Plano de Aula

Plano de aula: Consumismo no mundo globalizado: o abismo da capacidade de consumir

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação das principais características das Revoluções Industriais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE02 - Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.);

EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;

EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

A metodologia deste plano é de “sala de aula invertida” e portanto é necessário que o estudante efetive algumas atividades antes de estar apto para participar da aula.

Materiais necessários:

  • Mapa mundi politico escolar;
  • Etiqueta tipo marcador auto-colante de diversas cores (Post it; Sticknote e Maxprint são alguns nomes comerciais desse tipo de adesivo) ou outro tipo de marcador colorido que possa ser fixado no mapa sem danificá-lo;
  • Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.

Material complementar:

Tema da aula - Pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eUVaxBCPQ76p5U8DzBxu7VEUsJUVRAKTXFAX9yteFB4mCubgR7R4BMY6UgUz/geo9-11und04-tema-da-aula-pesquisa.pdf

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mJX6nmwA3WMDskN2wgXP2NtBuY8XB7SQ6mZWFgMegNDF2PBNuqh3VjTW93Kd/geo9-11und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Tendo em vista que este plano de aula segue o modelo de “aula invertida”, os alunos deverão fazer uma pesquisa no lar e esta etapa antecede a aula.

Distribua as cópias A4 (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eUVaxBCPQ76p5U8DzBxu7VEUsJUVRAKTXFAX9yteFB4mCubgR7R4BMY6UgUz/geo9-11und04-tema-da-aula-pesquisa.pdf) com as tabelas que os estudantes devem preencher, ou escreva no quadro e peça para os estudantes copiarem no caderno.

A pesquisa tem por objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre os bens de consumo que eles mais desejam e que descubram onde esses produtos são produzidos e as condições gerais de sua produção. É possível que a maioria dos produtos escolhidos pelos alunos seja de marcas estadunidenses que têm sede nos EUA mas cuja produção se dá de forma globalizada. É a oportunidade para discutir a DIT (divisão internacional do trabalho) e as lógicas que organizam a produção hoje (logística, origem das matérias primas, mercados consumidores, etc.).

As pesquisas deverão ser feitas na internet. Os seguintes sites são sugestões para a realização da pesquisa:

http://www.pontojao.com.br/consumo-pelo-hype/

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/as-expectativas-de-tendencia-de-consumo-em-2017-estao-na-tecnologia/104102/

http://diplomatizzando.blogspot.com/2011/03/brasil-fora-do-mapa-da-apple-nosso.html

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7448423/quanto-custa-iphone-cidades-mundo

https://www.nexojornal.com.br/interativo/2016/03/29/Seu-sal%C3%A1rio-em-compara%C3%A7%C3%A3o-com-o-resto-do-mundo

https://www.cuponation.com.br/insights/iphone-estudo

Como adequar à sua realidade: Algumas dinâmicas podem ser interessantes na etapa de problematização como pedir para os estudantes lerem as etiquetas de alguns artigos que possuem como tênis e agasalhos (muito produzidos no Vietnã, Indonésia, China). É interessante especialmente para conscientizar que o ato de consumo também é um ação política. Deixe a pergunta: quais as condições de produção deste produto que eu consumo?

Direitos autorais das imagens:

Arne Hückelheim https://commons.wikimedia.org/wiki/File:KolkataFlowerMarket.JPG

Ed Uthmanhttps: pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Apple_store_fifth_avenue.jpg

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados