Plano de Aula

Plano de aula: O Teatro Experimental do Negro (TEN) como local de reafirmação de identidades

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Africanos e afrodescendentes na formação do Brasil

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI04), de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e os textos, dimensionando-os ao tamanho da folha para que todos os estudantes possam visualizá-las sem muita dificuldade). No caso dos textos, além da impressão eles poderão ser transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias destas fontes para ser entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de cópias.

Material complementar:

Contexto 1 - Imagem TEN para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Pu8wJmt66qGtDZGVZ2D7hm37Y5wAhuaEk6sZcmSG2Xrbm3ZWZ9e5SphF7qJR/his9-04und01-contexto-1-imagem-ten.pdf

Contexto 2 - Imagem Jornal Folha Carioca de 7 de agosto de 1946 para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gsEd6ydyVCEwtp4fraJrrMdmMeHGaCPpYKpuSQD3X5pJF9pyuYt4cz2jv7XV/his9-04und01-contexto-2-imagem-jornal-folha-carioca-de-07-de-agosto-de-1946.pdf

Contexto 3 - Trecho do jornal Folha Carioca de 7 de agosto de 1946 para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kfqDaxybDD7AQZHDXarrX2YuYMtKJZf8maW6yQ5DBg4b5pueemyyeW6rVKU5/his9-04und01-contexto-3-texto-jornal-folha-carioca-de-07-de-agosto-de-1946.pdf

Problematização 1 - Imagem de Abdias do Nascimento para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TaTex8PTp6gSHFeYyEqqW5MDmXSVnkBU67hh8ZvTrMW89QNHsT9QGXMFQBRm/his9-04und01-problematizacao-1-imagem-abdias-do-nascimento.pdf

Problematização 2- Resumo sobre TEN para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EJkjM8sKF2p6E796yTqjsD8FeF4pcfEKXccJGS9J2jc6WBae723BcuZjNE3v/his9-04und01-problematizacao-2-resumo-ten.pdf

Problematização 3 - Trecho do artigo “O teatro negro como agente de ação social” para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ducpVCT23hVPTmXRmVUngfUPVQA5eQsRjnJHExQZNTDqzFNxHrGZmXb2QtW5/his9-04und01-problematizacao-3-texto-artigo-o-teatro-negro-como-agente-de-acao-social.pdf

Para você saber mais:

BRASIL, Palmares Fundação Cultural. Teatro Experimental do Negro (TEN). Disponível em: .
Acesso em: 9 fev. 2019.

NASCIMENTO, Abdias do. Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões. In.: Estudos Avançados. Vol. 18. N.º 50. São Paulo: 2005. Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2019.

Teatro Experimental do Negro. In.: Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2019.

BRASIL, Instituto de Pesquisas Afro Brasileiras. O imperador Jones. Disponível em: <http://ipeafro.org.br/acervo-digital/documentos/ten-atuacao-teatral/o-imperador-jones-1/>. Acesso em: 9 fev. 2019.

VIANA, Fausto. Quando a cor escapa da coxia - Trajes de cena do teatro Experimental do Negro. Disponível em: <http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002657808.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2019.

ABDIAS NASCIMENTO. MUSEU AFRO BRASIL. Disponível em: <http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/hist%C3%B3ria-e-mem%C3%B3ria/historia-e-memoria/2014/12/10/abdias-nascimento>.
Acesso em: 9 fev. 2019.

A COR DA CULTURA. Abdias do Nascimento. Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/abdiasnascimento>.
Acesso em: 9 fev. 2019.

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18282-populacao-chega-a-205-5-milhoes-com-menos-brancos-e-mais-pardos-e-pretos>. Acesso em: 13 fev. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.

Sugere-se a disposição dos alunos em grupo de três, quatro ou cinco, pois permite uma melhor discussão do tema, enriquecendo o diálogo, para posteriormente dividir com todos os demais.

O objetivo da aula é que no fim da mesma os alunos percebam que após a Abolição (13 de maio de 1888) e, em meados do século XX, o Teatro Experimental do Negro, um dos movimentos sociais afro-brasileiros do período, foi essencial como local de resistência e de valorização da cultura da comunidade negra, pois inovou criando um grupo teatral composto majoritariamente de negros, das mais diversas profissões, que, além de não ser atores por profissão inicialmente, muitos tiveram que ser alfabetizados para poder ler os textos das peças em que atuariam, pois eram até então analfabetos. O TEN além de promover o combate ao racismo e a conscientização da sociedade, atuou de forma política, promovendo e criando entidades e mostras culturais sobre a temática, a fim de exercer sua função social de forma plena. É essencial que os estudantes percebam como o TEN foi importante ao inovar propondo um teatro de negros numa sociedade elitista e eurocentrista, num período bastante conturbado da História do país.

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