão uma situação um pouco diferente da atividade principal. Eles usarão os mesmos conhecimentos para realizá-la, mas agora individualmente. Essa atividade pode ser passada no quadro ou ser entregue em fotocópia, disponível no modelo de impressão. O Raio X é uma atividade avaliativa para verificar se o conteúdo dado foi aprendido pelos alunos e se conseguem progredir resolvendo um problema de maior complexidade. Para acessar o resultado da atividade veja o documento Resolução do Raio X.
Propósito: Verificar se houve apropriação, por parte dos alunos, dos conceitos estudados na aula.
Discuta com a turma:
- Em relação à atividade feita na sala, foi muito diferente resolver essa? Por quê?
- Como vocês tentaram resolvê-lo?
Materiais complementares