Plano de Aula

Plano de aula: Lavar as mãos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cuidados pessoais

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta atividade deverá ser antecedida por outra em que a criança tenha sujado suas mãos, como uma proposta com tintas ou meleca (com farinha, sagu, gelatina), por exemplo. A ideia principal é realizar uma atividade de cuidado pessoal. Para fins de exemplificação desse plano, será utilizado o lavar as mãos após uma proposta com tintas, partindo assim de uma experiência da escola. Você deverá preparar o espaço com sabonetes e toalhas para a secagem das mãos. Separe os materiais em caixas para melhor organização.

Materiais:

Sabonetes, caixas e toalhas.

Espaços:

Organize a atividade no ambiente rotineiro de cuidado das crianças, o banheiro ou o fraldário. Separe em diversas caixas os materiais para organizar o ambiente de higiene antes da proposta.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 20 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Os bebês demonstram curiosidade e interesse ao lavar as mãos? Experimentam diferentes possibilidades (colocam o sabonete antes da água, fazem espuma, enxaguam e esfregam as mãos)?

2. Como os bebês se comunicam durante a proposta? Quais gestos, movimentos e expressões utilizam?

3. Como os bebês experimentam as possibilidades corporais na brincadeira? Como participam desse momento de cuidado com o próprio corpo?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês sejam atendidosconforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?
O que fazer durante?
inicio-num>

1

<fim-num>

Após a realização da brincadeira com tinta, preparada por você para anteceder o início do momento de cuidado, chame um pequeno grupo de bebês até o local onde lavarão as mãos, enquanto os demais ainda estarão envolvidos na proposta com outro professor. Explique a eles que nesta atividade irão cuidar de sua própria higiene e do cuidado do seu corpo lavando as mãos. Aproxime as caixas com os materiais de higiene e mostre os sabonetes e as toalhas que as crianças irão utilizar.Disponha de alguns sabonetes para esta atividade. Aos poucos, nomeie os objetos com as crianças: a torneira, a pia, o sabonete, a água.

Possíveis falas do professor: Fizemos algumas brincadeiras com tintas e as mãos estão sujas. Vamos lavar as mãos? Quem sabe o que precisamos para que a mão fique limpa? (vá nomeando com elas a água, o sabonete, a toalha).

Possíveis ações da criança: Algum bebê poderá nomear o sabonete, outro esticará as mãos em sinal de querer lavar.

<inicio-num>

2

<fim-num>

Em pequenos grupos convide-os para abrir as torneiras e iniciar o momento da lavagem das mãos. Enquanto os bebês lavam as mãos, observe como exploram os movimentos de abrir e fechar a torneira, de manusear o sabonete, como percebem as cores, os cheiros e texturas, a espuma, a água fria ou morna, o perfume do sabonete. Possibilite que explorem este momento descobrindo que o sabão faz espuma, a força necessária que deverão empregar para abrir e fechar a torneira, o volume de água que sai da torneira, a temperatura, a sensação de molhado. Potencialize este momento e fortaleça as interações entre os bebês, envolvendo-os na brincadeira, para que possam experimentar as possibilidades corporais de cuidados de si.Mescle os momentos individuais e em dupla. Garanta que os menores tenham a oportunidade de participar também. Adapte a organização, de forma que eles também se sintam acolhidos, por exemplo, pegando-os no colo e auxiliando-os na brincadeira com a espuma.
Possíveis falas do professor: Vamos abrir a torneira ? Como está a água? Fria, quente? Vamos colocar o sabão na mão e esfregar, o que acontece?

Possíveis ações da criança: Algumas crianças podem abrir a torneira e deixar sair muita água, outras podem abrir e sair pouca água. Procure colocá-las em pares mais e menos experientes com essa atividade, para que um possam auxiliar um ao outro e para que haja desafio as crianças mais autônomas e para as que ainda estão em desenvolvimento da autonomia com relação a essa atividade.

<inicio-num>

3

<fim-num>

Após os momentos de exploração e de descoberta, convide os bebês para o enxague das mãos, em duplas. Eles podem brincar de enxaguar a mão uns dos outros até que saia todo o sabão. Utilize a música Lavar as mãos, de Arnaldo Antunes, enquanto você propõe aos bebês o enxague das mãos. Brinque com as crianças durante este momento, cantando a música e lavando sua própria mão. Faça com os bebês o processo de organização do local, indique o momento do fechamento das torneiras e de guardar o sabonete. Em uma caixa, disponha as toalhas para o secamento das mãos. Convide os pequenos, em duplas, para secar as mãos uns dos outros. Para isso, forme uma dupla com um dos bebês e inicie o movimento para que eles possam imitar.

Possíveis falas do professor: Agora vamos enxaguar as mãos e tirar todo o sabão, um ajudando o outro. Depois de enxaguar o que fazemos?

Possíveis ações da criança: Algumas das crianças podem esquecer-se de fechar a torneira ou podem não ter familiaridade com a autonomia no momento da higiene, sugira os passos ou convide um dos bebês para que ele possa fechá-la.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados