Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

"Vim da Holanda para participar do Time de Autores"

Helena Cristina Eher, professora-autora de Educação Infantil, viu no projeto uma oportunidade de se reaproximar do Brasil

POR:
Wellington Soares
Helena Cristina Eher: oportunidade para se reaproximar da Educação brasileira   Foto: Mariana Pekin

Uma das professoras do Time de Autores dos planos de aula NOVA ESCOLA teve de cruzar um oceano para chegar até Itapeva, MG, onde acontece até domingo a Virada de Autores -- encontro que dá início à produção de propostas de atividades de Educação Infantil e Língua Portuguesa.

PLANOS DE AULA: encontre o conteúdo que vai te ajudar em sala de aula

Helena Cristina Eher mora há quatro anos na Holanda e emocionou a plateia durante as apresentações na manhã desta sexta-feira. "Participar do projeto vai me dar uma oportunidade de me reaproximar da Educação brasileira", disse ela. Helena é formada em Pedagogia e Letras e trabalhou durante mais de dez anos em turmas de Ensino Fundamental e Educação Infantil em Sorocaba, no interior de São Paulo. "Sempre quis atuar com turmas de alfabetização e bem quando tive essa oportunidade, recebi a notícia de que teria que deixar a escola no meio do ano para me mudar." A troca de país aconteceu por uma oportunidade de emprego conseguida pelo marido. "Quando ele me deu a notícia, entrei em desespero. Pensei: então eu não sou mais professora?", lembra.

Morando em outro país, as chances de conseguir se recolocar na área são pequenas, pois a língua é uma grande barreira. Onde ela mora, haveria apenas a oportunidade de trabalhar em escolas internacionais. Mas como não há instituições brasileiras, o trabalho em um idioma estrangeiro pode ser difícil: "Em inglês, cometo alguns errinhos eventualmente, o que poderia ser ruim ao lidar com as crianças em fase de construção da linguagem", diz. Hoje, ela trabalha com edição e legendagem de vídeos. "Sinto muita falta de ter um propósito maior."

Quer fazer parte do Time de Autores? Veja como se inscrever

A oportunidade de colaborar com os planos de aula NOVA ESCOLA surgiu quando ela aguentava mais estar distante da área. Foi procurando por materiais para se atualizar no tema que ela topou com as inscrições. Foi aprovada e decidiu vir até o Brasil para participar do evento. "Estou muito feliz porque sinto que estarei de volta às salas de aula representada pelos professores que vão usar os planos que eu produzir", comemora.

Acompanhe nossa cobertura da Virada de Autores pelo site de NOVA ESCOLA e nossas redes sociais: instagram.com/novaescola e facebook.com/novaescola.

Tags

Guias