Contexto 1 - Imagem Jornal A Voz da Raça
Plano de Aula
Plano de aula: A importância do trabalho da Frente Negra Brasileira (FNB)
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Africanos e afrodescendentes na formação do Brasil
Por: Talita Seniuk
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e os textos, dimensionando-os ao tamanho da folha, para que todos os estudantes possam visualizá-los sem muita dificuldade). No caso dos textos, além da impressão eles poderão ser transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias destas fontes para ser entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de fotocópias.
Material complementar:
Sugestão de materiais para a Sistematização: cartolinas ou folhas de A4 (uma para cada grupo), lápis de cor, canetinhas, revistas para recortes, etc.) para produção de cartazes.
Contexto 1 - Imagem jornal A Voz da Raça para impressão
Problematização 1 - Texto FNB para impressão
Problematização 2 - Texto Trecho Estatuto FNB para impressão
Problematização 3 - Print Manchete ONU FNB para impressão
Para você saber mais:
OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE: PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS (aulas sobre a Frente Negra Brasileira). Nádia Cecília Augusto Assunção. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_hist_uel_nadiaceciliaaugustoassuncao.pdf>.
Acesso em: 24 fev. 2019.
ARLINDO VEIGA DOS SANTOS. PORTAL DA CULTURA NEGRA. Disponível em: <https://portaldaculturanegra.wordpress.com/tag/arlindo-veiga-dos-santos/>. Acesso em: 24 fev. 2019.
O MESSIAS NEGRO? ARLINDO VEIGA DOS SANTOS (1902-1978): “VIVA A MONARQUIA BRASILEIRA, VIVA DOM PEDRO III!”. PETRÔNIO DOMINGUES. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752006000200015>. Acesso em: 24 fev. 2019.
PERSONALIDADES NEGRAS: JOSÉ CORREIA LEITE. PALMARES. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br/?p=33586>. Acesso em: 24 fev. 2019.
RAÇA E CULTURA: O PROTAGONISMO DO NEGRO NA FORMAÇÃO HISTÓRICA-SOCIAL-GEOGRÁFICA NO BRASIL. YAGO DE SOUZA VERLING ET AL.
Disponível em: <http://enneabi.iff.edu.br/ckeditor_assets/attachments/45/raca_e_cultura_o_protagonismo_do_negro_na_formacao_historica-social-geografica_no_brasil.pdf>. Acesso em: 9 de fev. 2019.
A TRAJETÓRIA DO NEGRO NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AFRO. MIGUEL LIMA. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Historia/monografia/3lima_miguel_nonografia.pdf>.
Acesso em: 9 de fev. 2019.
MARGINALIZAÇÃO DO NEGRO É FRUTO DA ABOLIÇÃO INCONCLUSA. CARLOS MERCURI. Disponível em: <https://www.revistaforum.com.br/digital/147/marginalizacao-negro-e-fruto-da-abolicao-inconclusa/>. Acesso em: 26 de jan. 2019.
O DESTINO DOS NEGROS APÓS A ABOLIÇÃO. GILBERTO MARINGONI. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28&Itemid=23>. Acesso em: 11 de fev. 2019.
CRISTIANISMO, PATRIOTISMO E NACIONALISMO. VICTOR EMANUEL VILELA BARBUY. Disponível em: <http://cristianismopatriotismoenacionalismo.blogspot.com/2009/03/arlindo-veiga-dos-santos-arauto-e-poeta.html>. Acesso em: 24 fev. 2019.
SOCIALISMO. PRIBERAM. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/socialismo>. Acesso em: 26 fev. 2019.
ESTATUTO DO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO. DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (Imprensa Oficial). Disponível em: <https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=%2f1931%2fdiario%2520oficial%2fnovembro%2f04%2fpag_0012_55R9SPBDSCIUKeD76KL4COF980H.pdf&pagina=12&data=04/11/1931&caderno=Di%C3%A1rio%20Oficial&paginaordenacao=100012>. Acesso em: 24 fev. 2019.
FATO E MITO: DESCOBRINDO UM PROBLEMA RACIAL NO BRASIL. THOMAS E. SKIDMORE. FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS: CADERNOS DE PESQUISA, Nº 79, 1991. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1010>. Acesso em: 27 abr. 2019.
DICIONÁRIO DA ESCRAVIDÃO E LIBERDADE: 50 TEXTOS CRÍTICOS. LILIA M. SCHWARCZ E FLÁVIO GOMES. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=BT9WDwAAQBAJ&pg=PR49-IA19&lpg=PR49-IA19&dq=lilia+schwarcz+fnb&source=bl&ots=AY8ZM0OZhe&sig=ACfU3U1kayAPC8BHgzGMqw0xzaLhNckIfg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwij4obh3fDhAhXLIbkGHbwiA90Q6AEwB3oECAgQAQ#v=onepage&q&f=false>.
Acesso em: 25 mai. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.
Sugere-se a disposição dos alunos em grupo de três, quatro ou cinco, pois permite uma melhor discussão do tema, enriquecendo o diálogo, para posteriormente dividir com todos os demais.
O objetivo da aula é que no fim dela os alunos percebam a importância da atuação da Frente Negra Brasileira no período pós-Abolição, como um local de reafirmação de identidades, de valorização da cultura negra e de atuação contra o racismo. Seu objetivo principal era a promoção de direitos civis dos negros e por meio da união de diferentes elementos a conquista da igualdade. Sua criação se deu numa sociedade extremamente eurocêntrica e autoritária, que, apesar de já ter abolido a escravidão, ainda apresentava traços muito fortes de preconceito, marginalizando estas populações, por isso a importância de movimentos como o da FNB e outros da mesma vertente, pois defendiam as populações segregadas pela maioria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO