Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Retas paralelas, transversal e ângulos
Por: Paula Vieira Soares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos específicos
Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.
Conceito-chave
Retas paralelas, reta transversal, ângulos suplementares.
Recursos necessários
- Régua, lápis de cor, borracha, lápis;
- Papel quadriculado (opcional).
Sugestões de leitura:
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
- Ângulos suplementares em retas paralelas cortadas por uma transversal;
- Ângulos congruentes em retas paralelas cortadas por uma transversal;
- Ângulos correspondentes e opostos pelo vértice.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos. Você pode passar o slide, escrever na lousa ou simplesmente falar para os alunos qual o objetivo desta aula.
Propósito: Deixar os alunos em prontidão para a aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO