Trecho da emenda Dante de Oliveira
Plano de Aula
Plano de aula: O movimento das Diretas Já: quando o povo pede democracia
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Fim da ditadura
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI22, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano de aula em questão procura compreender as demandas da sociedade civil e o movimento pelas Diretas Já e sua relação ao processo de abertura política do período da Ditadura civil-militar.
Materiais necessários: Data show para exibição das charges de Henfil ou impressão em A4 em escala de cinza das imagens; Cópias do documento 1 sobre a Emenda Dante de Oliveira para cada trio de alunos. Folhas de ofício para elaboração das charges.
Material complementar:
Documento 1 - Contexto: Trecho da Emenda Dante de Oliveira. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rwEJpzAbNphFseM4ugyNDE9YvgRPWYHrYE6myeKUZR8g2AbUyVSNH4uhuZWv/his9-22und03-trecho-da-emenda-dante-de-oliveira.pdf
Documento 2 - Contexto: reportagem sobre a Emenda Dante de Oliveira. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JtkZ8HJ2FTKfd5wRPEwvjjQDmTqU8AEN4jK3MFrazPUFjE8UXbgfscyD7g3T/his9-22und03-votacao-emenda-dante-de-oliveira.pdf
Documento 3 - Problematização: Tirinhas do Henfil - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVGS6zCy77Pp2c2HkkaCxNUKu6WJwj4DNSGxNhcsxDrPTxM59QMuePCay3Ff/his9-22und03-tirinha-do-henfil.pdf
Para você saber mais:
Para saber mais sobre o conceito de Ditadura civil-militar:
e http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324
Significado do verbete Diretas Já: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/diretas-ja
Sobre os movimentos pelas Diretas Já: http://memoriaglobo.globo.com/erros/diretas-ja.htm
Biografia Henfil para apoio: http://www.centrocultural.sp.gov.br/gibiteca/henfil.htm
Músicas e manifestações culturais pelas Diretas Já: http://memorialdademocracia.com.br/card/diretas-ja
Sobre o Colégio Eleitoral e sua atuação na Ditadura civil-militar:
Sobre eleições indiretas no Brasil: http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos/eleicao-indireta
Vídeo da série especial realizada pela UNIVESP “1985 - 30 anos de democracia” sobre as Diretas Já e a Emenda Dante de Oliveira: https://www.youtube.com/watch?v=d8O5jTahTXo
Sobre a Emenda Dante de Oliveira: https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/REPORTAGEM-ESPECIAL/466301-DIREITAS-JA-REJEICAO-DA-EMENDA-DANTE-DE-OLIVEIRA-MARCA-A-HISTORIA-DO-PAIS-BLOCO-1.html
Como utilizar charges como um recurso metodológico: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/leitura-quadrinhos-charges-recurso-metodologico-sala-aula.htm
Dicas sobre como fazer uma charge: https://pt.wikihow.com/Fazer-Boas-Charges-Pol%C3%ADticas
Sobre a obra de Henfil: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/obra-de-henfil-ajuda-a-entender-ditadura-militar-e-geografia-do-nordeste/
Resistência por meio do humor nas tirinhas de Henfil: https://jornal.usp.br/cultura/livro-mostra-a-resistencia-ludica-de-henfil-a-ditadura/
Sobre o uso de tirinhas em sala de aula: https://novaescola.org.br/conteudo/11835/tirinhas-humor-nas-aulas
Bibliografia:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FICO, C. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a Ditadura Militar. Rio de Janeiro: Record, 2004
NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do regime militar brasileiro. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014
Machado, Ana Maria Tropical Sol da Liberdade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
Ventura, Zuenir 1968: O ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
SILVA, Marcos. Rir das ditaduras - os dentes de Henfil (FRADIM, 1971-1980) Editora Intermeios, 2018.
SILVA, Marcos. Rir por último - Henfil, a ditadura militar e os contextos. Revista PUCSP, v.24, 2002. PDF disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/10625/7905 Acesso em: 17/1/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula para turma, você pode escrever no quadro, projetar ou ler para a turma. O importante neste momento é que os alunos saibam o que será trabalhado na aula e qual o objetivo de aprendizado. A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender no fim desta. Mas é muito importante que o professor não antecipe nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.
Esta aula tem como objetivo que os alunos compreendam o que foi o movimento popular pelas eleições Diretas Já (1984) e a sua relação com o fim da Ditadura civil-militar (1964-1985).
Para você saber mais:
Para saber mais sobre o conceito de Ditadura civil-militar:
http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o e http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324
Significado verbete Diretas Já: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/diretas-ja
Sobre os movimentos pelas Diretas Já: http://memoriaglobo.globo.com/erros/diretas-ja.htm
Músicas e manifestações culturais pelas Diretas Já: http://memorialdademocracia.com.br/card/diretas-ja
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Peça que os alunos se dividam em trios, disponibilize uma cópia do documento 1 e do documento 2 sobre a votação da emenda do deputado Dante de Oliveira.
Peça que os alunos leiam os textos e analisem a proposta de eleições diretas que foi recusada pela Câmara. Exiba a pergunta que irá direcionar a conversa sobre o documento ou escreva no quadro. Qual a diferença de uma eleição direta e uma eleição indireta? Pedir que os trios discutam sobre
o assunto, destaque dois trios para comentar sua resposta.
É esperado que os alunos compreendam que a Emenda Dante de Oliveira, que perdeu na votação da Câmara, defendia, assim como muitos movimentos da sociedade civil, as eleições diretas para presidente, ou seja o povo iria às urnas eleger democraticamente o próximo presidente. Como a emenda foi recusada, as eleições que foram feitas como transição do regime da Ditadura civil-militar para a democracia, foram eleições indiretas, ou seja o novo presidente foi eleito pelo colégio eleitoral.
É importante explicar ao aluno que durante o período da Ditadura civil-militar o Colégio Eleitoral foi em parte composto do Congresso Nacional (=Senado + Câmara) e depois passou a ser composto de congressistas e delegados das Assembleias Legislativas de todo o país. Também é interessante explicar o que é uma emenda constitucional, que seria uma proposta de modificação da Constituição brasileira, resultando de mudanças pontuais no texto, mas é importante destacar que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) deve obter maioria de votos nas duas Câmaras Legislativas. Segue abaixo a definição de Emenda Constitucional dado pelo Senado Federal:
“A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode ser apresentada pelo presidente da República, por um terço dos deputados federais ou dos senadores ou por mais da metade das Assembleias Legislativas, desde que cada uma delas se manifeste pela maioria relativa de seus componentes. Não podem ser apresentadas PECs para suprimir as chamadas cláusulas pétreas da Constituição (forma federativa de Estado; voto direto, secreto, universal e periódico; separação dos poderes e direitos e garantias individuais). A PEC é discutida e votada em dois turnos, em cada Casa do Congresso, e será aprovada se obtiver, na Câmara e no Senado, três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49).”
Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/emenda-constitucional
Acesso em: 10/3/19.
E destacar que mesmo obtendo 298 votos a favor e apenas 65 contra, para passar para a votação no Senado a emenda deveria conseguir a maioria de 320 votos a favor.
Documento 1 - Contexto: Trecho da Emenda Dante de Oliveira. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rwEJpzAbNphFseM4ugyNDE9YvgRPWYHrYE6myeKUZR8g2AbUyVSNH4uhuZWv/his9-22und03-trecho-da-emenda-dante-de-oliveira.pdf
Documento 2 - Contexto: reportagem sobre a Emenda Dante de Oliveira. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JtkZ8HJ2FTKfd5wRPEwvjjQDmTqU8AEN4jK3MFrazPUFjE8UXbgfscyD7g3T/his9-22und03-votacao-emenda-dante-de-oliveira.pdf
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais:
Sobre Colégio Eleitoral e sua atuação na Ditadura civil-militar:
Sobre eleições indiretas no Brasil: http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos/eleicao-indireta
Vídeo da série especial realizada pela UNIVESP 1985 - 30 anos de democracia sobre as Diretas Já e a Emenda Dante de Oliveira: https://www.youtube.com/watch?v=d8O5jTahTXo
Sobre a Emenda Dante de Oliveira: https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/REPORTAGEM-ESPECIAL/466301-DIREITAS-JA-REJEICAO-DA-EMENDA-DANTE-DE-OLIVEIRA-MARCA-A-HISTORIA-DO-PAIS-BLOCO-1.html
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
Nesta etapa da Problematização o objetivo principal é possibilitar que os alunos analisem a charge do Henfil sobre o movimento das Diretas já, compreendendo a demandas que a população apresentava neste período de abertura do regime e as críticas que foram feitas a esta abertura.
Siga as etapas descritas abaixo para que os alunos possam aos poucos irem problematizando sobre as Diretas Já e a importância do voto.
Peça que os alunos permaneçam em trios, exiba a charge 1 e a tirinha 2 do Henfil com o data show ou entregue uma cópia da charge para cada trio.
Antes de pedir que os alunos analisem a charge será interessante contextualizar quem foi Henfil, de forma breve, segue o link de sua biografia, mas é importante destacar que Henfil foi um desenhista, escritor e jornalista de Minas Gerais que ficou conhecido por seus quadrinhos e charges com críticas políticas.
Biografia Henfil para apoio: http://www.centrocultural.sp.gov.br/gibiteca/henfil.htm
Peça que os alunos observem a charge de Henfil e anotem suas considerações: Qual a principal mensagem da charge 1 e da tirinha 2? Quais as críticas que encontramos na parte textual e nos desenhos de Henfil?
Documento 3 - Problematização: Charge e tirinha do Henfil - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVGS6zCy77Pp2c2HkkaCxNUKu6WJwj4DNSGxNhcsxDrPTxM59QMuePCay3Ff/his9-22und03-tirinha-do-henfil.pdf
A Problematização deve durar em torno de 18 minutos: 6 minutos para cada tirinha.
Peça que dois alunos compartilhem com a turma suas considerações sobre a obra de Henfil.
É esperado que os alunos identifiquem:
Na Charge 1: A principal mensagem é que o povo foi às ruas pedir para votar, pedir para participar da política, o povo afirmava ter o direito de votar e os militares não deixavam, o povo era impedido de votar porque o próprio povo era visto como ilegal. Manifestar-se pelo direito de voto era ilegal, o povo era ilegal. São várias críticas que podem ser destacadas, a maioria da população desejava as eleições diretas, mas uma minoria de militares impedia, as faixas pedindo a eleição direta fazem menção às duas maiores torcidas de futebol do Brasil, a do Flamengo e a do Corinthians, apontando para a popularização do movimento das Diretas Já, a faixa vote ou deixe-o fazendo uma referência ao slogan usado pelos militares
“Brasil ame-o ou deixe-o”.
Na tirinha 2: A principal mensagem da tirinha 2 é que os militares estavam de acordo com o processo de abertura da Ditadura civil-militar, a transição para um governo civil estava sendo preparada, mas a escolha de quem ocuparia o cargo de presidente do Brasil não seria feita pelo povo, que continuava sendo silenciado. Como críticas, pode-se destacar as altas patentes dos militares que estavam sendo entrevistados, em contraposição à pequenez do homem comum, que representa o povo brasileiro, que ficou diminuído de sua participação política durante o período da Ditadura civil-militar. Destacam-se também a censura e o silenciamento do povo que desejava eleições diretas para presidente, mas que foi impedido de escolher democraticamente o seu governante.
Caso o professor não tenha acesso a data show para exibição da charge e tirinha, pode imprimir em folha de ofício ou A4 em escala de cinza e entregar para os trios.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais:
Biografia Henfil para apoio: http://www.centrocultural.sp.gov.br/gibiteca/henfil.htm
Sobre a obra de Henfil: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/obra-de-henfil-ajuda-a-entender-ditadura-militar-e-geografia-do-nordeste/
Resistência por meio do humor nas tirinhas de Henfil: https://jornal.usp.br/cultura/livro-mostra-a-resistencia-ludica-de-henfil-a-ditadura/
SILVA, Marcos. Rir por último - Henfil, a ditadura militar e os contextos. Revista PUCSP, v.24, 2002. pdf disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/10625/7905 Acesso em: 17/1/2019.
Problematização
Orientações:
Nesta etapa da Problematização o objetivo principal é possibilitar que os alunos analisem a charge do Henfil sobre o movimento das Diretas já, compreendendo a demandas que a população apresentava neste período de abertura do regime e as críticas que foram feitas a esta abertura.
Peço que siga as etapas descritas abaixo para que os alunos possam aos poucos ir problematizando sobre as Diretas Já e a importância do voto.
Peça que os alunos permaneçam em trios, exiba a charge 1 e a tirinha 2 do Henfil com o data show, ou entregue uma cópia da charge para cada trio.
Antes de pedir que os alunos analisem a charge será interessante contextualizar quem foi Henfil, de forma breve. Segue o link de sua biografia, mas é importante destacar que Henfil foi um desenhista, escritor e jornalista de Minas Gerais que ficou conhecido por seus quadrinhos e charges com críticas políticas.
Biografia Henfil para apoio: http://www.centrocultural.sp.gov.br/gibiteca/henfil.htm
Peça que os alunos observem a charge de Henfil e anotem suas considerações: Qual a principal mensagem da charge 1 e da tirinha 2? Quais as críticas que encontramos na parte textual e nos desenhos de Henfil?
Documento 3 - Problematização: Charge e tirinha do Henfil - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVGS6zCy77Pp2c2HkkaCxNUKu6WJwj4DNSGxNhcsxDrPTxM59QMuePCay3Ff/his9-22und03-tirinha-do-henfil.pdf
A Problematização deve durar em torno de 18 minutos: 6 minutos para cada tirinha.
Peça que dois alunos compartilhem com a turma suas considerações sobre a obra de Henfil.
É esperado que os alunos identifiquem:
Na Charge 1: A principal mensagem é que o povo foi às ruas pedir para votar, pedir para participar da política, o povo afirmava ter o direito de votar e os militares não deixavam, o povo era impedido de votar porque o próprio povo era visto como ilegal. Manifestar-se pelo direito de voto era ilegal, o povo era ilegal. São várias críticas que podem ser destacadas, a maioria da população desejava as eleições diretas, mas uma minoria de militares impedia, as faixas pedindo a eleição direta fazem menção às duas maiores torcidas de futebol do Brasil, a do Flamengo e a do Corinthians, apontando para a popularização do movimento das Diretas Já, a faixa “Vote ou deixe-o” fazendo uma referência ao slogan usado pelos militares “Brasil ame-o ou deixe-o”.
Na tirinha 2: A principal mensagem da tirinha 2 é que os militares estavam de acordo com o processo de abertura da Ditadura civil-militar, a transição para um governo civil estava sendo preparada, mas a escolha de quem ocuparia o cargo de presidente do Brasil não seria feita pelo povo, que continuava sendo silenciado. Como críticas, pode-se destacar as altas patentes dos militares que estavam sendo entrevistados, em contraposição à pequenez do homem comum, que representa o povo brasileiro, que ficou diminuído de sua participação política durante o período da Ditadura civil-militar. Destacam-se também a censura e o silenciamento do povo que desejava eleições diretas para presidente, mas que foi impedido de escolher democraticamente o seu governante.
Caso o professor não tenha acesso a data show para exibição da charge e tirinha, pode imprimir em folha de ofício ou A4 em escala de cinza e entregar para os trios.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais:
Biografia Henfil para apoio: http://www.centrocultural.sp.gov.br/gibiteca/henfil.htm
Sobre a obra de Henfil: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/obra-de-henfil-ajuda-a-entender-ditadura-militar-e-geografia-do-nordeste/
Resistência por meio do humor nas tirinhas de Henfil: https://jornal.usp.br/cultura/livro-mostra-a-resistencia-ludica-de-henfil-a-ditadura/
Sistematização
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações:
Entregue uma folha de ofício para cada trio e peça que os alunos elaborem uma charge ou tirinha, inspiradas na charge e na tirinha do Henfil utilizadas durante a aula, destacando a importância das eleições e do voto direto.
Nesta etapa o professor pode auxiliar os alunos, com dicas sobre como elaborar uma tirinha/charge, mas deve deixar que os alunos construam as falas e os desenhos. O objetivo desta etapa é sistematizar o conhecimento aprendido ao longo da aula, para que os alunos analisem a importância das eleições diretas em uma sociedade democrática e a do direito ao voto.
Após a elaboração da tirinha/charge, peça que um representante de um trio apresente a sua tirinha para turma. Como sugestão, para a atividade de Sistematização, pode ser elaborado um painel em cartolina ou papel pardo, com as charges/tirinhas dos alunos.
A principal diferença entre o gênero textual tirinha e a charge é que as tirinhas são caracterizadas por uma sequência de quadrinhos que geralmente traz uma crítica ou reflexão. E as charges trazem a crítica, utilizando-se da sátira por meio de uma imagem, caricatura em um único quadro ou desenho.
As tirinhas são definidas por Sérgio Roberto Costa como um:
Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação. Circula em jornais ou revistas, numa só faixa horizontal de mais ou menos 14 cm x 4 cm, em geral, na seção “Quadrinhos” do caderno de diversões, amenidades ou também conhecido como recreativo, onde se podem encontrar cruzadas, horóscopo, HQs etc.”
Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais:
Como utilizar charges como um recurso metodológico: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/leitura-quadrinhos-charges-recurso-metodologico-sala-aula.htm
Dicas sobre como fazer uma charge: https://pt.wikihow.com/Fazer-Boas-Charges-Pol%C3%ADticas
Sobre o uso de tirinhas em sala de aula: https://novaescola.org.br/conteudo/11835/tirinhas-humor-nas-aulas
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Apresentações, Padlet.
Contexto
Envie os dois textos do contexto com alguns questionamentos para orientar a análise dos alunos. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Se preferir, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados. Para isso, ele podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletir:
- O que significa sufrágio universal?
- O que é proposto na Emenda de Dante de Oliveira a respeito das eleições para presidente e vice-presidente?
- Quando o deputado Dante Oliveira propôs essa Emenda? Ela foi aprovada pela Câmara?
- O que era o Colégio Eleitoral na ditadura civil-militar?
Questão para responder:
- Qual a diferença entre uma eleição direta e uma eleição indireta?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. As respostas podem ser enviadas em forma de texto, áudio ou vídeo.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados, se já estavam assim durante o contexto, ou individualmente.
Encaminhe as produções de Henfil, os questionamentos e algumas informações sobre quem foi Henfil. Você pode enviar o link para a biografia dele, que consta nas orientações do plano. Sugira que os alunos pesquisem a biografia ou enviem um pequeno áudio ou vídeo contando quem foi Henfil.
Questões para refletir:
Charge 1
- O que está acontecendo nesta charge? O que as pessoas na multidão estão fazendo?
- O que está escrito nos cartazes?
- O que o homem no canto direito da charge está fazendo? Quem é ele?
- A fala dele pode ser considerada irônica ou engraçada? Por quê?
Charge 2
- O que está acontecendo nesta charge? Quem são os homens usando uniformes e medalhas? O que eles estão fazendo?
- Eles dizem que preferem um militar ou um civil (quem não é militar) para ocupar o cargo de presidente?
- Quem o homem que diz “Bão… então eu escolho...” pode estar representando?
- O que acontece quando ele mostra que pretende escolher o presidente?
- Por que será que essa charge é considerada irônica ou engraçada?
Questões para responder:
- Quais são as principais mensagens das duas charges?
- Quais as críticas que encontramos na parte textual e nos desenhos de Henfil?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Para isso, podem escrever um pequeno texto, gravar um áudio ou vídeo.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Sistematização
Para a produção das charges ou tirinhas, os alunos podem produzir em papel e enviar fotografia das produções no grupo da sala para que você e o restante da turma possam ver. Eles também podem fazer as charges e tirinhas utilizando programas ou apps, como o Google Apresentações, que permitem edição de imagem e texto.
Você pode criar um mural no Padlet para expor as produções da turma.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Google Apresentações.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Figueira
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto (s) de conhecimento: O processo de redemocratização. A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.). A História recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais. Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI22 Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do fim do período ditatorial até a Constituição de 1988.
Palavras- chave: Diretas Já, Ditadura civil-militar, voto direto, democracia, movimento pelas Diretas Já, Henfil.
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