Plano de Aula

Plano de aula: Mulheres negras, militância e resistência: Thereza Santos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Africanos e afrodescendentes na formação do Brasil

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e os textos, dimensionando-os ao tamanho da folha, para que todos os estudantes possam visualizá-las sem muita dificuldade). No caso dos textos, além da impressão eles poderão ser transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias destas fontes para ser entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de cópias.

Material complementar:

Sugestão de materiais para a Sistematização: cartolinas (uma para cada grupo), lápis de cor, canetinhas, revistas para recortes etc. para produção de cartazes.

Contexto 1 - Imagem: Thereza Santos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5ZpW76dbe4UaPJbS5FmGAAYgJmMyhcNd6fb9JGrnSy6GUa6H7kAX27vzFdSB/his9-04und02-contexto-1-imagem-thereza-santos.pdf

Contexto 2 - Texto: Biografia de Thereza Santos (1938-2012)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yxZv6Wq5wWa6MD9nkCKdh6JPgcfkGQJTVZmexdk2UU7nMaGKkkX4ScUXAMsR/his9-04und02-contexto-2-texto-biografia-de-thereza-santos-1938-2012.pdf

Problematização 1 - Texto: Artigo sobre Thereza Santos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/22PSdKEB7faHsvsAZcQyeU3pfBjSyeCsPuyPnWMQwfSzyZtg6hTDKPqcWn3t/his9-04und02-problematizacao-1-texto-artigo-sobre-thereza-santos.pdf

Para você saber mais:

A COR DA CULTURA. Heróis de todo o mundo. Thereza Santos (1938-2012). Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/therezasantos>. Acesso em: 23 jan. 2019.

RIOS, Flavia. A trajetória de Thereza Santos: comunismo, raça e gênero durante o regime militar. São Paulo: Plural, v.21.1, 2014, pp.73?96. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/plural/article/view/83619/86550>. Acesso em: 9 fev. 2019.

UEIM. Exposição Thereza Santos. São Carlos-SP: UFSCAR. Disponível em: <http://www.ueim.ufscar.br/exposicoes/exposicao-tereza-santos>.
Acesso em: 19 fev. 2019.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: Um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. São Paulo: Educação e Pesquisa,, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf>.
Acesso em: 19 fev. 2019.

VERLING, Yago de Souza et al. Raça e cultura: o protagonismo do negro na formação histórica-social-geográfica no Brasil. ENNEABI. Disponível em: <http://enneabi.iff.edu.br/ckeditor_assets/attachments/45/raca_e_cultura_o_protagonismo_do_negro_na_formacao_historica-social-geografica_no_brasil.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2019.

LIMA, Miguel. A trajetória do negro no Brasil e a importância da cultura afro. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Historia/monografia/3lima_miguel_nonografia.pdf>.
Acesso em: 9 fev. 2019.

SANTOS, Thereza. Malunga Thereza Santos. São Paulo: EDUFSCAR, 2008.

BRASIL, Presidência da República. Lei Afonso Arinos - Lei nº 1.390, de 3 de julho de 1951. (Inclui entre as contravenções penais a prática de atos resultantes de preconceitos de raça ou de côr). Disponível em: <https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/128801/lei-afonso-arinos-lei-1390-51>. Acesso em: 19 fev. 2019.

CPDOC. Centro Popular de Cultura (CPC). FGV. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/Centro_Popular_de_Cultura>. Acesso em: 19 fev. 2019.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre a trajetória do TEN - Teatro Experimental do Negro e realizar uma aula sobre seu protagonismo histórico na sociedade brasileira, poderá consultar o plano do 9° do Ensino Fundamental, Unidade 4, Plano 1 - HIS9_04UND01 que trata justamente desta temática.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.

Sugere-se a disposição dos alunos em grupo de três, quatro ou cinco, pois permite uma melhor discussão do tema, enriquecendo o diálogo, para posteriormente dividir com todos os demais.

O objetivo da aula é que no fim da mesma os alunos percebam a importância da atuação de Thereza Santos, que certamente foi singular na formação social do país, ao combater o racismo, mostrar-se resistente perante a cultura hegemônica eurocêntrica, atuando de modo pleno na busca e melhoria das condições das populações negras. Vale lembrar que ela vivenciou um período histórico bastante conturbado do ponto de vista histórico do Brasil, a ditadura militar, onde as liberdades individuais e as manifestações eram combatidas e reprimidas; neste sentido, sua postura merece reconhecimento por diversas características: era mulher, negra e almejava uma sociedade melhor.

Para você saber mais:

VERLING, Yago de Souza et al. Raça e cultura: o protagonismo do negro na formação histórica-social-geográfica no Brasil. ENNEABI. Disponível em: <http://enneabi.iff.edu.br/ckeditor_assets/attachments/45/raca_e_cultura_o_protagonismo_do_negro_na_formacao_historica-social-geografica_no_brasil.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2019.

LIMA, Miguel. A trajetória do negro no Brasil e a importância da cultura afro. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Historia/monografia/3lima_miguel_nonografia.pdf>.
Acesso em: 9 fev. 2019.

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