Plano de Aula

Plano de aula: Consumismo no mundo globalizado: o abismo da capacidade de consumir

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação das principais características das Revoluções Industriais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE02 - Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.);

EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;

EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

A metodologia deste plano é de “sala de aula invertida” e portanto é necessário que o estudante efetive algumas atividades antes de estar apto para participar da aula.

Materiais necessários:

  • Mapa mundi politico escolar;
  • Etiqueta tipo marcador auto-colante de diversas cores (Post it; Sticknote e Maxprint são alguns nomes comerciais desse tipo de adesivo) ou outro tipo de marcador colorido que possa ser fixado no mapa sem danificá-lo;
  • Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.

Material complementar:

Tema da aula - Pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eUVaxBCPQ76p5U8DzBxu7VEUsJUVRAKTXFAX9yteFB4mCubgR7R4BMY6UgUz/geo9-11und04-tema-da-aula-pesquisa.pdf

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mJX6nmwA3WMDskN2wgXP2NtBuY8XB7SQ6mZWFgMegNDF2PBNuqh3VjTW93Kd/geo9-11und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Tendo em vista que este plano de aula segue o modelo de “aula invertida”, os alunos deverão fazer uma pesquisa no lar e esta etapa antecede a aula.

Distribua as cópias A4 (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eUVaxBCPQ76p5U8DzBxu7VEUsJUVRAKTXFAX9yteFB4mCubgR7R4BMY6UgUz/geo9-11und04-tema-da-aula-pesquisa.pdf) com as tabelas que os estudantes devem preencher, ou escreva no quadro e peça para os estudantes copiarem no caderno.

A pesquisa tem por objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre os bens de consumo que eles mais desejam e que descubram onde esses produtos são produzidos e as condições gerais de sua produção. É possível que a maioria dos produtos escolhidos pelos alunos seja de marcas estadunidenses que têm sede nos EUA mas cuja produção se dá de forma globalizada. É a oportunidade para discutir a DIT (divisão internacional do trabalho) e as lógicas que organizam a produção hoje (logística, origem das matérias primas, mercados consumidores, etc.).

As pesquisas deverão ser feitas na internet. Os seguintes sites são sugestões para a realização da pesquisa:

http://www.pontojao.com.br/consumo-pelo-hype/

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/as-expectativas-de-tendencia-de-consumo-em-2017-estao-na-tecnologia/104102/

http://diplomatizzando.blogspot.com/2011/03/brasil-fora-do-mapa-da-apple-nosso.html

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7448423/quanto-custa-iphone-cidades-mundo

https://www.nexojornal.com.br/interativo/2016/03/29/Seu-sal%C3%A1rio-em-compara%C3%A7%C3%A3o-com-o-resto-do-mundo

https://www.cuponation.com.br/insights/iphone-estudo

Como adequar à sua realidade: Algumas dinâmicas podem ser interessantes na etapa de problematização como pedir para os estudantes lerem as etiquetas de alguns artigos que possuem como tênis e agasalhos (muito produzidos no Vietnã, Indonésia, China). É interessante especialmente para conscientizar que o ato de consumo também é um ação política. Deixe a pergunta: quais as condições de produção deste produto que eu consumo?

Direitos autorais das imagens:

Arne Hückelheim https://commons.wikimedia.org/wiki/File:KolkataFlowerMarket.JPG

Ed Uthmanhttps: pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Apple_store_fifth_avenue.jpg

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados