Retomada presencial Alfabetização no ensino remoto: o que deu certo e o que fica para o retorno presencial Apoio das famílias e adequação das atividades ao contexto dos alunos foram peças-chave para o avanço nas aprendizagens
Acolhimento Educação Infantil: 7 dicas para organizar uma reunião com pais de maneira remota Acolher virtualmente as famílias exige alguns cuidados específicos para que as reuniões transcorram com sucesso e tranquilidade
Prática pedagógica Educação Infantil: caminhos possíveis para trabalhar de forma não presencial Campos de experiências e objetivos de aprendizagem da BNCC podem orientar as propostas. Ter o apoio das famílias e aproveitar a rotina e o contexto das crianças são essenciais no processo
Retratos da retomada Educação Infantil: as experiências de creches que seguiram com o atendimento presencial durante a pandemia Como forma de apoio às famílias, duas instituições contam como foi manter as portas das escolas abertas para oferecer atividades presenciais
Ensino a distância Conhecer as famílias é essencial para organizar atividades remotas na creche Escuta e parceria têm sido determinantes na organização de um atendimento a distância que considere o perfil e as necessidades da comunidade escolar e esteja alinhado às suas possibilidades e expectativas
Vínculo Gestão escolar: como manter as famílias engajadas Estreitar vínculo com os familiares, conhecer a sua realidade, manter os canais de comunicação abertos, oferecer ajuda e ter escuta ativa e empatia são alguns dos caminhos
Parceria O que fazer quando as expectativas das famílias são diferentes do trabalho planejado para as crianças? A concepção de criança pode ser diferente, mas é necessário buscar um diálogo e compreender a realidade dos adultos responsáveis pela criança
Ensino remoto 7 boas formas para se comunicar com a comunidade escolar Apostar em caminhos variados para estabelecer as trocas é a forma de atingir um maior número de famílias