Plano de Aula

Plano de aula: Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Retas paralelas, transversal e ângulos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.

Conceito-chave

Retas paralelas, reta transversal, ângulos suplementares.

Recursos necessários

  • Régua, lápis de cor, borracha, lápis;
  • Papel quadriculado (opcional).

Sugestões de leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Ângulos suplementares em retas paralelas cortadas por uma transversal;
  • Ângulos congruentes em retas paralelas cortadas por uma transversal;
  • Ângulos correspondentes e opostos pelo vértice.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos. Você pode passar o slide, escrever na lousa ou simplesmente falar para os alunos qual o objetivo desta aula.

Propósito: Deixar os alunos em prontidão para a aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO