Plano de Aula

Plano de aula: Novas tecnologias e suas consequências nas dinâmicas diárias

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação das principais características das Revoluções Industriais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC - página 391. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE02 - Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.);

EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;

EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

A metodologia deste plano é de “sala de aula invertida” e portanto é necessário que o estudante efetive algumas atividades antes de estar apto para participar da aula.

Materiais necessários: Cópias A4 para distribuir os textos e questionário para os estudantes; Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.

Material complementar:

Questionário de leitura: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ePdRKjzWUhxGTDra7rG7YJ93ZuSgQn8Amr6q3kXjwcVquq22uERUuTe6Ag8A/geo9-11und05-questionario-de-leitura.pdf

Parques Científicos e Tecnológicos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwT5zQJqBPESMrScwusetQ5Ykf9Pbzy23ydzzjFwkZ7zP7KqYX9EZ3RQqK5u/geo9-11und05-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Resposta atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeTjRvCG97ZVDaqyAJZHFqqgE6qd8E6rWQSJ4CVWN5sXPnzHV6sgjRTdmpCR/geo9-11und05-resposta-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Para você saber mais:

FREITAS, Eduardo de. Terceira revolução Industrial. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm>. Acesso em: 20/Jan de 2018.

MAGACHO, Lygia Alessandra Magalhães. Parque de inovação de serviços para as pessoas: metodologias para o planejamento. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16890/16890_4.PDF>. Acesso em: 26 jan 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Capitalismo informacional. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/capitalismo-informacional.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

____________. Reestruturação produtiva. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

Vale do Silício. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio>. Acesso em: 20 jan 2018.

Site oficial da International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Disponível em: <https://www.iasp.ws/our-members/directory>. Acesso em: 20 jan. 2018.

Contextos prévios: Essa aula trabalhará com vários conceitos históricos e geográficos. É interessante que os estudantes conheçam, ainda que de maneira introdutória, as diversas fases de desenvolvimento do capitalismo, especialmente a 4º fase de desenvolvimento: o capitalismo informacional e a 3º revolução industrial.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: atividade para ser desenvolvida no lar

Orientações: Tendo em vista que esse plano de aula utiliza como metodología a “sala de aula invertida”, os alunos deverão ler um texto introdutório e extrair dele suas ideias principais conceituando Parques tecnológicos e 3º revolução industrial. Entregue as cópias tamanho A4 do texto Parques científicos tecnológicos (disponível abaixo) para os estudantes e peça para que leiam no lar, incentive-os a resumir o texto, fazer anotações, grifar passagens importantes, procurar palavras no dicionário. Informe os alunos que eles devem trazer o texto e as anotações na próxima aula.

Explicite que na atividade em sala eles irão trabalhar em grupo de aproximadamente 5 pessoas.

Texto para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwT5zQJqBPESMrScwusetQ5Ykf9Pbzy23ydzzjFwkZ7zP7KqYX9EZ3RQqK5u/geo9-11und05-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Fonte da imagem: Silicon Valley North. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Silicon_valley_north.JPG>. Acesso em: 06 fev. 2019

Como adequar à sua realidade: Se na região em que os alunos vivem existir algum centro de pesquisa e tecnologia (tecnopolo ou parque tecnológico) a produção de texto posterior à aula pode ser direcionada a discutir essa realidade local. A pesquisa e produção posterior pode ser direcionada a um centro de pesquisa e desenvolvimento do estado da federação que a escola faz parte.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados