Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Prepare as atividades (principal, raio X e complementares) antes da aula. Se possível, traga essas atividades impressas para os alunos, ou projete-as na lousa! Converse com seus alunos sobre velocidade de internet. Questione-os sobre o que torna a navegação na internet mais rápida ou mais lenta. Questione se eles desconfiam que um plano de internet anuncia uma medida de velocidade, mas na prática temos outra. Retome também, os significados e as equivalências de bits, bytes, KB, MB, GB etc.
Propósito: Realizar, através de questões direcionadas, um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema e, motivá-los para um novo aprendizado.
Discuta com a turma:
- O que interfere na velocidade da internet?
- Como é medida a velocidade da internet (ou download)?
- Vocês conhecem algum site que mede velocidade de internet?
- Qual plano de internet vocês têm em casa? (Professor, utilize o conhecimento que você tem da sua turma antes de fazer essa pergunta). Caso os alunos não tenham plano de internet em casa, ou acesso a internet, utilize outros exemplos como o seu plano (caso possua) ou o da escola (caso possua).
- O que são bits?
- O que são bytes?
- Um computador compreende os caracteres ou transforma-os na linguagem binária (bits)?
- Como um computador se corresponde com outro computador? Através da nossa linguagem ou através do código binário?
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.
Atividade Principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Solicitar que um aluno faça a leitura da situação problema para a sala. Solicitar que grifem/destaquem as palavras chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas (os dois itens). Após isso, peça que comparem suas soluções com as de outros colegas/duplas da sala. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Solicitar que um aluno faça a leitura da situação problema para a sala. Solicitar que grifem/destaquem as palavras chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas (os dois itens). Após isso, peça que comparem suas soluções com as de outros colegas/duplas da sala. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.
Painel de soluções (slides 6 a 9)
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides (slides 6 a 9). Aqui, é apresentado toda a lógica envolvida na resolução desta atividade. Retome com eles o porquê da equivalência entre 1 byte e 8 bits. Espera-se que seja imediato que os alunos concluam (a partir dessa igualdade) que 1 Megabyte é igual a 8 Megabits. Consequentemente, 1 Megabit é a oitava parte de 1 Megabyte. Professor, durante a resolução da Atividade Principal, permeie entre os grupos e verifique se os alunos conseguem utilizar essas igualdades para dar continuidade na resolução do problema. Aproveite para já ir fazendo as devidas intervenções nas resoluções dos alunos que apresentam mais dificuldade. Procure saber se o aluno compreendeu a situação problema, se ele separou corretamente os dados a serem utilizados na resolução e se a estratégia utilizada é adequada. Faça intervenções se qualquer um desses itens apresentar falhas. Superado tudo isso, os alunos devem exibir a resposta final do item que é a conclusão de que a velocidade real da internet é 8 vezes menor que a da nomenclatura adquirida pelo plano. Escolha uma dupla para apresentar a sua solução em lousa. Registre os nomes dos alunos que resolveram a questão. Peça para um dos alunos explicar a resolução para a classe enquanto o outro registra os cálculos em lousa. No final da resolução, questione sobre a conclusão final: será que esta proporção (de 1 para 8) é mantida para qualquer plano usualmente oferecido (em propaganda) na mídia? Certifique-se de que os alunos compreenderam a conclusão final do item e que, essa proporção é mantida para quais contratos de planos de internet usualmente propagados no Brasil.
Propósito: Compreender que computadores trocam informações através da troca de bits e que a velocidade dessa troca (de bits) é medida em bits por segundo.
Discuta com a turma:
- Por que 1 byte é equivalente a 8 bits?
- Qual fração do byte é ocupada por 1 bit?
- Como os computadores trocam informações?
- A velocidade real de um plano de internet é a mesma do nome do plano?
Painel de soluções (slides 6 a 9)
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides (slides 6 a 9). Aqui, é apresentado toda a lógica envolvida na resolução desta atividade. Retome com eles o porquê da equivalência entre 1 byte e 8 bits. Espera-se que seja imediato que os alunos concluam (a partir dessa igualdade) que 1 Megabyte é igual a 8 Megabits. Consequentemente, 1 Megabit é a oitava parte de 1 Megabyte. Professor, durante a resolução da Atividade Principal, permeie entre os grupos e verifique se os alunos conseguem utilizar essas igualdades para dar continuidade na resolução do problema. Aproveite para já ir fazendo as devidas intervenções nas resoluções dos alunos que apresentam mais dificuldade. Procure saber se o aluno compreendeu a situação problema, se ele separou corretamente os dados a serem utilizados na resolução e se a estratégia utilizada é adequada. Faça intervenções se qualquer um desses itens apresentar falhas. Superado tudo isso, os alunos devem exibir a resposta final do item que é a conclusão de que a velocidade real da internet é 8 vezes menor que a da nomenclatura adquirida pelo plano. Escolha uma dupla para apresentar a sua solução em lousa. Registre os nomes dos alunos que resolveram a questão. Peça para um dos alunos explicar a resolução para a classe enquanto o outro registra os cálculos em lousa. No final da resolução, questione sobre a conclusão final: será que esta proporção (de 1 para 8) é mantida para qualquer plano usualmente oferecido (em propaganda) na mídia? Certifique-se de que os alunos compreenderam a conclusão final do item e que, essa proporção é mantida para quais contratos de planos de internet usualmente propagados no Brasil.
Propósito: Compreender que computadores trocam informações através da troca de bits e que a velocidade dessa troca (de bits) é medida em bits por segundo.
Discuta com a turma:
- Por que 1 byte é equivalente a 8 bits?
- Qual fração do byte é ocupada por 1 bit?
- Como os computadores trocam informações?
- A velocidade real de um plano de internet é a mesma do nome do plano?
Painel de soluções (slides 6 a 9)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias do item a), peça que uma outra dupla de alunos socializem sua resolução em lousa. Utilize a mesma estratégia, ou seja, peça para um dos alunos explique a resolução enquanto o outro coloca a solução em lousa. Identifique essa solução com o nome dos alunos. Professor, essa atividade promove mais um momento para avaliar se os alunos compreenderam que os prefixos utilizados em medidas de informática não são base 10 e sim base 2. Verifique se os alunos converteram corretamente as medidas nos cálculos. Questione-os sobre a interpretação de velocidade. Espera-se que eles compreendam que velocidade é uma razão (especial) entre “espaço” pelo tempo, nesse caso, entre quantidade de bits por segundo. Nessa mesma questão, os alunos deverão expressar a velocidade da internet de um plano com denominação “1 MEGA” em kbps, kBps e em MBps. Reforce com seus alunos que, como computadores trocam informações através de bits, a unidade mais adequada para velocidade de internet é em bits por segundo.
Propósito: Compreender que computadores trocam informações através da troca de bits e que a velocidade dessa troca (de bits) é medida em bits por segundo.
Discuta com a turma:
- Quantos KB tem 1 MB? Consequentemente, quantos Kb tem 1 Mb?
- Qual a razão entre velocidade de internet anunciada e velocidade real?
- O que significa a razão 1.024 Kb por segundo?
- Analogamente, o que significa a razão 128 KB por segundo?
- Analogamente, o que significa a razão 0,125 MB por segundo?
Painel de soluções (slides 6 a 9)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias do item a), peça que uma outra dupla de alunos socializem sua resolução em lousa. Utilize a mesma estratégia, ou seja, peça para um dos alunos explique a resolução enquanto o outro coloca a solução em lousa. Identifique essa solução com o nome dos alunos. Professor, essa atividade promove mais um momento para avaliar se os alunos compreenderam que os prefixos utilizados em medidas de informática não são base 10 e sim base 2. Verifique se os alunos converteram corretamente as medidas nos cálculos. Questione-os sobre a interpretação de velocidade. Espera-se que eles compreendam que velocidade é uma razão (especial) entre “espaço” pelo tempo, nesse caso, entre quantidade de bits por segundo. Nessa mesma questão, os alunos deverão expressar a velocidade da internet de um plano com denominação “1 MEGA” em kbps, kBps e em MBps. Reforce com seus alunos que, como computadores trocam informações através de bits, a unidade mais adequada para velocidade de internet é em bits por segundo.
Propósito: Compreender que computadores trocam informações através da troca de bits e que a velocidade dessa troca (de bits) é medida em bits por segundo.
Discuta com a turma:
- Quantos KB tem 1 MB? Consequentemente, quantos Kb tem 1 Mb?
- Qual a razão entre velocidade de internet anunciada e velocidade real?
- O que significa a razão 1.024 Kb por segundo?
- Analogamente, o que significa a razão 128 KB por segundo?
- Analogamente, o que significa a razão 0,125 MB por segundo?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes o significado de velocidade de internet ou seja, o significado da razão bits por segundo. Mobilize-os para resolver a Atividade Raio X.