Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Monica Dias do Nascimento
Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
Elaborar problemas de multiplicação de um número fracionário por um número inteiro.
Conceito-chave
Ampliação da operação de multiplicação de frações.
Conhecimentos prévios
Multiplicação de frações.
Recursos necessários
Lápis, papel, borracha, problemas matemáticos, imagens, cola.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientação: Pretende-se com esse momento da aula retomar a discussão a respeito da operação da multiplicação entre uma fração e um número natural, assim como analisar a estrutura básica de um problema matemático.
Propósito: Rever alguns conceitos que o aluno já deve ter construído, a partir da resolução coletiva do problema proposto. Dessa forma sugerimos alguns questionamentos que podem ajudar na retomada dos referidos conceitos.
Discuta com a turma:
- O que está sendo informado no problema?
- Qual é a pergunta do problema?
- Qual foi a operação ou a estratégia que você utilizou para resolver o problema?
- Porque você resolver dessa forma? Explique a sua resolução.
- Quantos dias João precisaria para organizar todo o jardim?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6)
Orientação: A atividade principal será realizada em três momentos: atividade 1, atividade 2 e atividade 3.
Nesta primeira atividade, o aluno deverá organizar, individualmente, um texto fatiado para montar (recortando e ordenando as placas) um problema matemático envolvendo multiplicação de números fracionários por naturais, mostrando que tem conhecimento da estrutura necessária de uma situação problema, para que esta seja solucionada.
Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.
Discuta com a turma:
- A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
- Observe a construção do colega ao lado. Você compreendeu o problema que ele montou?
- O texto do seu colega é igual ao seu?
- A forma como você montou o texto favorece a compreensão do mesmo?
- O problema que você montou aborda a operação de multiplicação entre uma fração e um número natural?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação
Orientação: Nesta segunda atividade propomos a conclusão da elaboração de um problema iniciado, onde o aluno, individualmente, terá que perceber que para a resolução do mesmo, este poderá mobilizar seu conhecimento de multiplicação envolvendo números fracionários e naturais.
Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de um contexto apresentado.
Discuta com a turma:
- O que o texto que você construiu quer dizer? Qual é a principal mensagem?
- A forma como você construiu o texto favorece a compreensão do mesmo?
- Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
- Você concorda ou entendeu o problema proposto pelo seu colega?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação
Orientação: Nesta terceira atividade foi apresentada uma situação, inclusive com ilustrações que comprovam a informação dada, e está sendo proposta, individualmente, a elaboração de um problema utilizando todas as informações já disponibilizadas e que envolva na sua resolução a multiplicação de números fracionários por naturais.
Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.
Discuta com a turma:
- O que o texto que você construiu quer dizer? Qual é a principal mensagem?
- A forma como você construiu o texto favorece a compreensão do mesmo?
- Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
- Observe a construção do colega ao lado. Você compreendeu o problema que ele montou?
- A resposta encontrada pelo seu colega é igual a sua?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e o professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- O problema construído pelos colegas ficou igual ao seu?
- Se ficou diferente, apresente-nos o seu.
- Há outras possibilidades para a construção do problema?
- Se Bruno e Cauê trocarem de lugar o novo problema terá solução?
- Você sugere troca de outros colegas para elaborarmos o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- O problema construído pelos colegas ficou igual ao seu?
- Se o seu ficou diferente, você pode mostrar para os colegas?
- Há outras possibilidades para a construção do problema?
- Se Bruno e Cauê trocarem de lugar o novo problema terá solução?
- Você sugere troca de outros colegas para elaborarmos o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- Os problemas de Maria e de Roberta coincidiram com o seu?
- Você acha que os problemas apresentados contemplam a operação da multiplicação?
- O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
- O que há de diferente nos problemas propostos pelas colegas?
- O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- Os problemas de Maria e de Roberta coincidiram com o seu?
- Você acha que os problemas apresentados contemplam a operação da multiplicação?
- O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
- O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- O problema proposto por Daniel coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
- Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
- O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
- O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
- O que representa a fração apresentada na resposta de Daniel? As fatias de pizza equivalem a mais ou menos de 1 pizza?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- O problema proposto por Maria coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
- Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
- O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
- O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
- O que representa a fração apresentada na resposta de Maria? As fatias de pizza equivalem a mais ou menos de 1 pizza?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. O diferencial nessa resolução, é que a fração 2/8 está sendo representada pela fração equivalente ¼, e assim é uma ótima oportunidade para relembrar a equivalência e auxiliar alguns alunos que ainda possam ter dificuldades quanto a esse conceito. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- O problema proposto por Cauê coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
- Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
- O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
- O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
- O que representa a fração apresentada na resposta de Cauê ? As fatias de pizza do mesmo sabor equivalem a mais ou menos de 1 pizza?
- Qual é a relação entre as frações ¼ e 2/8?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.
Propósito: Enfatizar os principais conceitos discutidos na aula.
Discuta com a turma:
- Quais os elementos que não podem faltar ao elaborar um problema?
- Em qual contexto do problema devemos utilizar a operação da multiplicação?
- Quais foram as dificuldades encontradas ao elaborar problemas que envolvem frações?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos para planejamento de novos encaminhamentos acerca da habilidade de elaborar problema que envolva a multiplicação entre uma fração e um número natural.
Propósito: Identificar o nível de compreensão do aluno na construção de um problema matemático que aborda uma temática específica, no caso, a multiplicação entre uma fração e um número natural.
Discuta com a turma:
- O problema que você criou diz respeito a operação da multiplicação? Ele pode ser resolvido por outra operação?
- Quais foram as informações da situação do jogo de boliche que você utilizou como os dados principais do problema que você criou?
- Você poderia criar outro problema diferente deste ou só há essa possibilidade?