Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos. Você pode passar o slide, escrever na lousa ou simplesmente falar para os alunos qual o objetivo desta aula.
Propósito: Deixar os alunos em prontidão para a aula.
Quadriláteros
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Essa atividade e as demais desta aula, podem ser feitas em dupla. Distribua uma folha de papel quadriculado para cada grupo. Pergunte aos alunos se algum deles sabe o que é um quadrilátero. Fale brevemente sobre a origem da palavra. Peça agora que construam dois quadriláteros na folha quadriculada. Peça que observem as semelhanças e diferenças nos dois quadriláteros.
Propósito: Rever o conceito de quadrilátero e compreender o que é um quadrilátero com um par de lados opostos paralelos.
Discuta com a turma:
- O que esses dois quadriláteros que você desenhou têm em comum?
- O que esses dois quadriláteros têm de diferente?
- O que eu preciso garantir para desenhar um quadrilátero com um par de lados opostos paralelos?
Quadriláteros, paralelas e ângulos
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total para slides 4 e 5).
Orientação: Os alunos vão seguir as orientações e desenhar um quadrilátero a partir de duas paralelas e duas transversais. Feito isso eles deverão traçar todos os ângulos entre as paralelas e as transversais e destacar os ângulos internos do quadrilátero. Eles agora devem analisar os ângulos e responder à pergunta:
Propósito: Estudar a congruência entre ângulos internos e externos de um quadrilátero formado por duas paralelas e duas transversais. Estudar ângulos suplementares neste mesmo quadrilátero. Deduzir a soma dos ângulos internos do quadrilátero estudado e outros análogos..
Discuta com a turma:
- O que são ângulos suplementares?
- Como eu sei que dois ângulos são suplementares?
- Alguns desses ângulos são congruentes? Quais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Quadriláteros, paralelas e ângulos
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total para slides 4 e 5).
Orientação: Os alunos vão seguir as orientações e desenhar um quadrilátero a partir de duas paralelas e duas transversais. Feito isso eles deverão traçar todos os ângulos entre as paralelas e as transversais e destacar os ângulos internos do quadrilátero. Eles agora devem analisar os ângulos e responder à pergunta:
Propósito: Estudar a congruência entre ângulos internos e externos de um quadrilátero formado por duas paralelas e duas transversais. Estudar ângulos suplementares neste mesmo quadrilátero. Deduzir a soma dos ângulos internos do quadrilátero estudado e outros análogos..
Discuta com a turma:
- O que são ângulos suplementares?
- Como eu sei que dois ângulos são suplementares?
- Alguns desses ângulos são congruentes? Quais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que apresentem suas soluções na lousa. Procure mostrar soluções incorretas e corretas. Procure por formas diferentes de resolver o problema. Ande pelas duplas enquanto fazem a atividade e você poderá selecionar previamente as soluções, as dificuldades, os erros que achar interessantes e diferentes.
Propósito: Fazer com que o aluno conheça formas diferentes de resolver o problema. Fazer com que aluno compreenda que o erro pode ser uma importante fonte de conhecimento. Peça que tentem deduzir como se chegou a este ou aquele erro.
Discuta com a turma:
- Eu preciso conhecer todos os valores dos ângulos internos para estudar esse quadrilátero?
- Como sei que dois ângulos são suplementares sem saber o valor deles?
Fechamento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Passe o slide, leia ou escreva na lousa essas duas frases de encerramento. Fale brevemente sobre o que foi estudado.
Propósito: Dar um fechamento para a aula.