Movimento estudantil
Plano de Aula
Plano de aula: Movimentos de resistência à ditadura civil-militar no Brasil
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Fim da ditadura
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI22, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano de aula em questão procura identificar as diferentes formas de resistência e seus movimentos durante o período da ditadura civil-militar no Brasil, compreendendo o significado e as diferenças entre o movimento estudantil e o movimento operário e como estes movimentos contribuíram para a reconquista dos direitos sociais e políticos no Brasil.
Materiais necessários: Data show para exibição das imagens ou impressão em A4 em escala de cinza das imagens. Cópias dos textos 1 e 2 para os grupos e da tabela de análise.
Material complementar:
Documento 1 - Problematização: Imagem da Passeata dos cem mil http://memorialdademocracia.com.br/card/passeata-dos-cem-mil-afronta-a-ditadura
Documento 2 - Problematização: Imagem da greve dos trabalhadores do ABC
http://memorialdademocracia.com.br/card/a-grande-greve-dos-trabalhadores-do-abc
Documento 3 - Problematização: Texto sobre o movimento estudantil durante a ditadura militar
Documento 4 - Problematização: Texto sobre o movimento operário durante a ditadura civil-militar
Documento 5 - Sistematização: Tabela de análise das fontes do movimento estudantil e operário
Para você saber mais:
Para saber mais sobre o conceito de ditadura civil-militar:
http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o (Acesso em 30/01/2019)
http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324 (Acesso em 30/01/2019)
Como foram os movimentos de resistência durante a ditadura civil-militar:
http://memoriasdaditadura.org.br/panorama-da-resistencia/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Sobre o movimento estudantil:
http://memoriasdaditadura.org.br/estudantes/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Sobre o movimento operário:
http://memoriasdaditadura.org.br/operarios/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Vídeos com imagens e depoimentos sobre a Passeata dos cem mil, ocorrida no Rio de Janeiro em 1968
https://www.youtube.com/watch?v=3OvTRcptohU (Acesso em 30/01/2019)
http://www.vladimirpalmeira.com.br/ano1968_4.html (Acesso em 30/01/2019)
https://www.youtube.com/watch?v=zR5ZkD90U-0 (Acesso em 30/01/2019)
Significado de resistência:
https://www.dicio.com.br/resistencia/ (Acesso em 30/01/2019)
Referências bibliográficas:
FICO, C. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.
NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do regime militar brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
VALLE, Maria Ribeiro do. 1968 - O diálogo é a violência, movimento estudantil e ditadura militar no Brasil. 2ª ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2008.
Bretas, Marcos Luiz. A guerra das ruas: povo e polícia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.
Machado, Ana Maria, Tropical sol da liberdade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
Ventura, Zuenir 1968: O ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula para a turma. Você pode escrever no quadro, projetar ou ler. O importante neste momento é que os alunos saibam o que será trabalhado na aula e qual o objetivo do aprendizado. A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender no fim desta. Mas é muito importante que o professor não antecipe nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.
Esta aula tem como objetivo que os alunos identifiquem o que foi o movimento de resistência durante o período da ditadura civil-militar, seu significado e suas diferenças e como estes movimentos contribuíram para a reconquista dos direitos sociais e políticos no Brasil.
Para você saber mais:
Para saber mais sobre o conceito de ditadura civil-militar:
http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o (Acesso em 30/01/2019)
http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324 (Acesso em 30/01/2019)
Como foram os movimentos de resistência durante a ditadura civil-militar:
http://memoriasdaditadura.org.br/panorama-da-resistencia/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO