Coordenação pedagógica: como mapear as necessidades dos professores e planejar os encontros formativos
Trabalho coletivo é essencial para conduzir a recomposição de aprendizagem. Nesta roda de conversa em vídeo, educadores conversam sobre o papel da gestão escolar durante esses esforços pós-pandemia
Não foram apenas os alunos que encontraram um cenário diferente nas escolas após a retomada das aulas presenciais. As equipes pedagógicas já vinham reformulando práticas e estratégias de ensino desde o início da pandemia. Agora, a realidade também pede novas adaptações, principalmente com a implementação do Novo Ensino Médio.
Diante disso, a coordenação pedagógica tem um papel essencial, que se inicia com um olhar diagnóstico para o seu grupo de professores e segue com o entendimento do tipo de formação de que eles vão precisar para fazer um bom trabalho. É importante lembrar que as equipes docentes são muito diversas, e, por isso, as suas necessidades também serão.
Elaine Cásper, coordenadora pedagógica da EE Luís dos Santos Metalúrgico, em São Bernardo do Campo (SP), e Paulo Cunha, especialista em Novo Ensino Médio e consultor pedagógico desta série de debates, abordaram essa temática na última roda de conversa do projeto Recomposição de Aprendizagem no Ensino Médio
Na Luís dos Santos Metalúrgico, os professores são avaliados por todos que participam do processo educativo: colegas, estudantes e gestores. Com esse diagnóstico, a coordenadora tem uma série de indícios que a ajudam a planejar as necessidades formativas dos educadores. Elaine conta que o primeiro passo foi dialogar com a equipe para que todos compreendessem juntos suas fragilidades, construíssem indicadores de avaliação e pudessem começar a monitorá-los. Confira como foi o bate-papo no vídeo a seguir:
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