10807
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Raciocínio espacial em situações do cotidiano.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Raciocínio espacial, movimentação e localização

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações  de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.

Objetivos específicos

  • Relacionar o raciocínio espacial a ações em ambientes do cotidiano.

  • Realizar projeções de movimentos a partir do ponto de vista sob diferentes ângulos.  

Conceito-chave

Raciocínio espacial, movimentação e localização

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos
  • Tesoura e cola (opcionais)

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo proposto.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Peça aos alunos, se possível, que escrevam suas respostas no caderno para depois compartilhar com os demais colegas. Caso os alunos apresentem respostas utilizando referências, como “do lado”, proponha a utilização de termos como “e a sua direita”, “e a sua esquerda”, mas depois que os alunos apresentarem suas respostas.

Propósito: Descrever sua posição e a posição de objetos no espaço, dando informações sobre pontos de referência, direção e sentido.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância de localização na vida de todas as pessoas?
  • Por que é de extrema importância fornecer as informações corretas sobre a localização das pessoas, das casas, empresas, escolas e tanto outros lugares?
  • Você conhece algum serviço que necessita da localização para ser realizado? Você já imaginou se não houvesse os nomes de ruas e avenidas, como seria para realizar esses serviços?
  • A movimentação das pessoas está atribuída à localização? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de localizar o local onde deve ser a casa de João e de seus pais.

Propósito: Propor uma atividade de movimentação e localização.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de localizar o local onde deve ser a casa de João e de seus pais.

Propósito: Propor uma atividade de movimentação e localização.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual sua opinião sobre o questionamento do pai de João?
  • E sobre o questionamento da mãe de João, qual seria a sua resposta?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • A ideia apresentada por João, pode ser uma boa ideia?
  • Você utilizaria esta ideia para resolver este problema?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • João está com dúvida sobre como continuar. De que maneira você ajudaria João?
  • E quanto a ideia apresentada pelo pai de João, você concorda?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você ajudaria o João?
  • Que estratégia você utilizaria para solucionar esta dúvida?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você acha a ideia proposta pela mãe de João adequada?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a sua resposta para a pergunta de João?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientação: Finalize este momento destacando algumas características deste tipo de problema. Faça uma pergunta para a turma com essa finalidade, para verificar qual ou quais características serão apresentadas pelos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão dos alunos quanto a problemas que abordam o raciocínio espacial.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 20 e 21)

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em problemas que envolvem movimentação e localização em mapas.

Discuta com a turma:

  • O que permite a movimentação das pessoas em locais desconhecidos?
  • De que maneira podemos achar a localização de um determinado lugar em um lugar desconhecido?
  • Qual as estratégias que vocês utilizaram para determinar o caminho de Carlos?
  • Você já esteve em algum lugar que não conhecia? E se não houvesse a localização você conseguiria achar algum lugar?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 20 e 21)

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em problemas que envolvem movimentação e localização em mapas.

Discuta com a turma:

  • O que permite a movimentação das pessoas em locais desconhecidos?
  • De que maneira podemos achar a localização de um determinado lugar em um lugar desconhecido?
  • Qual as estratégias que vocês utilizaram para determinar o caminho de Carlos?
  • Você já esteve em algum lugar que não conhecia? E se não houvesse a localização você conseguiria achar algum lugar?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo proposto.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações  de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.

Objetivos específicos

  • Relacionar o raciocínio espacial a ações em ambientes do cotidiano.

  • Realizar projeções de movimentos a partir do ponto de vista sob diferentes ângulos.  

Conceito-chave

Raciocínio espacial, movimentação e localização

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos
  • Tesoura e cola (opcionais)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Peça aos alunos, se possível, que escrevam suas respostas no caderno para depois compartilhar com os demais colegas. Caso os alunos apresentem respostas utilizando referências, como “do lado”, proponha a utilização de termos como “e a sua direita”, “e a sua esquerda”, mas depois que os alunos apresentarem suas respostas.

Propósito: Descrever sua posição e a posição de objetos no espaço, dando informações sobre pontos de referência, direção e sentido.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância de localização na vida de todas as pessoas?
  • Por que é de extrema importância fornecer as informações corretas sobre a localização das pessoas, das casas, empresas, escolas e tanto outros lugares?
  • Você conhece algum serviço que necessita da localização para ser realizado? Você já imaginou se não houvesse os nomes de ruas e avenidas, como seria para realizar esses serviços?
  • A movimentação das pessoas está atribuída à localização? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de localizar o local onde deve ser a casa de João e de seus pais.

Propósito: Propor uma atividade de movimentação e localização.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de localizar o local onde deve ser a casa de João e de seus pais.

Propósito: Propor uma atividade de movimentação e localização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual sua opinião sobre o questionamento do pai de João?
  • E sobre o questionamento da mãe de João, qual seria a sua resposta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • A ideia apresentada por João, pode ser uma boa ideia?
  • Você utilizaria esta ideia para resolver este problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • João está com dúvida sobre como continuar. De que maneira você ajudaria João?
  • E quanto a ideia apresentada pelo pai de João, você concorda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você ajudaria o João?
  • Que estratégia você utilizaria para solucionar esta dúvida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você acha a ideia proposta pela mãe de João adequada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a sua resposta para a pergunta de João?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)

Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.

Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientação: Finalize este momento destacando algumas características deste tipo de problema. Faça uma pergunta para a turma com essa finalidade, para verificar qual ou quais características serão apresentadas pelos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão dos alunos quanto a problemas que abordam o raciocínio espacial.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 20 e 21)

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em problemas que envolvem movimentação e localização em mapas.

Discuta com a turma:

  • O que permite a movimentação das pessoas em locais desconhecidos?
  • De que maneira podemos achar a localização de um determinado lugar em um lugar desconhecido?
  • Qual as estratégias que vocês utilizaram para determinar o caminho de Carlos?
  • Você já esteve em algum lugar que não conhecia? E se não houvesse a localização você conseguiria achar algum lugar?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 20 e 21)

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em problemas que envolvem movimentação e localização em mapas.

Discuta com a turma:

  • O que permite a movimentação das pessoas em locais desconhecidos?
  • De que maneira podemos achar a localização de um determinado lugar em um lugar desconhecido?
  • Qual as estratégias que vocês utilizaram para determinar o caminho de Carlos?
  • Você já esteve em algum lugar que não conhecia? E se não houvesse a localização você conseguiria achar algum lugar?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano