Plano de Aula

Plano de aula: A Velocidade da Luz e o Ano-luz

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Unidades de medida para distâncias muito curtas ou muito longas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Leandro Cruzado

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF09MA17 - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros



Objetivos específicos

Empregar potências de base 10 para expressar medidas de comprimento muito longas e compará-las com uma distância conhecida.



Conceito-chave

Calcular distâncias envolvendo a Velocidade da Luz e introduzir a unidade de medida de comprimento Ano-luz.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Converter medidas de comprimentos em unidades variadas.

Converter medidas de tempo em segundos.

Saber expressar um número utilizando potência de base 10.

Resolver problemas utilizando Regra de Três Simples.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, lápis, borracha (opcional: calculadora para agilizar os cálculos).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Empregar potências de base 10 para expressar medidas de comprimento muito longas e compará-las com uma distância conhecida.



Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou escreva o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO