Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Conversão de Medidas de Comprimento em Metro
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Unidades de medida para distâncias muito curtas ou muito longas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fábio Leandro Cruzado
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF09MA18 - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Objetivos específicos
Converter unidades de medidas de comprimento (muito longas ou muito curtas) em metro.
Conceito-chave
Múltiplos e Submúltiplos do metro.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Conhecer os múltiplos e os submúltiplos do metro.
Efetuar divisões e multiplicações por 10, 100, 1000, ou seja, efetuar cálculos envolvendo potências de base 10.
Conhecer o significado de cada algarismos nos números do sistema de numeração posicional (base 10).
Resolver problemas utilizando Regra de Três Simples.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, lápis, borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Converter unidades de medidas de comprimento (muito longas ou muito curtas) em metro.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou escreva o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO