Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

NOVA ESCOLA vai trazer 2 mil planos de aula de Língua Portuguesa e planos de atividades para Educação Infantil

Ao todo serão 500 atividades para Educação Infantil e 1500 planos de aula de Língua Portuguesa alinhados à Base e disponibilizadas no site de NOVA ESCOLA

POR:
Laís Semis

Colaborou Wellington Soares

O time de professores de Educação Infantil e Língua Portuguesa na foto de encerramento da Virada de Autores   Foto: Mariana Pekin

Os planos de aula são velhos conhecidos dos professores do Ensino Fundamental e Médio. No entanto, quem é docente na Educação Infantil nunca pôde contar com o mesmo apoio. Essa realidade, no entanto, começará a se transformar a partir das próximas semanas. O Time de Autores NOVA ESCOLA vai criar e disponibilizar 500 planos de atividades gratuitamente em nossa plataforma. Toda a produção levará em consideração os campos de experiência e objetivos de aprendizagem trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Da mesma forma, o projeto também prevê disponibilizar 1500 planos de aula de Língua Portuguesa alinhados à BNCC para turmas do 1º a 9º ano do Ensino Fundamental.

“Nosso projeto tem muito a ver com a falta de tempo para planejamento e dificuldade em achar materiais de qualidade na internet”, explica Juliana Cavalcante, gerente de Produtos Pedagógicos da NOVA ESCOLA. “Além disso, essa é uma oportunidade de fazer a implementação de uma política pública como a Base chegar na sala de aula”. A estrutura dos planos de aula, ferramenta conhecida dos professores, já está bem estabelecida em suas etapas. Faltava fazer o mesmo para Educação Infantil. “Sabíamos que tínhamos um desafio de criar um modelo que materializasse um planejamento para dar autonomia pedagógica aos professores e atender tantas infâncias de um Brasil diverso”, diz Raquel Franzim,  assessora pedagógica no Instituto Alana, instituição apoiadora dos planos de Educação Infantil.

O início dessa produção começou na Virada de Autores, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de julho em Itapeva (MG). Esta é a terceira etapa da produção do projeto que prevê a produção de 6 mil planos de aulas NOVA ESCOLA. “Começamos o projeto no ano passado com Matemática. Em abril, iniciamos os planos de Ciências e Língua Inglesa”, conta Juliana. A expectativa é que, em novembro, NOVA ESCOLA contará com um Time de Autores para os componentes de História e Geografia e, para 2019, Arte e Educação Física.

Mazé Nóbrega, assessora pedagógica dos planos de aula NOVA ESCOLA, durante formação para professores de Língua Portuguesa   Foto: Mariana Pekin

Virada de Autores
Os números dizem muito: 180 professores das cinco regiões do Brasil, vindos de 104 cidades de 20 estados, com as mais diferentes trajetórias se reuniram para somar experiências e vivenciar um novo desafio em suas carreiras: produzir planos de aulas que transponham uma política pública que está no papel para a prática. “Não é uma coisa simples”, afirma Raissa Pascoal, coordenadora de Língua Portuguesa do projeto de Planos de Aulas. “As pessoas estão acostumadas a dar aula e planejar, mas pensar em fazer um conteúdo que outro professor vai usar em sala de aula é bem desafiador”.

Além de marcar o início da produção, o evento trouxe uma série de palestras e atividades de formação para qualificar os professores-autores dos planos a desenvolver o trabalho. Mudanças que a Base apresenta em relação aos Parâmetros Nacionais Curriculares, o passo a passo para a criação de um bom plano e as premissas de um trabalho colaborativo com devolutivas foram alguns dos temas abordados durante a Virada de Autores. “A experiência me permitiu adquirir e qualificar conhecimentos. É um espaço rico de troca e colaboração, com enriquecimento pessoal e profissional”, relatou uma das professoras-autoras no encerramento do evento. Para os especialistas presentes, o sentimento foi parecido. “A Virada é uma oportunidade de ver quanta gente incrível o Brasil tem em sala, pensando em soluções para os desafios que escola coloca e podendo inspirar outros profissionais”, aponta a assessora pedagógica Raquel Franzim.

Para Juliana Cavalcante, esta Virada foi “muito especial” por ser a única que incluiu duas etapas da Educação Básica, atendendo alunos de 0 a 15 anos. “A Educação Infantil é uma etapa super importante, mas que ainda tem pouco material desenvolvido”, diz a gerente de Produtos Pedagógicos. “E Língua Portuguesa é um componente curricular que acaba impactando o ensino de todos os outros componentes”.

Os professores-autores dos planos de aula durante palestra de formação na Virada de Autores   Foto: Mariana Pekin

A missão dos planos de aula NOVA ESCOLA
O projeto reúne professores aprovados em processo seletivo de três etapas para se tornarem autores de planos de aula e de atividades. Todos os materiais são produzidos por profissionais da Educação que estão em sala de aula com o objetivo de atingir professores em todo o país – compartilhando a missão de garantir um aprendizado de qualidade para crianças e adolescentes. Todo o material produzido é disponibilizado gratuitamente na área de Planos de Aula para acesso online e download. Para garantir a qualidade dos conteúdos, uma equipe formada por mentores e especialistas dá suporte e acompanha o trabalho dos professores-autores.

Além do impacto dos planos, que chegam até alunos do Brasil inteiro, o projeto também colabora com a formação continuada de professores. “Os professores que passam pelo Time de Autores disseminam os aprendizados que tiveram durante o projeto para outros colegas que trabalham em suas escolas e redes”, diz Raissa. Em agosto de 2018, acontecem os processos seletivos para o Time de Autores de História e Geografia. Os interessados em se inscrever podem deixar seus contatos. Para saber mais sobre o projeto, acesse www.novaescola.org.br/time-de-autores.

Quer saber de tudo que rolou na Virada de Autores? Confira a cobertura do evento:

- "Vim da Holanda para participar do Time de Autores"

- BNCC na Educação Infantil: como garantir os direitos de aprendizagem

- 6 novidades da BNCC de Língua Portuguesa para levar em conta no planejamento

- Desvendando o ensino de gramática com textos

- Como fazer uma boa atividade para Educação Infantil

- O que mudei na minha prática

- Dois relatos surpreendentes sobre como é ser um professor homem na Educação Infantil

Tags

Guias

Tags

Guias

Assuntos Relacionados