Álbum: passo a passo da Web TV escolar

Com recursos como lousa digital e gravação, o professor Jorge Cezar Coelho professor envolve a turma e apresenta conteúdos de Língua Portuguesa em forma de reportagens na CBB Web TV

POR:
Ana Ligia Scachetti

Assim que começava a aula de Língua Portuguesa, os alunos do 9º ano da EMEF Borges de Medeiros, em Campo Bom, a 50 quilômetros de Porto Alegre, se transformavam em repórteres de uma TV veiculada na internet. O projeto, criado pelo professor Jorge Cesar Barboza Coelho, deu outro significado às produções textuais da turma. Veja o álbum de fotos e leia a reportagem completa na NOVA ESCOLA que chega às bancas no dia 11 de fevereiro de 2013!

Aulas do professor Jorge Cezar Barbosa Coelho em Campo Bom. Foto: Tamires Koop
Aulas do professor Jorge Cezar Barbosa Coelho em Campo Bom. Foto: Tamires Koop
Na sala de aula
As aulas do professor Jorge Cesar Barboza Coelho utilizam vários recursos da lousa digital e de outros equipamentos. Com eles, o educador envolve a turma e apresenta conteúdos de Língua Portuguesa que emergem durante a produção das reportagens.
A turma se divide em grupos e trabalha em 'ilhas', da mesma maneira que as redações jornalísticas de canais de televisão e veículos de comunicação impressos que eles visitaram na região. Notebooks e máquinas fotográficas se aliam aos dicionários e cadernos. Foto: Tamires Koop
Como uma redação A turma se divide em grupos e trabalha em 'ilhas', da mesma maneira que as redações jornalísticas de canais de televisão e veículos de comunicação impressos que eles visitaram na região. Notebooks e máquinas fotográficas se aliam aos dicionários e cadernos.
Todos apresentam suas sugestões para os temas a serem abordados nas reportagens e decidem em conjunto. As notícias abordam assuntos da cidade e também da realidade dos adolescentes. Foto: Tamires Koop
Reunião de pauta
Todos apresentam suas sugestões para os temas a serem abordados nas reportagens e decidem em conjunto. As notícias  abordam assuntos da cidade e também da realidade dos adolescentes.
 
Os integrantes da CBB WebTV têm uma autorização especial para utilizar celulares e o telefone da escola. Assim, podem agendar as entrevistas a serem realizadas. Foto: Tamires Koop
Os integrantes da CBB WebTV têm uma autorização especial para utilizar celulares e o telefone da escola. Assim, podem agendar as entrevistas a serem realizadas. Foto: Tamires Koop
Organização
Os integrantes da CBB WebTV têm uma autorização especial para utilizar celulares e o telefone da escola. Assim, podem agendar as entrevistas a serem realizadas.
Espaços públicos da cidade de Campo Bom, como o parque do Complexo Cultural CEI, são frequentemente foco das notícias apresentadas pela turma da TV online. Foto: Tamires Koop
Espaços públicos da cidade de Campo Bom, como o parque do Complexo Cultural CEI, são frequentemente foco das notícias apresentadas pela turma da TV online. Foto: Tamires Koop
Gravação
Espaços públicos da cidade de Campo Bom, como o parque do Complexo Cultural CEI, são frequentemente foco das notícias apresentadas pela turma da TV online.
Uma sala de aula foi adaptada para abrigar os trabalhos da equipe da CBB WebTV. Nela, os alunos gravam vídeos com comentários sobre filmes, livros e videogames. Foto: Tamires Koop
Uma sala de aula foi adaptada para abrigar os trabalhos da equipe da CBB WebTV. Nela, os alunos gravam vídeos com comentários sobre filmes, livros e videogames. Foto: Tamires Koop
Estúdio
Uma sala de aula foi adaptada para abrigar os trabalhos da equipe da CBB WebTV. Nela, os alunos gravam vídeos com comentários sobre filmes, livros e videogames.
O programa Windows Movie Maker é utilizado pela turma para editar os vídeos. Alguns estudantes, que já conheciam a ferramenta, ensinaram para os demais. Foto: Tamires Koop
O programa Windows Movie Maker é utilizado pela turma para editar os vídeos. Alguns estudantes, que já conheciam a ferramenta, ensinaram para os demais. Foto: Tamires Koop
Software
O programa Windows Movie Maker é utilizado pela turma para editar os vídeos. Alguns estudantes, que já conheciam a ferramenta, ensinaram para os demais.
Antes de veicular as produções na internet, todos assistem os vídeos juntos e analisam o que está bom e o que pode ser melhorado. Em muitos casos, uma nova edição é realizada para fazer os ajustes. Foto: Tamires Koop
Antes de veicular as produções na internet, todos assistem os vídeos juntos e analisam o que está bom e o que pode ser melhorado. Em muitos casos, uma nova edição é realizada para fazer os ajustes. Foto: Tamires Koop
Avaliação
Antes de veicular as produções na internet, todos assistem os vídeos juntos e analisam o que está bom e o que pode ser melhorado. Em muitos casos, uma nova edição é realizada para fazer os ajustes.
Além dos vídeos, os alunos também escrevem uma introdução para as reportagens e publicam no site da TV e nas redes sociais. Assim, divulgam as novidades para seus telespectadores. Foto: Tamires Koop
Além dos vídeos, os alunos também escrevem uma introdução para as reportagens e publicam no site da TV e nas redes sociais. Assim, divulgam as novidades para seus telespectadores. Foto: Tamires Koop
Textos online
Além dos vídeos, os alunos também escrevem uma introdução para as reportagens e publicam no site da TV e nas redes sociais. Assim, divulgam as novidades para seus telespectadores.

Tags

Guias