Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete, leia ou escreva o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Prepare as atividades Principal, Raio X e Complementares antes da aula. Se possível, traga essas atividades impressas para os alunos, ou projete-as na lousa. Converse com seus alunos sobre distâncias muito grandes, por exemplo, distância entre planetas. Questione-os se eles sabem qual é a unidade padrão utilizada para medir a distância entre dois planetas, ou entre o Sol e um planeta. Questione-os se eles sabem como é definida a Unidade Astronômica e, por fim, questione-os sobre a velocidade da luz (se eles sabem o seu valor). Questione-os também, se eles sabem expressar um número em Notação Científica. Anote suas respostas na lousa.
Propósito: Realizar, através de questões direcionadas, um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema, e motivá-los a utilizar esse conhecimento para resolver a situação problema proposta.
Discuta com a turma:
- O que é o Sistema Solar?
- Quais são os planetas que compõe o Sistema Solar?
- Que unidade de medida de comprimento poderíamos utilizar para medir a distância entre dois planetas, ou entre um planeta e o Sol?
- Qual é o principal planeta do Sistema Solar?
- Concordam que entre as muitas distâncias que podemos obter no Sistema Solar, a distância entre o Sol e a Terra é especial? Sabem o nome dessa distância? Sabem o valor aproximado dessa distância?
- O que é Notação Científica?
- Como expressar, por exemplo, o número 25.000 em Notação Científica?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 9).
Orientações: Professor, faça a projeção deste slide no momento da resolução da atividade para os alunos lembrarem da operação com potências de base 10
Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do conhecimento de unidades de medidas de comprimento utilizadas para distâncias muito longas, como a Unidade Astronômica. Espera-se que os alunos, através dos dados do problema, deduzam uma regra prática para conversão entre medidas dadas em Unidades Astronômicas para km.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 9).
Orientações: Divida os alunos em duplas. Agrupe alunos com níveis de proficiências próximos (não iguais) para que um ajude o outro. Solicite que os alunos façam a leitura e análise do problema individualmente nas duplas. Nesse momento, as duplas já podem trocar informações/ideias de resolução e conhecimentos prévios que eles possuem. Solicite que eles grifem/destaquem no texto do problema, palavras-chaves que auxiliarão na resolução dos itens, e tentem resolver o problema em duplas. Permeie entre as carteiras e observe se algum aluno não está realizando a atividade. Aproveite esse momento para intervir e fazer registros das dificuldades que forem surgindo. No momento da socialização do problema, procure abordar (sem expor os alunos) essa(s) dificuldade(s). Após isso, peça que comparem suas soluções com as de outros colega. Escolha um aluno/dupla para socializar as respostas de cada item do problema.
Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do conhecimento de unidades de medidas de comprimento utilizadas para distâncias muito longas, como a Unidade Astronômica. Espera-se que os alunos, através dos dados do problema, deduzam uma regra prática para conversão entre medidas dadas em Unidades Astronômicas para km.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 9).
Orientações: Divida os alunos em duplas. Agrupe alunos com níveis de proficiências próximos (não iguais) para que um ajude o outro. Solicite que os alunos façam a leitura e análise do problema individualmente nas duplas. Nesse momento, as duplas já podem trocar informações/ideias de resolução e conhecimentos prévios que eles possuem. Solicite que eles grifem/destaquem no texto do problema, palavras-chaves que auxiliarão na resolução dos itens, e tentem resolver o problema em duplas. Permeie entre as carteiras e observe se algum aluno não está realizando a atividade. Aproveite esse momento para intervir e fazer registros das dificuldades que forem surgindo. No momento da socialização do problema, procure abordar (sem expor os alunos) essa(s) dificuldade(s). Após isso, peça que comparem suas soluções com as de outros colega. Escolha um aluno/dupla para socializar as respostas de cada item do problema.
Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do conhecimento de unidades de medidas de comprimento utilizadas para distâncias muito longas, como a Unidade Astronômica. Espera-se que os alunos, através dos dados do problema, deduzam uma regra prática para conversão entre medidas dadas em Unidades Astronômicas para km.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 7 a 9), destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.
No item a), vamos utilizar as informações do enunciado do problema e relacioná-las com a tabela para resolver o que se pede. Nesse item, os alunos deverão calcular a distância entre Mercúrio e Saturno, e expressar essa medida em km, se possível, utilizando Notação Científica. A definição de Notação Científica acompanha o texto do problema, caso os alunos tenham esquecido. Professor, é natural que você tenha que fazer alguns exemplos explicando novamente como devemos expressar um número em Notação Científica. Convença seus alunos da importância dessa forma de expressar um número e da sua aplicabilidade em cálculos envolvendo números com muitos algarismos na sua escrita. Por fim, discuta uma regra prática de conversão entre medidas de comprimento de unidade astronômica para km.
Mesmo que os alunos determinem o resultado correto, é importante que você insista na apresentação desse resultado em Notação Científica.
Propósito: Deduzir uma regra para conversão entre medidas em unidade astronômica para km, realizar conversões e, expressar números em Notação Científica.
Discuta com a turma:
- O que é uma distância?
- Quantas unidades separam o número 6 do número 2? (Questione-os sobre como chegaram no resultado 4). Dê exemplos dessa natureza para que eles possam deduzir sozinhos, por analogia, uma forma para calcular a distância entre os planetas Mercúrio e Saturno.
- Analisando a tabela, qual seria uma estratégia para calcular a distância entre Mercúrio e Saturno? (Professor, é importante que TODOS os alunos vejam a estratégia utilizada para se determinar a distância entre esses dois planetas).
- Questione-os sobre como calcular a distância entre outros quaisquer dois planetas do Sistema Solar, considerando esse alinhamento e as informações da tabela.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 7 a 9), destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.
No item a), vamos utilizar as informações do enunciado do problema e relacioná-las com a tabela para resolver o que se pede. Nesse item, os alunos deverão calcular a distância entre Mercúrio e Saturno, e expressar essa medida em km, se possível, utilizando Notação Científica. A definição de Notação Científica acompanha o texto do problema, caso os alunos tenham esquecido. Professor, é natural que você tenha que fazer alguns exemplos explicando novamente como devemos expressar um número em Notação Científica. Convença seus alunos da importância dessa forma de expressar um número e da sua aplicabilidade em cálculos envolvendo números com muitos algarismos na sua escrita. Por fim, discuta uma regra prática de conversão entre medidas de comprimento de unidade astronômica para km.
Mesmo que os alunos determinem o resultado correto, é importante que você insista na apresentação desse resultado em Notação Científica.
Propósito: Deduzir uma regra para conversão entre medidas em unidade astronômica para km, realizar conversões e, expressar números em Notação Científica.
Discuta com a turma:
- O que é uma distância?
- Quantas unidades separam o número 6 do número 2? (Questione-os sobre como chegaram no resultado 4). Dê exemplos dessa natureza para que eles possam deduzir sozinhos, por analogia, uma forma para calcular a distância entre os planetas Mercúrio e Saturno.
- Analisando a tabela, qual seria uma estratégia para calcular a distância entre Mercúrio e Saturno? (Professor, é importante que TODOS os alunos vejam a estratégia utilizada para se determinar a distância entre esses dois planetas).
- Questione-os sobre como calcular a distância entre outros quaisquer dois planetas do Sistema Solar, considerando esse alinhamento e as informações da tabela.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 7 a 9) destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.
No item b), vamos sistematizar uma regra prática para converter distâncias dadas inicialmente em Unidade Astronômica para km. Para isso, basta que os alunos visualizem que a unidade padrão (1 UA) é igual, segundo os dados do problema, à distância entre o Sol e a Terra (por ser o principal planeta do Sistema Solar - Professor, explore isso com seus alunos!). Dessa forma, qualquer medida dada em UA, multiplicada por 150 milhões estará automaticamente convertida em km.
Professor, aborde (comente) as outras unidades que poderiam ser utilizadas nesse contexto, o Ano-Luz e (se possível) o Parsec. O Ano-Luz é uma unidade muito importante e será trabalhada na próxima aula.
Propósito: Deduzir uma regra para conversão entre medidas em unidade astronômica para km, realizar conversões, expressar números em Notação Científica, e utilizar esses números nas conversões de UA para km.
Discuta com a turma:
- Como converter metro em centímetro?
- Como converter uma medida dada inicialmente em km para m? Professor, utilize questões nesse estilo, assim, por analogia eles deduzirão ou compreenderão a regra prática de conversão entre distâncias em UA para km.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando a existência de uma unidade de medida para distâncias muito grandes, chamada de unidade astronômica (UA). Reforce que essa unidade é estabelecida de forma muito especial, é a distância média entre o Sol e a Terra e, portanto, merece um nome especial para compararmos com outras distâncias muito grande. Mobilize-os para resolver a Atividade Raio X e as Atividades Complementares.
Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. É importante que todos os alunos tenham acesso à regra deduzida e trabalhada na Atividade Principal, assim como é importante que os alunos utilizem os números expressos em Notação Científica para fazerem os cálculos (sem calculadora), nessa atividade. Caso eles não se lembrem ou não saibam calcular velocidade, forneça a eles a fórmula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre medidas para km, dadas inicialmente em UA, relacionando outras informações.