I?ndice Big Mac_Euro.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: O valor do dinheiro pelo mundo
Por: Sherol dos Santos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano foi escrito visando o trabalho com as habilidades de Ciências e História do 7º e 8º anos. Compreender o valor do dinheiro é um desafio num cenário em que o comércio internacionalizado está cada vez mais presente. Este plano foi pensado para que o estudante conheça algumas das mudanças no valor do dinheiro com o passar do tempo e analise a forma contemporânea de valorização e conversão de moedas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Sistema monetário.
- Sistema cambial.
Objetivos de aprendizagem
- Discutir e avaliar as mudanças no valor do dinheiro após a Revolução Industrial.
- Conhecer alguns índices de valorização e conversão de moedas.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com habilidades da BNCC relacionadas à unidade temática “Lógicas comerciais e mercantis na Modernidade”, de História, e “Matéria e energia”, de Ciências da Natureza. Caso essas unidades ainda não tenham sido contempladas em seu planejamento, faça uma breve introdução. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos no item Para se aprofundar e embasar seu trabalho.
Para se aprofundar
Origem do sistema capitalista: https://www.politize.com.br/sistema-capitalista-origem/
Como surgiu a moeda no sistema sapitalista: https://www.papointernacional.com/single-post/moeda-no-sistema-capitalista
Sobre a criação do dólar e sua importância mundial: https://investidorsardinha.r7.com/aprender/dolar-americano-historia-moeda/
Sobre o índice Big Mac: https://youtu.be/3TUTTbUE66s
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido: 50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Cópias impressas do esquema para o contexto: mercantilismo e capitalismo.
Cópias impressas do texto 1 Qual o valor do dinheiro?
Cópias impressas do texto 2 Por que o dólar se tornou a principal moeda no mercado internacional?
Equipamento para reproduzir vídeos.
Leitura prévia do esquema: mercantilismo e capitalismo.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO