Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Múltiplos do Byte
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Unidades de medida da informática
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fábio Leandro Cruzado
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF09MA17) - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Objetivos Específicos
Conhecer os múltiplos do byte e suas aplicações no cotidiano.
Conceito-chave
Múltiplos do byte.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Efetuar cálculos básicos de multiplicação e/ou divisão.
- Ler e interpretar tabelas.
- Efetuar cálculos envolvendo potência de mesma base.
Recursos Necessários
- Atividades impressas em folhas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fábio Leandro Cruzado
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF09MA17) - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Objetivos Específicos
Conhecer os múltiplos do byte e suas aplicações no cotidiano.
Conceito-chave
Múltiplos do byte.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Efetuar cálculos básicos de multiplicação e/ou divisão.
- Ler e interpretar tabelas.
- Efetuar cálculos envolvendo potência de mesma base.
Recursos Necessários
- Atividades impressas em folhas.
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba Materiais complementares. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide ou escreva o objetivo para a turma no quadro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Prepare as atividades (principal, raio X e complementares), antes da aula. Se possível, traga essas atividades impressas para os alunos, ou projete-as no quadro. Peça aos alunos que colem a tabela em seus cadernos, pois esta será utilizada em aulas futuras, para avançarmos neste tema. Converse com seus alunos sobre os múltiplos das unidades de medidas de comprimento, áreas, volumes, etc., questione-os sobre qual unidade de comprimento é mais adequada para medir um quadro negro, por exemplo: centímetro ou metro? Relacione suas respostas com unidades de armazenamento de computadores. Peça que os alunos formem duplas e entregue a Atividade Principal para eles, caso você possa imprimi-las.
Propósito: Realizar, através de questões direcionadas, um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema e motivá-los para um novo aprendizado.
Discuta com a Turma:
- Quais são as unidades de medidas de comprimento?
- Para medir o comprimento do caderno, o que é mais adequado, medirmos em centímetros ou em metros?
- Para medir o comprimento da sala, o que é mais adequado, medirmos em centímetros ou em metros?
- Onde são armazenados os arquivos em um computador?
- Como são armazenados?
- Quais as unidades que um computador utiliza para armazenar informações?
- Essas unidades possuem múltiplos? Quais são?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 4 e 5).
Orientações: Solicite a um dos alunos da turma que faça a leitura da situação-problema para a sala. Peça para que grifem/destaquem as palavras- chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas. Posteriormente, solicite que comparem suas soluções com as de outros colegas. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5).
Orientações: Solicite a um dos alunos da turma que faça a leitura da situação-problema para a sala. Peça para que grifem/destaquem as palavras- chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas. Posteriormente, solicite que comparem suas soluções com as de outros colegas. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as suas estratégias, passe esta série de slides (slides de 6 a 10) para eles. Nesse momento, caso algum aluno ainda não tenha compreendido de forma clara como fazer a transformação, a atividade ajudará em nesta compreensão. Peça que três, ou mais duplas, registrem seus nomes e suas resoluções no quadro. Solicite a um aluno que explique o procedimento adotado. Questione se alguém pensou algo diferente para realizar essa transformação.
Observe que existem basicamente duas possíveis soluções para este item. O item a seguir (slide 7, ou seja item b), é análogo a este, assim é possível que algum aluno/dupla observe generalizações entre as conversões, porém estimule, durante a socialização do item b), onde mais alunos poderão compreender esse fato/regra. Após a finalização da socialização deste item, não apague-as do quadro, ela será utilizada como ferramenta mobilizadora para a discussão e o entendimento do item c).
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões..
Discuta com a Turma:
- Qual o significado das potências de base 2?
- K (quilo), M (mega) e G (giga), usualmente representam potências (ou múltiplos), de base 2 ou de 10?
- Por que esses prefixos K, M e G, são expressos por base 2, nesse contexto?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Analogamente ao item anterior (item a), o aluno realizará a transformação entre duas unidades de medidas, nesse caso, de Gigabyte para Megabyte. Esta atividade é mais uma oportunidade para que todos os alunos compreendam a realização da conversão. Circule pela sala de aula enquanto os alunos resolvem esse item, provavelmente, encontrarão duas resoluções distintas, peça a esses alunos que socializem sua compreensão sobre a atividade com os demais alunos da classe. Se possível, enquanto um aluno da dupla coloca a solução no quadro, o outro aluno explica os passos executados para se chegar ao resultado. Repita o processo para a outra resolução, caso ela exista. Não esqueça de colocar nas resoluções do quadro os nomes dos alunos a quem elas pertencem. Questione se alguém pensou algo diferente para realizar essa conversão. É possível que algum aluno/dupla tenha observado uma regra geral para realizar essas conversões, já que, a resolução do item a) e do item b) são análogas. Embora tenha um item exclusivo para essa discussão (item c), incentive o aluno a socializar o seu raciocínio! Após a finalização da socialização deste item, não apague-as do quadro (se possível), ela será utilizada como ferramenta mobilizadora para a discussão e o entendimento do item c).
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.
Discuta com a Turma:
- Alguém determinou resultados diferentes dos expostos como os corretos?
- Alguém realizou os cálculos com a ajuda da calculadora? Por quê?
- Alguém resolveu a conversão utilizando cálculos com as potências indicadas na tabela?
- Qual solução vocês acharam mais fácil? Para quem utilizou calculadora, onde o cálculo foi realizado utilizando as potências e onde foi realizado utilizando a divisão entre as quantidades de bytes? E se não tivéssemos uma calculadora disponível no momento, qual procedimento seria mais fácil? E o mais prático e rápido?
- Quais os procedimentos a serem adotados, caso queiramos converter diretamente uma medida em GB para KB?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 8 a 10).
Orientações: Continuando as resoluções nesse item, mobilize os alunos a compararem as resoluções dos itens a) e b), que provavelmente estarão no quadro, pelo menos uma solução de cada item, nesse momento. Faça perguntas para verificar se os alunos compreendem o significado de ser múltiplo de um número, no Guia de Intervenções você encontrará alguns exemplos. O sucesso desse item depende muito da compreensão que os alunos possuem a respeito do significado de ser múltiplo de um número.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.
Discuta com a Turma:
- Existe alguma semelhança na resolução dos itens a) e b)? Caso a resposta tenha sido “sim”, quais são?
- O que significa ser múltiplo de um número? O que significa ser divisível por um número?
- Vocês conhecem algum site que apresenta informações sobre medidas de informática, múltiplos do byte, e conversões entre alguma dessas medidas? Segue sugestão de acesso: http://www.adassoft.com/unidade-de-medida-em-informatica-byte-quilobyte-megabyte-gigabyte/ (Existem outros sites. Pesquise e caso seja possível, mostre para os alunos).
- Vocês conhecem algum site que possui um conversor entre as medidas da informática? Segue sugestão de acesso: https://pt.calcuworld.com/calculadoras-informaticas/calculadora-de-megabytes/ (Existem outros sites. Pesquise e caso seja possível, mostre para os alunos).
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 8 a 10).
Orientações: Continuando as resoluções nesse item, mobilize os alunos a compararem as resoluções dos itens a) e b), que provavelmente estarão no quadro, pelo menos uma solução de cada item, nesse momento. Faça perguntas para verificar se os alunos compreendem o significado de ser múltiplo de um número, no Guia de Intervenções você encontrará alguns exemplos. O sucesso desse item depende muito da compreensão que os alunos possuem a respeito do significado de ser múltiplo de um número.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.
Discuta com a Turma:
- Existe alguma semelhança na resolução dos itens a) e b)? Caso a resposta tenha sido “sim”, quais são?
- O que significa ser múltiplo de um número? O que significa ser divisível por um número?
- Vocês conhecem algum site que apresenta informações sobre medidas de informática, múltiplos do byte, e conversões entre alguma dessas medidas? Segue sugestão de acesso: http://www.adassoft.com/unidade-de-medida-em-informatica-byte-quilobyte-megabyte-gigabyte/ (Existem outros sites. Pesquise e caso seja possível, mostre para os alunos).
- Vocês conhecem algum site que possui um conversor entre as medidas da informática? Segue sugestão de acesso: https://pt.calcuworld.com/calculadoras-informaticas/calculadora-de-megabytes/ (Existem outros sites. Pesquise e caso seja possível, mostre para os alunos).
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 8 a 10).
Orientações: Continuando as resoluções nesse item, mobilize os alunos a compararem as resoluções dos itens a) e b), que provavelmente estarão no quadro, pelo menos uma solução de cada item, nesse momento. Faça perguntas para verificar se os alunos compreendem o significado de ser múltiplo de um número, no Guia de Intervenções você encontrará alguns exemplos. O sucesso desse item depende muito da compreensão que os alunos possuem a respeito do significado de ser múltiplo de um número.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.
Discuta com a Turma:
- Existe alguma semelhança na resolução dos itens a) e b)? Caso a resposta tenha sido “sim”, quais são?
- O que significa ser múltiplo de um número? O que significa ser divisível por um número?
- Vocês conhecem algum site que apresenta informações sobre medidas de informática, múltiplos do byte, e conversões entre alguma dessas medidas? Segue sugestão de acesso: http://www.adassoft.com/unidade-de-medida-em-informatica-byte-quilobyte-megabyte-gigabyte/ (Existem outros sites. Pesquise e caso seja possível, mostre para os alunos).
- Vocês conhecem algum site que possui um conversor entre as medidas da informática? Segue sugestão de acesso: https://pt.calcuworld.com/calculadoras-informaticas/calculadora-de-megabytes/ (Existem outros sites. Pesquise e caso seja possível, mostre para os alunos).
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12).
