10845
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Elaboração de problemas com multiplicação de frações por um número natural

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre ampliação da operação de multiplicação de frações

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA DIAS DO NASCIMENTO

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Monica Dias do Nascimento

Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

Elaborar problemas de multiplicação de um número fracionário por um número inteiro.

Conceito-chave

Ampliação da operação de multiplicação de frações.

Conhecimentos prévios

Multiplicação de frações.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha, problemas matemáticos, imagens, cola.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Pretende-se com esse momento da aula retomar a discussão a respeito da operação da multiplicação entre uma fração e um número natural, assim como analisar a estrutura básica de um problema matemático.

Propósito: Rever alguns conceitos que o aluno já deve ter construído, a partir da resolução coletiva do problema proposto. Dessa forma sugerimos alguns questionamentos que podem ajudar na retomada dos referidos conceitos.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo informado no problema?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Qual foi a operação ou a estratégia que você utilizou para resolver o problema?
  • Porque você resolver dessa forma? Explique a sua resolução.
  • Quantos dias João precisaria para organizar todo o jardim?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6)

Orientação: A atividade principal será realizada em três momentos: atividade 1, atividade 2 e atividade 3.

Nesta primeira atividade, o aluno deverá organizar, individualmente, um texto fatiado para montar (recortando e ordenando as placas) um problema matemático envolvendo multiplicação de números fracionários por naturais, mostrando que tem conhecimento da estrutura necessária de uma situação problema, para que esta seja solucionada.

Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.

Discuta com a turma:

  • A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
  • Observe a construção do colega ao lado. Você compreendeu o problema que ele montou?
  • O texto do seu colega é igual ao seu?
  • A forma como você montou o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • O problema que você montou aborda a operação de multiplicação entre uma fração e um número natural?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação

Orientação: Nesta segunda atividade propomos a conclusão da elaboração de um problema iniciado, onde o aluno, individualmente, terá que perceber que para a resolução do mesmo, este poderá mobilizar seu conhecimento de multiplicação envolvendo números fracionários e naturais.

Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de um contexto apresentado.

Discuta com a turma:

  • O que o texto que você construiu quer dizer? Qual é a principal mensagem?
  • A forma como você construiu o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
  • Você concorda ou entendeu o problema proposto pelo seu colega?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação

Orientação: Nesta terceira atividade foi apresentada uma situação, inclusive com ilustrações que comprovam a informação dada, e está sendo proposta, individualmente, a elaboração de um problema utilizando todas as informações já disponibilizadas e que envolva na sua resolução a multiplicação de números fracionários por naturais.

Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.

Discuta com a turma:

  • O que o texto que você construiu quer dizer? Qual é a principal mensagem?
  • A forma como você construiu o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
  • Observe a construção do colega ao lado. Você compreendeu o problema que ele montou?
  • A resposta encontrada pelo seu colega é igual a sua?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13)

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e o professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • O problema construído pelos colegas ficou igual ao seu?
  • Se ficou diferente, apresente-nos o seu.
  • Há outras possibilidades para a construção do problema?
  • Se Bruno e Cauê trocarem de lugar o novo problema terá solução?
  • Você sugere troca de outros colegas para elaborarmos o problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • O problema construído pelos colegas ficou igual ao seu?
  • Se o seu ficou diferente, você pode mostrar para os colegas?
  • Há outras possibilidades para a construção do problema?
  • Se Bruno e Cauê trocarem de lugar o novo problema terá solução?
  • Você sugere troca de outros colegas para elaborarmos o problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Os problemas de Maria e de Roberta coincidiram com o seu?
  • Você acha que os problemas apresentados contemplam a operação da multiplicação?
  • O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
  • O que há de diferente nos problemas propostos pelas colegas?
  • O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Os problemas de Maria e de Roberta coincidiram com o seu?
  • Você acha que os problemas apresentados contemplam a operação da multiplicação?
  • O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
  • O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • O problema proposto por Daniel coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
  • Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
  • O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
  • O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
  • O que representa a fração apresentada na resposta de Daniel? As fatias de pizza equivalem a mais ou menos de 1 pizza?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • O problema proposto por Maria coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
  • Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
  • O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
  • O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
  • O que representa a fração apresentada na resposta de Maria? As fatias de pizza equivalem a mais ou menos de 1 pizza?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. O diferencial nessa resolução, é que a fração 2/8 está sendo representada pela fração equivalente ¼, e assim é uma ótima oportunidade para relembrar a equivalência e auxiliar alguns alunos que ainda possam ter dificuldades quanto a esse conceito. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • O problema proposto por Cauê coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
  • Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
  • O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
  • O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
  • O que representa a fração apresentada na resposta de Cauê ? As fatias de pizza do mesmo sabor equivalem a mais ou menos de 1 pizza?
  • Qual é a relação entre as frações ¼ e 2/8?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.

Propósito: Enfatizar os principais conceitos discutidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais os elementos que não podem faltar ao elaborar um problema?
  • Em qual contexto do problema devemos utilizar a operação da multiplicação?
  • Quais foram as dificuldades encontradas ao elaborar problemas que envolvem frações?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos para planejamento de novos encaminhamentos acerca da habilidade de elaborar problema que envolva a multiplicação entre uma fração e um número natural.

Propósito: Identificar o nível de compreensão do aluno na construção de um problema matemático que aborda uma temática específica, no caso, a multiplicação entre uma fração e um número natural.

Discuta com a turma:

  • O problema que você criou diz respeito a operação da multiplicação? Ele pode ser resolvido por outra operação?
  • Quais foram as informações da situação do jogo de boliche que você utilizou como os dados principais do problema que você criou?
  • Você poderia criar outro problema diferente deste ou só há essa possibilidade?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Monica Dias do Nascimento

Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

Elaborar problemas de multiplicação de um número fracionário por um número inteiro.

