Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Múltiplos do Byte e Comparação de Medidas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Unidades de medida da informática
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Múltiplos do Byte e Comparação de Medidas
Autor: Fábio Leandro Cruzado
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF09MA17) - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Objetivos específicos
Converter e comparar unidades de medidas da informática.
Conceito-chave
Múltiplos do byte.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Efetuar cálculos básicos de multiplicação e/ou divisão.
- Ler e interpretar tabelas.
- Efetuar cálculos envolvendo potência de mesma base.
- Comparar números (conceito de maior ou menor que).
Recursos necessários
- Atividades impressas em folha
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Converter e comparar unidades de medidas da informática.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO