Novo Ensino Médio: formação é essencial para garantir a implementação das mudanças e fazer a recomposição de aprendizagens
Reportagem em vídeo apresenta estratégias de escola para dar conta dos desafios atuais na etapa
PorNOVA ESCOLA
31/05/2022
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Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
31/05/2022
A Lei do Novo Ensino Médio, em 2017, trouxe mudanças estruturais para a etapa. Naquele momento, previa-se uma implementação em até cinco anos após a homologação do marco legal, ou seja, em 2022. O que ninguém imaginava é que teríamos uma pandemia no meio do caminho. Com isso, o calendário foi alterado – em 2022, as novidades são obrigatórias para o 1º ano do Ensino Médio; em 2023, amplia-se para o 2º ano; e, em 2024, para todos os alunos.
Na EE Luís dos Santos Metalúrgico, em São Bernardo do Campo (SP), os gestores se preocupam não só em auxiliar a adaptação dos alunos à nova estrutura, mas também em garantir a formação continuada dos professores.
Semanalmente, na escola, são realizadas rodas de conversas, atividades variadas e momentos de estudo para garantir que os educadores estejam preparados para lidar com os novos desafios da transição – especialmente no contexto atual, que, além da implementação do Novo Ensino Médio, também demanda ações para a recomposição de aprendizagens.
Ao retratar a experiência da escola paulista, a reportagem em vídeo a seguir permite entender como esses momentos de trabalho coletivo podem ser conduzidos. Confira:
Este conteúdo faz parte do projeto Recomposição de Aprendizagem no Ensino Médio. Confira aqui os demais conteúdos produzidos.
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