Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Velocidade de Internet
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Unidades de medida da informática
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fábio Leandro Cruzado
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF09MA17) - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Objetivos específicos
Compreender (e calcular) velocidade de download.
Conceito-chave
Velocidade de internet.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Efetuar cálculos básicos de multiplicação e/ou divisão.
- Converter medidas da informática para uma unidade comum.
- Efetuar cálculos envolvendo potência de mesma base.
Recursos necessários
- Atividade Principal Impressa
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender (e calcular) velocidade de download.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Prepare as atividades (principal, raio X e complementares) antes da aula. Se possível, traga essas atividades impressas para os alunos, ou projete-as na lousa! Converse com seus alunos sobre velocidade de internet. Questione-os sobre o que torna a navegação na internet mais rápida ou mais lenta. Questione se eles desconfiam que um plano de internet anuncia uma medida de velocidade, mas na prática temos outra. Retome também, os significados e as equivalências de bits, bytes, KB, MB, GB etc.
Propósito: Realizar, através de questões direcionadas, um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema e, motivá-los para um novo aprendizado.
Discuta com a turma:
- O que interfere na velocidade da internet?
- Como é medida a velocidade da internet (ou download)?
- Vocês conhecem algum site que mede velocidade de internet?
- Qual plano de internet vocês têm em casa? (Professor, utilize o conhecimento que você tem da sua turma antes de fazer essa pergunta). Caso os alunos não tenham plano de internet em casa, ou acesso a internet, utilize outros exemplos como o seu plano (caso possua) ou o da escola (caso possua).
- O que são bits?
- O que são bytes?
- Um computador compreende os caracteres ou transforma-os na linguagem binária (bits)?
- Como um computador se corresponde com outro computador? Através da nossa linguagem ou através do código binário?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO