Adoro máquina de escrever, mas não dá para carregar no bolso
Na newsletter de hoje, uma reflexão sobre a tecnologia e a Alfabetização
19/09/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
19/09/2019
Tudo bom?
Quem aí se lembra da máquina de escrever? Certamente na sua escola houve um tempo em que a secretaria não sobrevivia sem uma boa Remington ou Olivetti. Eu sou do tempo em que as pessoas faziam curso de datilografia para aprender a digitar (muitos empregos dependiam dessa habilidade, veja só), o que me dá orgulho por ser capaz de responder a alguém sem ter de olhar para o teclado – e sem errar.
Hoje as máquinas de escrever viraram artigo de luxo retrô e os teclados virtuais é que nos ajudam a enviar mensagens, escrever e-mails e até criar memes. As crianças assistem vídeos e até têm suas primeiras experiências com o alfabeto nesses equipamentos. Aí vem a questão: será que daqui a pouco a Alfabetização também vai passar pelo celular? Na reportagem “Como a tecnologia está mudando a Alfabetização” você vai encontrar algumas respostas e muitas reflexões para entender como o professor nunca vai deixar de ser importante nesse processo. Leia o texto na íntegra.
E por falar em Alfabetização, a professora Mara Mansani mostra como explorar a imaginação das crianças no processo de Alfabetização ao usar papel e lápis para jogos e brincadeiras. As brincadeiras despertam o potencial da aprendizagem e esse conhecimento adquirido vai acompanhar os pequenos pelo resto de suas vidas. Veja quais são as brincadeiras e como usá-las na sua escola.
A Rede Conectando Saberes, que está presente em todo o território nacional, está organizando o 1º Edital Conectando Boas Práticas. A ideia é reunir projetos pedagógicos que estão dando certo e que vão integrar um banco de boas práticas, acessível a todos os professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares de todo o país. Para inscrever a sua prática e divulgar para amigos, basta acessar este link. Mas atenção: o prazo final é no dia 22 de setembro. Boa sorte!
Muito obrigado e até mais
Soraia Yoshida
Editora de Nova Escola e Nova Escola Gestão
Últimas notícias
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Linguagem
Língua Portuguesa: ajude seu aluno a ler o mundo em diversos contextos
A aquisição e desenvolvimento da linguagem demandam o reconhecimento da língua em sua totalidade, os propósitos comunicativos e a interação entre interlocutores e a vida em sociedade
Crianças
Semana Nacional da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem
A data traz uma boa oportunidade para reflexões e planejamento de experiências em torno das garantias consolidadas na Base Nacional Comum Curricular
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça uma experiência prática de utilização de agrupamentos produtivos
Planejamento
Como integrar as competências socioemocionais às aprendizagens curriculares?
Professores têm o desafio de proporcionar situações didáticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional combinado ao cognitivo