GEO9_11UND04 - Ação propositiva - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Consumismo no mundo globalizado: o abismo da capacidade de consumir
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação das principais características das Revoluções Industriais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:
EF09GE02 - Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.);
EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;
EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
A metodologia deste plano é de “sala de aula invertida” e portanto é necessário que o estudante efetive algumas atividades antes de estar apto para participar da aula.
Materiais necessários:
- Mapa mundi politico escolar;
- Etiqueta tipo marcador auto-colante de diversas cores (Post it; Sticknote e Maxprint são alguns nomes comerciais desse tipo de adesivo) ou outro tipo de marcador colorido que possa ser fixado no mapa sem danificá-lo;
- Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.
Material complementar:
Tema da aula - Pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eUVaxBCPQ76p5U8DzBxu7VEUsJUVRAKTXFAX9yteFB4mCubgR7R4BMY6UgUz/geo9-11und04-tema-da-aula-pesquisa.pdf
Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mJX6nmwA3WMDskN2wgXP2NtBuY8XB7SQ6mZWFgMegNDF2PBNuqh3VjTW93Kd/geo9-11und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Tendo em vista que este plano de aula segue o modelo de “aula invertida”, os alunos deverão fazer uma pesquisa no lar e esta etapa antecede a aula.
Distribua as cópias A4 (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eUVaxBCPQ76p5U8DzBxu7VEUsJUVRAKTXFAX9yteFB4mCubgR7R4BMY6UgUz/geo9-11und04-tema-da-aula-pesquisa.pdf) com as tabelas que os estudantes devem preencher, ou escreva no quadro e peça para os estudantes copiarem no caderno.
A pesquisa tem por objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre os bens de consumo que eles mais desejam e que descubram onde esses produtos são produzidos e as condições gerais de sua produção. É possível que a maioria dos produtos escolhidos pelos alunos seja de marcas estadunidenses que têm sede nos EUA mas cuja produção se dá de forma globalizada. É a oportunidade para discutir a DIT (divisão internacional do trabalho) e as lógicas que organizam a produção hoje (logística, origem das matérias primas, mercados consumidores, etc.).
As pesquisas deverão ser feitas na internet. Os seguintes sites são sugestões para a realização da pesquisa:
http://www.pontojao.com.br/consumo-pelo-hype/
http://diplomatizzando.blogspot.com/2011/03/brasil-fora-do-mapa-da-apple-nosso.html
https://www.cuponation.com.br/insights/iphone-estudo
Como adequar à sua realidade: Algumas dinâmicas podem ser interessantes na etapa de problematização como pedir para os estudantes lerem as etiquetas de alguns artigos que possuem como tênis e agasalhos (muito produzidos no Vietnã, Indonésia, China). É interessante especialmente para conscientizar que o ato de consumo também é um ação política. Deixe a pergunta: quais as condições de produção deste produto que eu consumo?
Direitos autorais das imagens:
Arne Hückelheim https://commons.wikimedia.org/wiki/File:KolkataFlowerMarket.JPG
Ed Uthmanhttps: pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Apple_store_fifth_avenue.jpg
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça para os estudantes terem em mãos a tabela já preenchida em casa e explique que existe uma ordenação na produção globalizada de bens de consumo e que a atividade proposta permite que essa ordenação seja (em parte) observada. A ordenação refere-se à divisão internacional do trabalho que é uma divisão produtiva no âmbito internacional. A Divisão Internacional do Trabalho direciona uma especialização produtiva global de acordo com a vantagens que cada região (ou países) do mundo. Essa divisão produtiva é um dos fatores que geram desigualdades socioeconômicas no mundo, já que algumas regiões se especializaram em atividades de produção de baixo valor agregado (exportação de matéria prima, por exemplo) e outras em atividades como design de produtos e produção industrial de maior complexidade e, logicamente, maior valor agregado.
Explique que o capitalismo passou por diversas fases de desenvolvimento e que a atual fase denomina-se capitalismo informacional. Uma produção globalizada em que diversos países exibem papéis muito diversos para a produção de bens de consumo, com alguns países se especializando na produção e exportação de matérias primas, outros em pesquisa e desenvolvimento e outros na produção e exportação dos produtos finalizados. Ou seja, a produção de muitos produtos depende de um fluxo de informações e materiais que culmina num produto finalizado que é exportado para centenas de países, mas cujo fluxo de dinheiro se concentra nos países sede dessas empresas.
No tocante a questão do salário mínimo, explique que esse tipo de legislação não existe em todos os países. Em alguns como EUA e China eles são regionalizados por províncias ou/e estados. Em alguns países a legislação simplesmente não existe (alguns países nórdicos).
Chame a atenção dos alunos para a coluna já preenchida no anexo 1 evidenciando a variedade de países envolvidos na produção do produto.
As dificuldades em preencher as lacunas de algum produto deverão ser informadas ao professor e é uma oportunidade para expor a heterogeneidade das relações trabalhistas no mundo. Em alguns casos, quando não existe uma legislação específica, é possível encontrar na internet sites que calculam uma média (por exemplo: https://www.nexojornal.com.br/interativo/2016/03/29/Seu-salário-em-comparação-com-o-resto-do-mundo).
Fonte da imagem:
http://www.freepik.com">Designed by vectorpouch
http://www.freepik.com">Designed by Freepik
Problematização
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Pergunte para os alunos qual o tema da fotografia. Peça para responderem oralmente para toda a turma ouvir a leitura da fotografia. Os alunos provavelmente irão explicar que o tema da fotografia é uma grande fábrica/confecção na Ásia. Explique que é uma confecção num país asiático chamado Bangladesh. Pergunte para os estudantes: As pessoas da imagem são capazes de consumir o que produzem?
Direitos autorais da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Garments_Factory_in_Bangladesh.JPG. Acesso em 01 de Abril de 2019
Ação propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize a sala em grupos de aproximadamente 5 pessoas. Cada grupo deverá compartilhar com os colegas de grupo os resultados da pesquisa individual, observar as semelhanças e elencar os 3 produtos mais desejados pelos integrantes daquele grupo (os produtos mais citados pelos integrantes do grupo). A partir dessa escolha de três produtos comuns ou mais desejados, os alunos devem preencher as lacunas do texto slide, seja no quadro, no caderno, ou nas cópias do arquivo (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mJX6nmwA3WMDskN2wgXP2NtBuY8XB7SQ6mZWFgMegNDF2PBNuqh3VjTW93Kd/geo9-11und04-acao-propositiva-atividade.pdf).
Os seguintes sites são sugestões para a realização da pesquisa:
http://www.pontojao.com.br/consumo-pelo-hype/
http://diplomatizzando.blogspot.com/2011/03/brasil-fora-do-mapa-da-apple-nosso.html
https://www.cuponation.com.br/insights/iphone-estudo
Direitos autorais da imagem: http://www.freepik.com">Designed by Freepik
Ação propositiva
Orientações: Cesse a atividade de discussão e distribua os marcadores autocolantes coloridos para cada grupo e peça para os alunos escreverem em cada marcador as respostas referentes ao seu grupo seguindo um padrão determinado, por exemplo:
Marcador amarelo: países sede das marcas
Marcador cor de rosa: países fabricantes e o salário mínimo por hora
Marcador azul: países que mais consomem e o salário mínimo por hora
Feito esse preenchimento seguindo o padrão de cores preestabelecido, cada grupo fará a leitura do texto preenchido e irá até o mapa mundi escolar pendurado na sala e colará os marcadores coloridos sobre os respectivos países. Não existe problema se parte das respostas for repetida, é inclusive interessante a observação desses fatos.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Observando o mapa com os marcadores colados pelos alunos sistematize uma análise do mapa, com base nas respostas apresentadas pelos alunos, fazendo uma leitura crítica do mapa. Nesse momento ao alunos serão instigados à perguntar e intervir analisando o mapa de forma coletiva. A ideia é que essa etapa dure 24 minutos, ficando o minuto final para a reflexão do próximo slide.
Possibilidade de resposta:
É possível que a China apareça como o país que mais produz os bens elencados pelos estudantes. Os motivos para isso vão além do fato da hora de trabalho chinesa ser barata em relação à outras partes do mundo, mas estão relacionadas ao grande investimento em infraestrutura de transportes que permitem exportações de forma eficiente, baixo custo energético, etc.
No caso de aparecerem muitas marcas provenientes dos EUA é importante ter consciência de que os EUA estão na vanguarda do capitalismo globalizado e que os principais agentes da globalização são empresas transnacionais, muitas delas de origem norte-americana.
Sobre os maiores consumidores é possível que eles se concentrem também nos EUA e em países europeus. Logicamente que o poder de compra é fator decisivo, quanto maiores os salários, mais pessoas poderão efetivar o consumo, porém, a escala de consumo é importantíssima. Países como China e Índia são tão populosos que mesmo que uma parcela enorme da população não possa consumir tais produtos, o percentual que pode é muitas vezes maior que a população total de alguns países europeus.
Evidencie as relações em rede da produção, das conexões das várias cadeias produtivas e como as condições de produção são locais, mesmo que muitas mercadorias sejam globais.
Sistematização
Orientações: Feche a aula com o questionamento “Por que você deseja esses produtos?” e instigue os estudantes a pensarem no consumo no mundo globalizado e nas suas complexidades.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Padlet
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Comente que o objetivo desta aula é compreender a relação contraditória entre o marketing global e a capacidade local de consumo. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Será utilizada uma metodologia ativa chamada sala de aula invertida. Solicite que os alunos façam a pesquisa do link disponível aqui. Nesta aula, o valor de respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Peça para os estudantes terem em mãos a tabela já preenchida. Explique que existe uma ordenação na produção globalizada de bens de consumo, e que a atividade proposta permite que essa ordenação seja (em parte) observada. A ordenação refere-se à Divisão Internacional do Trabalho, que é uma divisão produtiva no âmbito internacional. A Divisão Internacional do Trabalho direciona uma especialização produtiva global, de acordo com a vantagens de cada região (ou países) do mundo. Pergunte quais foram as dificuldades ao preencher as lacunas de algum produto, é uma oportunidade para expor a heterogeneidade das relações trabalhistas no mundo. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Envie a imagem para a problematização, disponível aqui. Pergunte aos alunos qual o tema da fotografia. Peça para responderem via WhatsApp. Os alunos provavelmente irão explicar que o tema da fotografia é uma grande fábrica/confecção na Ásia. Explique que é uma confecção num país asiático chamado Bangladesh. Pergunte aos estudantes: "As pessoas da imagem são capazes de consumir o que produzem?". Incentive-os a participar da discussão. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Professor, envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Organize a sala em grupos de aproximadamente 5 pessoas. Cada grupo deverá compartilhar entre si os resultados da pesquisa individual, observar as semelhanças encontradas e elencar os 3 produtos mais desejados pelos integrantes daquele grupo (os mais citados). A partir dessa escolha de três produtos comuns ou mais desejados, os alunos devem preencher as lacunas do arquivo acima. Tempo estimado: 30 minutos.
Sistematização
Para sistematização, os grupos devem usar o Padlet para fazer quadros onde poderão colar suas respostas. Não sendo possível, peça que tirem fotos das respostas na folha e as enviem para o WhatsApp da turma. Observando o Padlet dos alunos, ou as fotos, sistematize uma análise geral. Feche a aula com o questionamento: “Por que você deseja esses produtos?”. Instigue os estudantes a pensarem no consumo no mundo globalizado e em suas complexidades. Por fim, comente que o respeito ao ambiente e à própria coletividade é fundamental para pensarmos num desenvolvimento sustentável. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem a um documentário sobre a "obsolescência programada". A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriel Lopes
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a relação contraditória entre o marketing global e a capacidade local de consumo.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.