Movimento estudantil
Plano de Aula
Plano de aula: Movimentos de resistência à ditadura civil-militar no Brasil
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Fim da ditadura
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI22, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano de aula em questão procura identificar as diferentes formas de resistência e seus movimentos durante o período da ditadura civil-militar no Brasil, compreendendo o significado e as diferenças entre o movimento estudantil e o movimento operário e como estes movimentos contribuíram para a reconquista dos direitos sociais e políticos no Brasil.
Materiais necessários: Data show para exibição das imagens ou impressão em A4 em escala de cinza das imagens. Cópias dos textos 1 e 2 para os grupos e da tabela de análise.
Material complementar:
Documento 1 - Problematização: Imagem da Passeata dos cem mil http://memorialdademocracia.com.br/card/passeata-dos-cem-mil-afronta-a-ditadura
Documento 2 - Problematização: Imagem da greve dos trabalhadores do ABC
http://memorialdademocracia.com.br/card/a-grande-greve-dos-trabalhadores-do-abc
Documento 3 - Problematização: Texto sobre o movimento estudantil durante a ditadura militar
Documento 4 - Problematização: Texto sobre o movimento operário durante a ditadura civil-militar
Documento 5 - Sistematização: Tabela de análise das fontes do movimento estudantil e operário
Para você saber mais:
Para saber mais sobre o conceito de ditadura civil-militar:
http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o (Acesso em 30/01/2019)
http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324 (Acesso em 30/01/2019)
Como foram os movimentos de resistência durante a ditadura civil-militar:
http://memoriasdaditadura.org.br/panorama-da-resistencia/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Sobre o movimento estudantil:
http://memoriasdaditadura.org.br/estudantes/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Sobre o movimento operário:
http://memoriasdaditadura.org.br/operarios/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Vídeos com imagens e depoimentos sobre a Passeata dos cem mil, ocorrida no Rio de Janeiro em 1968
https://www.youtube.com/watch?v=3OvTRcptohU (Acesso em 30/01/2019)
http://www.vladimirpalmeira.com.br/ano1968_4.html (Acesso em 30/01/2019)
https://www.youtube.com/watch?v=zR5ZkD90U-0 (Acesso em 30/01/2019)
Significado de resistência:
https://www.dicio.com.br/resistencia/ (Acesso em 30/01/2019)
Referências bibliográficas:
FICO, C. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.
NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do regime militar brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
VALLE, Maria Ribeiro do. 1968 - O diálogo é a violência, movimento estudantil e ditadura militar no Brasil. 2ª ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2008.
Bretas, Marcos Luiz. A guerra das ruas: povo e polícia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.
Machado, Ana Maria, Tropical sol da liberdade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
Ventura, Zuenir 1968: O ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula para a turma. Você pode escrever no quadro, projetar ou ler. O importante neste momento é que os alunos saibam o que será trabalhado na aula e qual o objetivo do aprendizado. A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender no fim desta. Mas é muito importante que o professor não antecipe nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.
Esta aula tem como objetivo que os alunos identifiquem o que foi o movimento de resistência durante o período da ditadura civil-militar, seu significado e suas diferenças e como estes movimentos contribuíram para a reconquista dos direitos sociais e políticos no Brasil.
Para você saber mais:
Para saber mais sobre o conceito de ditadura civil-militar:
http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o (Acesso em 30/01/2019)
http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324 (Acesso em 30/01/2019)
Como foram os movimentos de resistência durante a ditadura civil-militar:
http://memoriasdaditadura.org.br/panorama-da-resistencia/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Divida a turma em grupos de quatro alunos, escreva no quadro ou projete o slide com a palavra resistência e peça que os grupos conversem sobre o que significa resistência.
Depois de alguns grupos darem sua opinião, projete ou escreva no quadro o verbete sobre o significado da palavra resistência.
É esperado que os alunos relacionem a palavra resistência a resistência elétrica, a resistência com significado de força, de duradouro.
Ex.: Este celular é resistente. A resistência do chuveiro queimou e eu tomei banho frio.
Mas o ideal é que relacionem a palavra resistir também ao significado de: resistente, aquele que se mantém firme, que suporta, que reage contra algo.
O ideal é que os alunos sejam estimulados a pensar sobre o significado do conceito e as formas de resistências que existem.
Às vezes a resistência é uma ação, mas o silêncio e a inação também são formas de resistência, dependendo da situação.
Caso os alunos não saibam, ou deem respostas muito distantes do significado de resistência, o professor pode citar frases utilizando a palavra resistência para ajudar os alunos, como: João não aceitou a injustiça feita com Pedro no jogo, sua resistência foi abandonar o jogo. Pedro resistiu contra as novas regras impostas, protestando.
Como adequar à sua realidade:
Se sua escola estiver situada em uma aldeia indígena, ou região próxima, pode aproveitar para indagar: O que significa resistência aqui, para nós, povos indígenas? Como podemos resistir? Trabalhar o significado de resistência atrelado à questão dos povos indígenas de preservação de sua cultura, ou da resistência indígena na localidade.
O mesmo pode ser sugerido se a sua escola for em uma comunidade quilombola: O que significa resistência para nós, moradores do quilombo? O conceito de resistência pode ser significado com base em práticas locais de resistência, da preservação da memória local como uma forma de resistir.
Caso sua escola esteja situada em uma região de comunidade, O que significa resistência na comunidade? O que podemos citar como formas de resistir aqui na comunidade? Pode se relacionar o significado de resistência a música local, aos raps, ao funk, ao grafite, como que estes aspectos da cultura se configuram como uma forma de resistência de dar voz a uma parcela da sociedade pouco ouvida.
Para você saber mais:
Significado de resistência:
https://www.dicio.com.br/resistencia/ (Acesso em 30/01/2019)
Contexto
Orientações:
Divida os alunos em grupos de quatro, escreva no quadro ou projete o slide com a palavra resistência e peça que os grupos conversem sobre
o que significa resistência. Após alguns grupos darem sua opinião, projete ou escreva no quadro o verbete sobre o significado da palavra resistência.
É esperado que os alunos relacionem a palavra resistência a resistência elétrica, à palavra resistir. Resistente, aquele que se mantém firme, que suporta, que reage contra algo. O ideal é que se estimule os alunos a pensar sobre o significado do conceito e as formas de resistência que existem. Às vezes a resistência é uma ação, mas o silêncio e a inação também são formas de resistência, dependendo da situação.
Link de apoio ao conceito de resistência: https://www.dicio.com.br/resistencia/
Como adequar à sua realidade:
Se sua escola estiver situada em uma aldeia indígena, ou região próxima, pode aproveitar para indagar: O que significa resistência aqui para nós povos indígenas? Como podemos resistir? Trabalhar o significado de resistência atrelado à questão dos povos indígenas de preservação de sua cultura, ou da resistência indígena na localidade.
O mesmo pode ser sugerido se a sua escola for em uma comunidade quilombola: O que significa resistência para nós, moradores do quilombo? O conceito de resistência pode ser significado com base nas práticas locais de resistência, da preservação da memória local como uma forma de resistir.
Caso sua escola esteja situada em uma região de comunidade, O que significa resistência aqui na comunidade? O que podemos citar como formas de resistir aqui na comunidade? Pode se relacionar o significado de resistência à música local, aos raps, ao funk, ao grafite, como que estes aspectos da cultura se configuram como uma forma de resistência de dar voz a uma parcela da sociedade pouco ouvida.
Para você saber mais:
Significado de resistência:
https://www.dicio.com.br/resistencia/ (Acesso em 30/01/2019)
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações:
Nesta etapa da Problematização o objetivo principal é possibilitar que os alunos analisem os movimentos de resistência estudantil e operária durante a ditadura civil-militar, problematizando como foram estes movimentos durante o período.
Na primeira fase da Problematização os grupos irão ter contato com duas fotografias e questionar sobre o movimento e a forma de resistência apresentados. No segundo momento cada grupo irá receber um documento contendo um relato sobre o movimento estudantil e operário e problematizar os objetivos do movimento, as formas com que resistiram à ditadura civil-militar e quais as reivindicações destes grupos.
Siga as etapas descritas abaixo para que os alunos possam aos poucos ir problematizando sobre o movimento de resistência.
Exiba a imagem de resistência do movimento estudantil (disponivel aqui: http://memorialdademocracia.com.br/card/passeata-dos-cem-mil-afronta-a-ditadura ) e a imagem do movimento operário durante a ditadura civil-militar (disponivel aqui http://memorialdademocracia.com.br/card/a-grande-greve-dos-trabalhadores-do-abc ). Caso julgue necessário, imprima as fotos previamente para distribuí-las em classe.
Peça que os grupos observem as fotografias e anotem suas considerações: O que vocês observam da imagem? Como as imagens retratam a resistência durante o período da ditadura civil-militar? Que forma de resistência estava sendo utilizada?
Esta parte da atividade deve durar em torno de 6 minutos, 3 minutos de observação e identificação para cada fotografia.
É esperado que os alunos identifiquem:
Na imagem 1: Os cartazes “Abaixo a ditadura” e “Povo no poder”, a grande concentração de pessoas jovens na rua, se manifestando, aparentemente uma manifestação pacífica, por meio de passeata e ocupação da rua.
Na imagem 2: É esperado que os alunos destaquem a presença de adultos, trabalhadores, com o cartaz escrito “Volks trabalhadores unidos até a vitória”. Presença de muitos homens em idade adulta e o meio de manifestação sendo a greve, a paralisação do trabalho.
Peça que dois grupos deem suas opiniões sobre as fotografias, o importante desta etapa é que os alunos identifiquem que a primeira imagem trata-se de um movimento de estudantes que resistiram por meio de passeatas contrárias à ditadura civil-militar.
E que a segunda imagem representa o movimento operário, que resistia por meio de greves e paralisações.
Com os alunos ainda divididos em grupos, distribua as cópias dos documentos 3 e 4, segue o link abaixo, metade dos grupos irá analisar o documento 3, sobre o movimento estudantil, e a outra metade dos grupos irá analisar o documento 4, sobre o movimento operário.
Peça que os grupos leiam o texto e analisem o movimento de resistência. Exiba as perguntas que irão direcionar a Problematização do documento ou escreva no quadro.
Quem eram os manifestantes? Por que eles estavam resistindo? E quais mudanças eles queriam?
Peça que os grupos anotem as respostas obtidas debatidas pelo grupo em uma folha, ou no caderno.
É esperado que os alunos que ficaram com o documento 3, sobre o movimento estudantil, respondam que eram grupos de estudantes, mas que muitas pessoas também foram simpatizantes do movimento e aderiram às manifestações. Eles estavam resistindo à ditadura civil-militar, à opressão e à censura e aos atos de violência, como o assassinato do estudante Edson Luís. Como mudanças eles desejavam a liberdade de expressão, o fim da ditadura civil-militar, lutavam pelos direitos humanos, pelo fim da repressão e da violência policial.
É esperado que os alunos que ficaram com o documento 4, sobre o movimento operário, respondam que eram grupos de trabalhadores urbanos, operários das fábricas, que estavam, por meio de greves, protestando por melhores condições de trabalho e aumento salarial. Desejavam melhores condições de trabalho, aumento dos direitos trabalhistas, equiparação salarial, liberdade de expressão e direito a greve e a manifestação.
Peça que dois alunos leiam as respostas de seus grupos para a turma. O interessante é que seja um grupo sobre o movimento estudantil e outro sobre o movimento operário.
Documento 1 - Problematização: Imagem da Passeata dos cem mil
http://memorialdademocracia.com.br/card/passeata-dos-cem-mil-afronta-a-ditadura
Documento 2 - Problematização: Imagem da greve dos trabalhadores do ABC
http://memorialdademocracia.com.br/card/a-grande-greve-dos-trabalhadores-do-abc
Documento 3 - Problematização: Texto sobre o movimento estudantil durante a ditadura militar
Documento 4 - Problematização: Texto sobre o movimento operário durante a ditadura civil-militar
As fontes iconográficas possuem como objetivo construir a imagem dos movimentos de resistência na época, destacando a luta estudantil e sindical e os objetivos das fontes textuais é possibilitar que os alunos reflitam e questionem como foram estes movimentos de resistências durante o regime da ditadura civil-militar.
Caso o professor não tenha acesso a data show para exibição das imagens, pode imprimir em folha de ofício ou A4 em escala de cinza e passar pelos grupos, para que vejam.
Para você saber mais:
Como foram os movimentos de resistência durante a ditadura civil-militar:
http://memoriasdaditadura.org.br/panorama-da-resistencia/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Sobre o movimento estudantil:
http://memoriasdaditadura.org.br/estudantes/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Sobre o movimento operário:
http://memoriasdaditadura.org.br/operarios/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Vídeos com imagens e depoimentos sobre a Passeata dos cem mil, ocorrida no Rio de Janeiro em 1968
https://www.youtube.com/watch?v=3OvTRcptohU (Acesso em 30/01/2019)
http://www.vladimirpalmeira.com.br/ano1968_4.html (Acesso em 30/01/2019)
https://www.youtube.com/watch?v=zR5ZkD90U-0 (Acesso em 30/01/2019)
Problematização
Orientações:
Nesta etapa da Problematização o objetivo principal é possibilitar que os alunos analisem os movimentos de resistência estudantil e operária durante o período da ditadura civil-militar problematizando como foram estes movimentos durante o período.
Na primeira fase da Problematização os grupos irão ter contato com duas fotografias e questionar sobre o movimento e a forma de resistência apresentados. No segundo momento cada grupo irá receber um documento contendo um relato sobre o movimento estudantil e operário e irão problematizar os objetivos do movimento, as formas com que resistiram à ditadura civil-militar e quais as reivindicações destes grupos.
Peço que siga as etapas descritas abaixo, para que os alunos possam aos poucos ir problematizando sobre o movimento de resistência.
Exiba a imagem de resistência do movimento estudantil (disponivel aqui: http://memorialdademocracia.com.br/card/passeata-dos-cem-mil-afronta-a-ditadura ) e a imagem do movimento operário durante a ditadura civil-militar (disponivel aqui http://memorialdademocracia.com.br/card/a-grande-greve-dos-trabalhadores-do-abc ). Caso julgue necessário, imprima as fotos previamente para distribui-las em classe.
Peça que os grupos observem as fotografias e anotem suas considerações: O que vocês observam da imagem? Como as imagens retratam a resistência durante o período da ditadura civil-militar? Que forma de resistência estava sendo utilizada?
Esta parte da atividade deve durar em torno de 6 minutos, 3 minutos de observação e identificação para cada fotografia.
É esperado que os alunos identifiquem:
Na imagem 1: Os cartazes pedindo abaixo a ditadura e poder ao povo, a grande concentração de pessoas jovens na rua, se manifestando, aparentemente uma manifestação pacífica, por meio de passeata e ocupação da rua.
Na imagem 2: É esperado que os alunos destaquem a presença de adultos, trabalhadores, com o cartaz escrito “Volks trabalhadores unidos até a vitória”. Presença de muitos homens em idade adulta, e o meio de manifestação sendo a greve, a paralisação do trabalho.
Peça que dois grupos falem suas opiniões sobre as fotografias, o importante nesta etapa é que os alunos identifiquem que a primeira imagem trata-se de um movimento de estudantes que resistiram por meio de passeatas contrárias à ditadura civil-militar.
E que a segunda imagem representa o movimento operário, que resistia por meio de greves e paralisações.
Com os alunos ainda divididos em grupos, distribua as cópias dos documentos 3 e 4, segue o link abaixo, metade dos grupos irá analisar o documento 3, sobre o movimento estudantil, e a outra metade dos grupos irá analisar o documento 4, sobre o movimento operário.
Peça que os grupos leiam o texto e analisem o movimento de resistência. Exiba as perguntas que irão direcionar a Problematização do documento ou escreva no quadro.
Quem eram os manifestantes? Por que eles estavam resistindo? E quais mudanças eles queriam?
Peça que os grupos anotem as respostas obtidas debatidas pelo grupo em uma folha, ou no caderno.
É esperado que os alunos que ficaram com o documento 3, sobre o movimento estudantil, respondam que eram grupos de estudantes, mas que muitas pessoas também foram simpatizantes do movimento e aderiram às manifestações. Eles estavam resistindo à ditadura civil-militar, à opressão e à censura e aos atos de violência, como o assassinato do estudante Edson Luís. Como mudanças eles desejavam a liberdade de expressão, o fim da ditadura civil-militar, lutavam pelos direitos humanos, pelo fim da repressão e da violência policial.
É esperado que os alunos que ficaram com o documento 4, sobre o movimento operário, respondam que eram grupos de trabalhadores urbanos, operários das fábricas, que estavam, por meio de greves, protestando por melhores condições de trabalho e aumento salarial. Desejavam melhores condições de trabalho, aumento dos direitos trabalhistas, equiparação salarial, liberdade de expressão e direito à greve e a manifestação.
Peça que dois alunos leiam as respostas de seus grupos para a turma. O interessante é que seja um grupo sobre o movimento estudantil e outro sobre o movimento operário.
Documento 1 - Problematização: Imagem da passeata dos cem mil https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsyxbqzHvFuNJHZGBdaWGGQgWTwTGUCbAdQ7ZTkhKvGx7QdBGQZUJzmr2JFA/imagem-passeata-dos-cem-mil.pdf
Documento 2 - Problematização: Imagem da greve dos trabalhadores do ABC
Documento 3 - Problematização: Texto sobre o movimento estudantil durante a ditadura militar
Documento 4 - Problematização: Texto sobre o movimento operário durante a ditadura civil-militar
As fontes iconográficas possuem como objetivo construir a imagem dos movimentos de resistência na época, destacando a luta estudantil e sindical, e as fontes textuais têm como objetivo possibilitar que os alunos reflitam e questionem como foram estes movimentos de resistência durante o regime da ditadura civil-militar.
Caso o professor não tenha acesso a data show para exibição das imagens, pode imprimir em folha de ofício ou A4 em escala de cinza e passar pelos grupos, para que vejam.
Para você saber mais:
Como foram os movimentos de resistência durante a ditadura civil-militar:
http://memoriasdaditadura.org.br/panorama-da-resistencia/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Sobre o movimento estudantil:
http://memoriasdaditadura.org.br/estudantes/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Sobre o movimento operário:
http://memoriasdaditadura.org.br/operarios/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Vídeos com imagens e depoimentos sobre a passeata dos cem mil, ocorrida no Rio de Janeiro em 1968
https://www.youtube.com/watch?v=3OvTRcptohU (Acesso em 30/01/2019)
http://www.vladimirpalmeira.com.br/ano1968_4.html (Acesso em 30/01/2019)
https://www.youtube.com/watch?v=zR5ZkD90U-0 (Acesso em 30/01/2019)
Problematização
Orientações:
Nesta etapa da Problematização o objetivo principal é possibilitar que os alunos analisem os movimentos de resistência estudantil e operária durante o período da ditadura civil-militar, problematizando como foram estes movimentos durante o período.
Na primeira fase da Problematização os grupos irão ter contato com duas fotografias e questionar sobre o movimento e a forma de resistência apresentados. No segundo momento cada grupo irá receber um documento contendo um relato sobre o movimento estudantil e operário e problematizar os objetivos do movimento, as formas com que resistiram à ditadura civil-militar e quais as reivindicações destes grupos.
Peço que siga as etapas descritas abaixo para que os alunos possam aos poucos ir problematizando sobre o movimento de resistência.
Exiba a imagem de resistência do movimento estudantil e a imagem do movimento operário durante a ditadura civil-militar.
Peça que os grupos observem as fotografias e anotem suas considerações: O que vocês observam da imagem? Como as imagens retratam a resistência durante o período da ditadura civil-militar? Que forma de resistência estava sendo utilizada?
Esta parte da atividade deve durar em torno de 6 minutos, 3 minutos de observação e identificação para cada fotografia.
É esperado que os alunos identifiquem:
Na imagem 1: Os cartazes “Abaixo a ditadura” e “O povo no poder”, a grande concentração de pessoas jovens na rua, se manifestando, aparentemente pacificamente, por meio de passeata e ocupação da rua.
Na imagem 2: É esperado que os alunos destaquem a presença de adultos, trabalhadores, com o cartaz escrito “Volks trabalhadores unidos até a vitória”. Presença de muitos homens em idade adulta, e o meio de manifestação sendo a greve, a paralisação do trabalho.
Peça que dois grupos deem suas opiniões sobre as fotografias, o importante nesta etapa é que os alunos identifiquem que a primeira imagem trata-se de um movimento de estudantes que resistiram por meio de passeatas contrárias à ditadura civil-militar.
E que a segunda imagem representa o movimento operário, que resistia por meio de greves e paralisações.
Com os alunos ainda divididos em grupos, distribua as cópias dos documentos 3 e 4, segue o link abaixo, metade dos grupos irá analisar o documento 3, sobre o movimento estudantil, e a outra metade dos grupos irá analisar o documento 4, sobre o movimento operário.
Peça que os grupos leiam o texto e analisem o movimento de resistência. Exiba as perguntas que irão direcionar a problematização do documento ou escreva no quadro.
Quem eram os manifestantes? Por que eles estavam resistindo? E quais mudanças eles queriam?
Peça que os grupos anotem as respostas obtidas debatidas pelo grupo em uma folha, ou no caderno.
É esperado que os alunos que ficaram com o documento 3, sobre o movimento estudantil, respondam que eram grupos de estudantes, mas que muitas pessoas também foram simpatizantes do movimento e aderiram às manifestações. Eles estavam resistindo à ditadura civil-militar, a opressão e a censura e aos atos de violência como o assassinato do estudante Edson Luís. Como mudanças eles desejavam a liberdade de expressão, o fim da ditadura civil-militar, lutavam pelos direitos humanos, pelo fim da repressão e da violência policial.
É esperado que os alunos que ficaram com odocumento 4, sobre o movimento operário, respondam que eram grupos de trabalhadores urbanos, operários das fábricas, que estavam, por meio de greves, protestando por melhores condições de trabalho e aumento salarial. Desejavam melhores condições de trabalho, aumento dos direitos trabalhistas, equiparação salarial, liberdade de expressão e direito a greve e a manifestação.
Peça que dois alunos leiam as respostas de seus grupos para a turma. O interessante é que seja um grupo sobre o movimento estudantil e outro sobre o movimento operário.
Documento 1 - Problematização: Imagem da passeata dos cem mil https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsyxbqzHvFuNJHZGBdaWGGQgWTwTGUCbAdQ7ZTkhKvGx7QdBGQZUJzmr2JFA/imagem-passeata-dos-cem-mil.pdf
Documento 2 - Problematização: Imagem da greve dos trabalhadores do ABC
Documento 3 - Problematização: Texto sobre o movimento estudantil durante a ditadura militar
Documento 4 - Problematização: Texto sobre o movimento operário durante a ditadura civil-militar
As fontes iconográficas possuem como objetivo construir a imagem os movimentos de resistência na época destacando a luta estudantil e sindical, e as fontes textuais possuem como objetivo possibilitar que os alunos reflitam e questionem como foram estes movimentos de resistência durante o regime da ditadura civil-militar.
Caso o professor não tenha acesso à data show para exibição das imagens, pode imprimir em folha de ofício ou A4 em escala de cinza e passar pelos grupos, para que vejam.
Para você saber mais:
Como foram os movimentos de resistência durante a ditadura civil-militar:
http://memoriasdaditadura.org.br/panorama-da-resistencia/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Sobre o movimento estudantil:
http://memoriasdaditadura.org.br/estudantes/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Sobre o movimento operário:
http://memoriasdaditadura.org.br/operarios/index.html (Acesso em 30/01/2019)
Vídeos com imagens e depoimentos sobre a Passeata dos cem mil, ocorrida no Rio de Janeiro em 1968
https://www.youtube.com/watch?v=3OvTRcptohU (Acesso em 30/01/2019)
http://www.vladimirpalmeira.com.br/ano1968_4.html (Acesso em 30/01/2019)
https://www.youtube.com/watch?v=zR5ZkD90U-0 (Acesso em 30/01/2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Entregue o modelo de tabela, que está no link abaixo, ou reproduza este modelo no quadro, peça que os grupos elaborem uma tabela de análise do movimento de resistência, com base no documento lido na etapa de Problematização.
Nesta etapa será disponibilizado um modelo de tabela para que os alunos preencham e identifiquem as principais características do movimento estudado. O objetivo desta etapa é sistematizar o conhecimento aprendido ao longo da aula para que os alunos consigam ter uma visão geral do movimento de resistência e uma comparação no fim das tabelas dos dois movimentos que foram trabalhados ao longo da aula.
Após a elaboração da tabela, pedir que um grupo de cada movimento apresente a sua tabela para a turma. O ideal é que o professor faça a mediação desta atividade, estabelecendo uma comparação entre os dois movimentos de resistência: o estudantil e o operário.
Documento 5 - Sistematização: Tabela de análise das fontes do movimento estudantil e operário
Esta tabela foi elaborada por nós e pode ser adaptada pelo professor.
Professor, como sugestão, para a atividade de sistematização pode ser elaborado um painel comparativo, em cartolina ou papel pardo, com as tabelas do movimento estudantil de um lado e as tabelas do movimento operário de outro. Para que os alunos vejam as diferenças dos movimentos e seus objetivos.
Sugestão: O professor poderá optar nesta etapa da Sistematização, dependendo do desenvolvimento da turma, por pedir que os grupos construam a tabela de forma invertida, peça que os grupos prestem bastante atenção na explanação dos grupos na etapa da Problematização e peça que os grupos que analisaram a fonte sobre movimento estudantil elaborem a tabela sobre movimento operário, e os grupos do movimento operário elaborem a tabela sobre movimento estudantil.
Caso não consiga disponibilizar a tabela para os grupos o professor pode fazer a tabela no quadro e pedir que os alunos façam em uma folha por grupo.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Como forma de despertar a curiosidade da turma sobre o tema a ser trabalhado na aula, encaminha a questão disparadora proposta. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que significa a palavra Resistência?
Deixe que os alunos apresentem as respostas e debatam os significados que surgirem. Depois que tiverem oportunidade de debater, envie o objetivo da aula e o conceito de resistência, segundo o dicionário.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe, primeiramente, as duas imagens para todos os alunos, acompanhadas de alguns questionamentos.
Questões para refletir:
- O que pode ser observado nas duas imagens?
- Como as imagens retratam a resistência durante o período da ditadura civil-militar?
- Que forma de resistência estava sendo utilizada?
Questões para responder:
- Quem são as pessoas protestando na passeata dos cem mil? Por quê?
- Quem são as pessoas protestando na greve de trabalhadores do ABC? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e enviar as respostas e, então, encaminhe os textos. A proposta do plano é que você divida as fontes entre a turma, de forma que alguns alunos ou grupos fiquem com o texto sobre o movimento estudantil e outros com o texto sobre o movimento operário. Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar atividades diferentes e enviá-las facilmente para os alunos escolhidos. Outra opção é encaminhá-las por e-mail ou Whatsapp.
Questões para refletir
Movimento estudantil
- Qual a relação do movimento estudantil com a luta contra o regime militar?
- Por que os estudantes eram contra o regime militar?
- O que foi a Passeata dos Cem Mil? Quando aconteceu? Onde?
- Quem foi Edson Luís de Lima Souto? Qual a relação dele com a passeata?
Movimento operário
- Quando foi a primeira greve? O que reivindicavam os trabalhadores grevistas?
- Por que a Scania não cumpriu o acordo que tinha feito com os trabalhadores?
- O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e a polícia apoiaram os trabalhadores?
Questões para responder:
Para os dois textos
- Quem eram os manifestantes?
- Por que eles estavam protestando?
- Que mudanças eles queriam?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Para isso, podem escrever um pequeno texto, gravar um áudio ou vídeo.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas.
Sistematização
Para a produção de um quadro comparativo entre os dois movimentos, você pode enviar o modelo disponível nos materiais e atividades do plano e pedir para que os grupos preencham com as informações que encontraram nas fontes. Depois, peça para que as turmas enviem os registros sobre as fontes da problematização - texto, áudio ou vídeo - no grupo da sala, para que os colegas que leram outras fontes possam conhecer sobre o outro movimento, e vice-versa. Em seguida, peça para que preencham o quadro com as informações sobre o outro movimento que conheceram através dos colegas.
Você também pode marcar um momento síncrono, para que os alunos contem o que aprenderam uns com os outros e construir o quadro comparativo junto com a turma.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pablo Farias
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto(s) de conhecimento: O processo de redemocratização. A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.). A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais. Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira. A questão da violência contra populações marginalizadas. O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do fim do período ditatorial até a Constituição de 1988.
Palavras-chave: Ditadura civil-militar; Passeata dos cem mil. Movimento operário.