Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Dia da Educação: campanha defende acesso à educação de qualidade no Brasil

NOVA ESCOLA faz parte da mobilização #Nem1PraTrás que acontece a partir de 28 de abril

POR:
Camila Cecílio
Movimento quer chamar a atenção da sociedade para temas relevantes. Crédito: Fundação Roberto Marinho

NOVA ESCOLA une-se a mais de 70 instituições em defesa ao acesso universal à Educação de qualidade no Brasil. O movimento #Nem1PraTrás, criado em mobilização ao Dia Mundial da Educação, celebrado no dia 28 de abril, quer chamar atenção da sociedade para temas que são realmente importantes para avançar a aprendizagem no país.

A campanha #Nem1PraTrás fará parte da programação do Canal Futura durante todo o dia 28, com debates sobre diversos assuntos ligados à educação brasileira. Alguns deles, como Primeira Infância, Alfabetização, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino Médio, formação de professores, financiamento e governança também serão abordados nos episódios do programa Entrevista.

A ação nacional é liderada pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com instituições como UNICEF, Fundação Lemann (mantenedora de NOVA ESCOLA), Itaú Social, Fundação Banco do Brasil, Instituto Ayrton Senna, Instituto Votorantim, TV Globo, dentre outras.

LEIA MAIS  Programa reúne educadores para debater avanço da aprendizagem no Brasil

Segundo os organizadores, a mobilização surgiu da urgência em discutir Educação no Brasil. Dados do Censo Escolar 2018 mostram que o número de matrículas nas escolas públicas brasileiras vêm caindo desde 2014, sendo que a maior preocupação é no Ensino Médio. Nos últimos cinco, o Ensino Médio soma 591 mil jovens a menos matriculados. Hoje, 1,3 milhão de jovens brasileiros, com idades entre 15 e 17 anos, estão fora da escola, e, dos jovens com idade entre 15 e 29 anos, 35% só trabalham e não estudam e 23% não estudam nem trabalham, conforme dados do Pnad Contínua 2017 – IBGE.

Participação

Para participar da mobilização nacional pela Educação é possível enviar vídeos e sugestões para esta ação pelo Whatsapp (21) 99416-6489. Nas redes sociais, a campanha incentiva o uso das hashtags #DiadaEducacao e #Nem1PraTras.

No canal do YouTube do Dia da Educação, vídeos diários, apresentados pela jornalista Luciana Barreto, tratam de temas como a carreira de professor, a BNCC, o Plano Nacional de Educação (PNE), entre outros.