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação para realizar conversão entre os múltiplos do byte. Mobilize-os para resolver a Atividade Raio X.
Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12).
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação para realizar conversão entre os múltiplos do byte. Mobilize-os para resolver a Atividade Raio X.
Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos. (Slides 13 a 15).
Orientações: Peça aos alunos que leiam individualmente atividade e posteriormente a resolvam. Comente com a turma que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Circule pela sala e verifique se todos os alunos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os múltiplos do byte, assim como, é um excelente momento para você registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número e se eles sabem aplicar adequadamente quando devem multiplicar e quando devem dividir para obter o resultado correto de um problema. Dessa forma, essa atividade lhe fornecerá subsídios para avaliar se os alunos adquiriram uma boa noção das unidades básicas de armazenamento de dados no seu cotidiano, uma vez que todos nessa idade já utilizam computadores, celulares e baixam arquivos (dos mais variados aspectos) da internet. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos, se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções no quadro. É importante que, nessa aula, os alunos percebam que existe uma regra simples e prática para converter medidas de informática. Se possível, faça alguns testes clicando nas propriedades de um arquivo e verifique que lá existem informações do tamanho do arquivo em bytes e em Kilobytes, ou Megabytes ou Gibabytes. Mostre essa informação para os alunos, peça que eles utilizem a regra obtida no item c), comprovando-a sua veracidade, na prática!
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre os múltiplos do byte, através de uma regra deduzida por eles.
Materiais Complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos. (Slides 13 a 15).
Orientações: Peça aos alunos que leiam individualmente atividade e posteriormente a resolvam. Comente com a turma que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Circule pela sala e verifique se todos os alunos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os múltiplos do byte, assim como, é um excelente momento para você registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número e se eles sabem aplicar adequadamente quando devem multiplicar e quando devem dividir para obter o resultado correto de um problema. Dessa forma, essa atividade lhe fornecerá subsídios para avaliar se os alunos adquiriram uma boa noção das unidades básicas de armazenamento de dados no seu cotidiano, uma vez que todos nessa idade já utilizam computadores, celulares e baixam arquivos (dos mais variados aspectos) da internet. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos, se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções no quadro. É importante que, nessa aula, os alunos percebam que existe uma regra simples e prática para converter medidas de informática. Se possível, faça alguns testes clicando nas propriedades de um arquivo e verifique que lá existem informações do tamanho do arquivo em bytes e em Kilobytes, ou Megabytes ou Gibabytes. Mostre essa informação para os alunos, peça que eles utilizem a regra obtida no item c), comprovando-a sua veracidade, na prática!
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre os múltiplos do byte, através de uma regra deduzida por eles.
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos. (Slides 13 a 15).
Orientações: Peça aos alunos que leiam individualmente atividade e posteriormente a resolvam. Comente com a turma que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Circule pela sala e verifique se todos os alunos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os múltiplos do byte, assim como, é um excelente momento para você registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número e se eles sabem aplicar adequadamente quando devem multiplicar e quando devem dividir para obter o resultado correto de um problema. Dessa forma, essa atividade lhe fornecerá subsídios para avaliar se os alunos adquiriram uma boa noção das unidades básicas de armazenamento de dados no seu cotidiano, uma vez que todos nessa idade já utilizam computadores, celulares e baixam arquivos (dos mais variados aspectos) da internet. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos, se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções no quadro. É importante que, nessa aula, os alunos percebam que existe uma regra simples e prática para converter medidas de informática. Se possível, faça alguns testes clicando nas propriedades de um arquivo e verifique que lá existem informações do tamanho do arquivo em bytes e em Kilobytes, ou Megabytes ou Gibabytes. Mostre essa informação para os alunos, peça que eles utilizem a regra obtida no item c), comprovando-a sua veracidade, na prática!
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre os múltiplos do byte, através de uma regra deduzida por eles.
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_19GRM02)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Atividade principal
- Para adaptar essa atividade, peça uma pesquisa sobre o que significa KB, MB e GB, ou seja, respectivamente, quilobytes, megabytes e gigabytes. Dessa forma podes realizar os 3 questionamentos que constam no slide 5 do plano original.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
Utilize a discussão das soluções para também relembrar sobre potenciação e sobre aproximações com valores na base 10. Reforce o que está no slide de encerramento.
Raio X
Nesse raio X, pode descrever a situação do plano original sem maiores adaptações, contanto que já tenha debatido na discussão de soluções sobre as aproximações com o sistema de numeração na base 10.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre as novas experiências e os links acessados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fábio Leandro Cruzado
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF09MA17) - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Objetivos Específicos
Conhecer os múltiplos do byte e suas aplicações no cotidiano.
Conceito-chave
Múltiplos do byte.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Efetuar cálculos básicos de multiplicação e/ou divisão.
- Ler e interpretar tabelas.
- Efetuar cálculos envolvendo potência de mesma base.
Recursos Necessários
- Atividades impressas em folhas.