10836
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Trilhas das operações com as dízimas periódicas

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Realizar operações aritméticas com dízimas periódicas simples e compostas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Professor, revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS.
- Necessários: papel, lápis, calculadora.
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, plataforma da Khan Academy (disponível aqui).

Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO e ou RAIO X.

Aquecimento
A atividade proposta compõe a essência da aula. Solicite que os alunos resolvam a situação, que pode ser copiada no caderno. Você pode usar a atividade do Raio X para compor a aula.

Solicite que os alunos expliquem, por meio de um texto, as estratégias para resolver as situações. Como a atividade exige autonomia e, provavelmente, outras retomadas, você pode optar por realizar a Atividade Principal em outro momento como forma de revisão das aprendizagens.

Sugestões de apreciação de vídeos (conversão de decimais e dízimas em frações) da Khan Academy para os alunos que dispõem de internet:
Link 1 - disponível aqui.
Link 2 - disponível aqui.

Há diversos outros vídeos gratuitos na Khan Academy para alunos e professores explorarem

Atividade principal
A atividade principal é um jogo de trilha que pode ser impresso. A sugestão é que seja usado numa aula posterior como forma de revisão das aprendizagens.

Discussão das soluções
Para esta etapa, você pode disponibilizar algumas soluções das conversões apresentadas no jogo e utilizar aplicativos como Whatsapp para os alunos encaminharem os textos com as explicações sobre resoluções ou estratégias utilizadas.

Você pode disponibilizar para todos um texto em que haja coerência do ponto de vista conceitual e outro com equívocos, para a turma analisar e se posicionar. Se houver recursos tecnológicos para discussão em tempo real com a turma, utilize-os para esclarecer dúvidas e sugerir propostas que ampliem e consolidem as amprendizagens. Sugestão de recursos on line para discussões: Meet ou Hangout (Google).

Sistematização
xxx

Encerramento
xxx

Raio X
O Raio X pode ser usado como atividade central da aula, juntamente com o aquecimento. Para revisões, use também as atividades complementares.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_05NUM10

(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas