Não tenha medo de errar
Veja o que você e seus alunos podem aprender errando
23/09/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
23/09/2019
Tudo bom?
Vou confessar uma “vergonha” que carrego no meu histórico escolar: eu entreguei minha primeira prova de Alfabetização totalmente em branco. Naquela época, a Alfabetização tinha início aos 7 anos, quando a criança ingressava no Fundamental 1. Eu me lembro da sensação de fracasso total que me acompanhou até em casa e que persistiu até a próxima prova, quando venci meus medos e tirei nota máxima.
Eu imagino que os estudantes de Pedagogia e licenciatura sintam esse mesmo “peso”, o medo de errar e decepcionar durante o estágio de observação na escola. Só que o erro é fundamental! Ele nos mostra como fazer de um jeito diferente, nos faz refletir e avançar. A gente erra para aprender melhor. Então, se você conhece algum estudante de Pedagogia, conte sobre o que você aprendeu ao errar e como evoluiu em seu trabalho. A reportagem completa sobre como aproveitar melhor o estágio está aqui.
E se ainda assim não ficar convencido, aproveite para compartilhar os depoimentos de Mário Sérgio Cortella, Regina Scarpa e Maria do Pilar Lacerda. Eles contam o que aprenderam com o erro.
E para seus alunos, os exemplos de que é bom errar para aprender são abundantes. Na Matemática, ao aplicar o esforço produtivo, o aluno consegue refletir e aprender conceitos sem cair na decoreba. Veja como fazer isso nesta reportagem.
Nesta terça-feira (24/09), às 19h, vamos transmitir, ao vivo, o webinar Leitura para bebês, feito em parceria com o Itaú Social. Vocês poderão acompanhar o webinar na nossa página do Facebook ou também fazer o curso gratuito na página do Itaú Social. Não perca!
Até mais, se cuide
Soraia Yoshida
Editora de Nova Escola e Nova Escola Gestão
Últimas notícias