Protagonismo Incentive a autoria dos alunos e organize slams durante o ensino remoto A professora de Língua Portuguesa Lidiane Pereira compartilha experiência de trabalhar o gênero poético a distância
Prática pedagógica Ensino híbrido: experiências inspiradoras de curadoria e cooperação docente O professor como mediador dos conhecimentos e os alunos como protagonistas são chaves para a transformação da prática pedagógica diante do cenário atual
Prática pedagógica “No início da pandemia, eu não me sentia professor. Parecia que a profissão tinha sido descaracterizada” Colunista da NOVA ESCOLA e professor de Educação Infantil, Evandro Tortora conta como a quarentena com o ensino remoto modificou sua rotina e prática pedagógica
Prática pedagógica “A formação continuada tem o papel de mostrar novos caminhos” Colunista de NOVA ESCOLA e vice-diretora de escola municipal, Selene Coletti fala sobre sua trajetória de 40 anos na Educação e como rompeu com crenças e práticas ao se abrir para a formação continuada
Inovação em sala de aula Ensino híbrido: é possível fazer sem internet e poucos recursos? Entenda como aplicar metodologia com baixa tecnologia e conectividade limitada a partir de exemplos práticos
Trilha BNCC de Educação Infantil A experiência de duas creches que colocam a criança no centro do trabalho Conheça instituições que valorizam o protagonismo dos pequenos e a importância das brincadeiras, dois pilares fundamentais da BNCC
Educação Infantil “Trabalhei um conteúdo mais complexo respeitando o brincar das crianças” Em depoimento, a professora Mariana Rodrigues descreve sua experiência e a dos pequenos com o plano de atividade "Escrever nomes para o jogo da memória”
Trilha BNCC da Educação Infantil Planejamento na Educação Infantil: como aliar a BNCC às vivências com as crianças A experiência com os pequenos em diálogo com as concepções presentes no documento são elementos importantes para projetar as práticas educativas na etapa