Entrevista José Pacheco: criador da Escola da Ponte reflete sobre como ressignificar a escola Em entrevista exclusiva à NOVA ESCOLA, ele fala dos modelos educacionais e das mudanças necessárias para criar um novo contexto educacional, que permita produzir conhecimento e transformar saberes em práticas
Fechamento do ano Como envolver crianças e famílias na construção de portfólios na Educação Infantil? Educadores podem estimular o protagonismo dos pequenos, convidando-os a selecionar as produções que consideram mais significativas, e planejar a participação de pais e responsáveis em algumas atividades
Protagonismo Fechamento do ano: sugestões para envolver alunos e famílias Saiba como garantir as devolutivas e celebrações das conquistas deste ano e os momentos de reflexões para o próximo
Planejamento Gestão escolar: como planejar e conduzir um conselho de classe participativo Encontro deve ter foco no processo de aprendizagem dos alunos, propiciar reflexões sobre as práticas docentes, orientar ações para o ano seguinte e envolver os estudantes e suas famílias
Gestão escolar Relação família-escola: como educar pais e responsáveis? A participação dos pais e mães nas unidades escolares traz muitos ganhos – no entanto, às vezes é preciso instruir também esses adultos para o bem da unidade e de todo o território
Prática pedagógica Autismo e inclusão: 4 sugestões para fortalecer a parceria com as famílias na Educação Infantil Experiências que congregam pais, responsáveis e educadores são muito importantes para consolidar uma escola que seja realmente inclusiva
Família e escola Educação Infantil: como fortalecer os laços com pais e responsáveis no retorno às atividades presenciais Conheça estratégias para cuidar desse vínculo tão importante