Conceito-chave

Ampliação da operação de multiplicação de frações.

Conhecimentos prévios

Multiplicação de frações.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha, problemas matemáticos, imagens, cola.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Pretende-se com esse momento da aula retomar a discussão a respeito da operação da multiplicação entre uma fração e um número natural, assim como analisar a estrutura básica de um problema matemático.

Propósito: Rever alguns conceitos que o aluno já deve ter construído, a partir da resolução coletiva do problema proposto. Dessa forma sugerimos alguns questionamentos que podem ajudar na retomada dos referidos conceitos.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo informado no problema?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Qual foi a operação ou a estratégia que você utilizou para resolver o problema?
  • Porque você resolver dessa forma? Explique a sua resolução.
  • Quantos dias João precisaria para organizar todo o jardim?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6)

Orientação: A atividade principal será realizada em três momentos: atividade 1, atividade 2 e atividade 3.

Nesta primeira atividade, o aluno deverá organizar, individualmente, um texto fatiado para montar (recortando e ordenando as placas) um problema matemático envolvendo multiplicação de números fracionários por naturais, mostrando que tem conhecimento da estrutura necessária de uma situação problema, para que esta seja solucionada.

Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.

Discuta com a turma:

  • A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
  • Observe a construção do colega ao lado. Você compreendeu o problema que ele montou?
  • O texto do seu colega é igual ao seu?
  • A forma como você montou o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • O problema que você montou aborda a operação de multiplicação entre uma fração e um número natural?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação

Orientação: Nesta segunda atividade propomos a conclusão da elaboração de um problema iniciado, onde o aluno, individualmente, terá que perceber que para a resolução do mesmo, este poderá mobilizar seu conhecimento de multiplicação envolvendo números fracionários e naturais.

Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de um contexto apresentado.

Discuta com a turma:

  • O que o texto que você construiu quer dizer? Qual é a principal mensagem?
  • A forma como você construiu o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
  • Você concorda ou entendeu o problema proposto pelo seu colega?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação

Orientação: Nesta terceira atividade foi apresentada uma situação, inclusive com ilustrações que comprovam a informação dada, e está sendo proposta, individualmente, a elaboração de um problema utilizando todas as informações já disponibilizadas e que envolva na sua resolução a multiplicação de números fracionários por naturais.

Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.

Discuta com a turma:

  • O que o texto que você construiu quer dizer? Qual é a principal mensagem?
  • A forma como você construiu o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
  • Observe a construção do colega ao lado. Você compreendeu o problema que ele montou?
  • A resposta encontrada pelo seu colega é igual a sua?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13)

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e o professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • O problema construído pelos colegas ficou igual ao seu?
  • Se ficou diferente, apresente-nos o seu.
  • Há outras possibilidades para a construção do problema?
  • Se Bruno e Cauê trocarem de lugar o novo problema terá solução?
  • Você sugere troca de outros colegas para elaborarmos o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • O problema construído pelos colegas ficou igual ao seu?
  • Se o seu ficou diferente, você pode mostrar para os colegas?
  • Há outras possibilidades para a construção do problema?
  • Se Bruno e Cauê trocarem de lugar o novo problema terá solução?
  • Você sugere troca de outros colegas para elaborarmos o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Os problemas de Maria e de Roberta coincidiram com o seu?
  • Você acha que os problemas apresentados contemplam a operação da multiplicação?
  • O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
  • O que há de diferente nos problemas propostos pelas colegas?
  • O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Os problemas de Maria e de Roberta coincidiram com o seu?
  • Você acha que os problemas apresentados contemplam a operação da multiplicação?
  • O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
  • O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • O problema proposto por Daniel coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
  • Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
  • O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
  • O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
  • O que representa a fração apresentada na resposta de Daniel? As fatias de pizza equivalem a mais ou menos de 1 pizza?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • O problema proposto por Maria coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
  • Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
  • O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
  • O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
  • O que representa a fração apresentada na resposta de Maria? As fatias de pizza equivalem a mais ou menos de 1 pizza?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. O diferencial nessa resolução, é que a fração 2/8 está sendo representada pela fração equivalente ¼, e assim é uma ótima oportunidade para relembrar a equivalência e auxiliar alguns alunos que ainda possam ter dificuldades quanto a esse conceito. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.

Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • O problema proposto por Cauê coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
  • Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
  • O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
  • O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
  • O que representa a fração apresentada na resposta de Cauê ? As fatias de pizza do mesmo sabor equivalem a mais ou menos de 1 pizza?
  • Qual é a relação entre as frações ¼ e 2/8?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.

Propósito: Enfatizar os principais conceitos discutidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais os elementos que não podem faltar ao elaborar um problema?
  • Em qual contexto do problema devemos utilizar a operação da multiplicação?
  • Quais foram as dificuldades encontradas ao elaborar problemas que envolvem frações?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos para planejamento de novos encaminhamentos acerca da habilidade de elaborar problema que envolva a multiplicação entre uma fração e um número natural.

Propósito: Identificar o nível de compreensão do aluno na construção de um problema matemático que aborda uma temática específica, no caso, a multiplicação entre uma fração e um número natural.

Discuta com a turma:

  • O problema que você criou diz respeito a operação da multiplicação? Ele pode ser resolvido por outra operação?
  • Quais foram as informações da situação do jogo de boliche que você utilizou como os dados principais do problema que você criou?
  • Você poderia criar outro problema diferente deste ou só há essa possibilidade?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano