Plano de Aula

Plano de aula: Novas tecnologias e suas consequências nas dinâmicas diárias

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação das principais características das Revoluções Industriais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC - página 391. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE02 - Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.);

EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;

EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

A metodologia deste plano é de “sala de aula invertida” e portanto é necessário que o estudante efetive algumas atividades antes de estar apto para participar da aula.

Materiais necessários: Cópias A4 para distribuir os textos e questionário para os estudantes; Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.

Material complementar:

Questionário de leitura: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ePdRKjzWUhxGTDra7rG7YJ93ZuSgQn8Amr6q3kXjwcVquq22uERUuTe6Ag8A/geo9-11und05-questionario-de-leitura.pdf

Parques Científicos e Tecnológicos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwT5zQJqBPESMrScwusetQ5Ykf9Pbzy23ydzzjFwkZ7zP7KqYX9EZ3RQqK5u/geo9-11und05-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Resposta atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeTjRvCG97ZVDaqyAJZHFqqgE6qd8E6rWQSJ4CVWN5sXPnzHV6sgjRTdmpCR/geo9-11und05-resposta-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Para você saber mais:

FREITAS, Eduardo de. Terceira revolução Industrial. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm>. Acesso em: 20/Jan de 2018.

MAGACHO, Lygia Alessandra Magalhães. Parque de inovação de serviços para as pessoas: metodologias para o planejamento. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16890/16890_4.PDF>. Acesso em: 26 jan 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Capitalismo informacional. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/capitalismo-informacional.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

____________. Reestruturação produtiva. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

Vale do Silício. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio>. Acesso em: 20 jan 2018.

Site oficial da International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Disponível em: <https://www.iasp.ws/our-members/directory>. Acesso em: 20 jan. 2018.

Contextos prévios: Essa aula trabalhará com vários conceitos históricos e geográficos. É interessante que os estudantes conheçam, ainda que de maneira introdutória, as diversas fases de desenvolvimento do capitalismo, especialmente a 4º fase de desenvolvimento: o capitalismo informacional e a 3º revolução industrial.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: atividade para ser desenvolvida no lar

Orientações: Tendo em vista que esse plano de aula utiliza como metodología a “sala de aula invertida”, os alunos deverão ler um texto introdutório e extrair dele suas ideias principais conceituando Parques tecnológicos e 3º revolução industrial. Entregue as cópias tamanho A4 do texto Parques científicos tecnológicos (disponível abaixo) para os estudantes e peça para que leiam no lar, incentive-os a resumir o texto, fazer anotações, grifar passagens importantes, procurar palavras no dicionário. Informe os alunos que eles devem trazer o texto e as anotações na próxima aula.

Explicite que na atividade em sala eles irão trabalhar em grupo de aproximadamente 5 pessoas.

Texto para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwT5zQJqBPESMrScwusetQ5Ykf9Pbzy23ydzzjFwkZ7zP7KqYX9EZ3RQqK5u/geo9-11und05-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Fonte da imagem: Silicon Valley North. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Silicon_valley_north.JPG>. Acesso em: 06 fev. 2019

Como adequar à sua realidade: Se na região em que os alunos vivem existir algum centro de pesquisa e tecnologia (tecnopolo ou parque tecnológico) a produção de texto posterior à aula pode ser direcionada a discutir essa realidade local. A pesquisa e produção posterior pode ser direcionada a um centro de pesquisa e desenvolvimento do estado da federação que a escola faz parte.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados